VER-O-FATO

sábado, 15 de junho de 2019

PACAJÁ - Prefeitura atrasa salários de servidores, incha de temporários e vereadores se calam

"Chico Tozetti": atrasos prejudicam Pacajá
Servidores públicos do município de Pacajá, no sudeste paraense, procuraram novamente o Ver-o-Fato para denunciar os constantes atrasos no pagamento de seus salários, acusando o prefeito Francisco Rodrigues Oliveira, conhecido por "Chico Tozetti", de realizar uma gestão desastrosa, além de inchar a prefeitura de temporários.

Vale desobedece ordem de paralisar minas de níquel no Pará e tem multa dobrada por tribunal

Os índios já estiveram em Brasília, fizeram protestos, mas a Vale não repara danos


A Vale desobedece, desde 26 de fevereiro, uma ordem do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para cessar todas as atividades na mineradora Onça Puma, que extrai e beneficia níquel no sudeste do Pará, e causou graves danos ambientais que atingem os povos indígenas Xikrin e Kayapó.

OPINIÃO - Violência como problema de saúde



Maria Fernanda Terra - médica *

Desde o ano de 1996 a violência tem sido compreendida como um problema de saúde pela Organização Mundial da Saúde 1996 (OMS, 2005). No Brasil, o tema da violência integra o Pacto pela Saúde como um problema a ser enfrentando também pelo setor saúde.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

URGENTE - Adélio é absolvido de facada em Bolsonaro por ter doença mental e ficará internado por tempo indeterminado

Adélio Bispo  ficará em penitenciária de segurança máxima, em Mato Grosso 


O juiz federal Bruno Savino, da 3ª vara da Justiça Federal em Juiz de Fora (MG), absolveu Adélio Bispode Oliveira, de ter dado uma facada no presidente Jair Bolsonaro (PSL), durante ato de campanha em Juiz de Fora, em setembro de 2018. A absolvição se deu de modo impróprio, porque o agressor sofre de transtorno delirante persistente, segundo pareceres médicos da defesa de Adélio e de peritos escolhidos pela acusação, que o torna inimputável. Ou seja: não pode ser punido criminalmente. 

CASO SEFER - STJ suspende decisão do TJ do Pará que anulou processo por estupro de criança

Segundo Paciornik, houve "desrespeito à autoridade de decisão desta Corte"

Uma dura derrota, que reduz cada vez mais a chance de o ex-deputado Luiz Afonso Sefer escapar do cumprimento da pena a que foi condenado pela acusação de estupro de uma menor de 12 anos que trabalhou na casa dele como empregada doméstica, foi imposta pelo ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Justiça determina a circulação de 90% dos ônibus, mas greve foi até às 9 horas

Logo cedo, pneus queimados na Almirante para impedir tráfego de ônibus. Foto G1 Pará
Depois das 9, porém, os ônibus voltaram a circular, cumprindo ordem judicial. Foto Belém Trânsito


A desembargadora Alda Maria de Pinho Couto, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região, determinou que o Sindicato dos rodoviários do Pará e o Sindicato dos Rodoviários em Empresas de  Transportes de passageiros de Ananindeua e Marituba deveriam garantir a prestação dos serviços de transporte coletivo, no âmbito das localidades por onde trafegam os veículos de cada empresa, com pelo menos 90% de suas frotas de ônibus, nesta sexta-feira, durante a greve organizada por centrais sindicais ligadas a partidos  de esquerda contra a reforma da previdência.  

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Até onde podemos ser iludidos

O enxadrista Garry Kasparov enfrenta o supercomputador da IBM Deep Blue, em 1997 
Paulo Silvestre - jornalista *

Existe um ditado popular que diz, em tão jocoso, “me engana que eu gosto”. Ou seja, por qualquer tipo de conveniência, as pessoas podem acreditar em algo que sabem que não é verdadeiro. Entretanto, graças à Inteligência Artificial (IA), isso está ganhando novos contornos.