VER-O-FATO: Presidente da Alepa acompanha inauguração da primeira Escola Militar em Canaã dos Carajás

domingo, 31 de março de 2019

Presidente da Alepa acompanha inauguração da primeira Escola Militar em Canaã dos Carajás

O presidente Daniel Santos representou o Legislativo durante a inauguração da escola


O município de Canaã dos Carajás recebeu na tarde deste sábado (30) a visita do presidente do Parlamento Paraense, deputado Dr. Daniel Santos, e do governador do Estado, Helder Barbalho, para a inauguração da primeira escola em tempo integral do município. O trabalho é fruto da parceria entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Polícia Militar.

O presidente da Casa de Leis, deputado Dr. Daniel Santos, destacou que a Assembleia Legislativa está de portas abertas para atender as demandas de todas as regiões do Estado. “Quero parabenizar a população deste município por mais um trabalho executado pelo Governo do Estado, nós só construiremos uma sociedade melhor se algo fundamental existir na vida de cada um: a educação. A Assembleia Legislativa do Estado do Pará estará de portas abertas para colaborar com o progresso do Estado.Vocês podem contar comigo e com os demais parlamentares”, declarou o presidente.

“Educação é conhecimento, transformação para uma vida, se há uma vocação neste município é a de entendimento. A educação no Estado é dramática, não existe uma escola na qual eu já visitei que esteja em boas condições para atender à população. Sabemos do preço que pagaremos por isso, mas este governo fará a diferença para todos vocês. Que este exemplo de parceria entre o poder executivo, municipal e a Polícia Militar possam servir de modelo para outros locais. Tive a honra de estudar em uma escola militar da Aeronáutica, em Belém. Meu filho mais velho estuda em uma. Portanto, os valores que trago comigo, o respeito ao próximo, foram adquiridos em primeiro lugar com a minha família e com a colaboração da unidade escolar na qual fui formado. Contem com o trabalho deste governo, seremos presentes nas demandas que esta população esquecida por anos precisa”, ressaltou o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.

“É um orgulho poder participar deste momento de alegria para a nossa comunidade. Esta unidade de ensino aprendizagem é muito importante, pois esta é uma das metas da nossa gestão, que tem como foco principal, a educação. Está escola servirá de exemplo para outros locais do nosso Estado”, enfatizou o secretário de educação de Canaã dos Carajás, Edilson Valadares.

Pais e alunos felizes- A nova escola foi comemorada entre alunos e seus pais. “A escola que eu estudava antes não era tão bonita assim, estou empolgado para estudar num local como este. Aqui vai ser melhor, sei que meu comportamento será o mais correto, tudo vai ser diferente, terei até aula de informática”, exultou o aluno da nova escola, Gabriel da Silva, 12 anos, 7º ano.

Mãe da pequena Emanuele Oliveira, 10 anos, que cursará o 5º ano, Josiane Oliveira disse que será melhor o ensino numa escola militar, e o fato da escola ficar mais próxima à residência se torna menos preocupante. “Essa escola é bem mais perto da nossa casa. Antes havia uma condução escolar para pegar a minha filha e levá-la até a escola na qual ela estudava, mas sempre há aquela preocupação em relação à segurança. Estamos bem confiantes no ensino, aqui vai ser melhor para ela e para seus colegas. Esta escola está bem mais bonita, espero que nós possamos conservar”, declarou Josiane Oliveira.

A Escola militar Ronilton da Silva vai funcionar em tempo integral

A Unidade Pedagógica: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ronilton Aridal da Silva, oficialmente inaugurada, é uma parceria de um terno de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, e a prefeitura do Município, que estabelece medidas a serem implantadas pelos dois órgãos para a colocar em prática o Projeto de Supervisão Militar Educacional em Canaã dos Carajás.

A nova Instituição Educacional conta com um espaço de mais de 3 mil m² de área, 12 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva coberta e quadra de areia. Serão 600 alunos aproximadamente atendidos, do 4º ao 9º ano. A escola contará também com Educação para Jovens e Adultos (EJA). O início das aulas está programado para o dia 8 de abril, com a escola funcionando das 7h até às 17h. O município é o primeiro da região a dispor de uma escola pública de ensino fundamental com o atendimento em tempo integral. O prédio foi construído com recursos próprios da prefeitura, com um valor total de R$ 5.300.217,04

O plano de trabalho a ser executado na escola foi elaborado pela PM, em concordância com o Programa de Ações Escolares (PAE) da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da Polícia Militar, e aprovado pela Prefeitura de Canaã dos Carajás.

A escola será supervisionada pela Polícia Militar, por meio do 23º Batalhão da PM de Parauapebas, vinculada ao Comando de Policiamento Regional II, com sede em Marabá. A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás assegura, por intermédio do convênio, que manterá a infraestrutura física e material da unidade escolar. O convênio firmado entre a PM e a Prefeitura de Canaã dos Carajás é valido ate 31 de dezembro de 2020. Texto: Andrea Santos, da Assessoria e Divulgação da Alepa. 



5 comentários:

  1. É verdade governador a situação de duas décadas de abandono dos governos dos Tucanalhas destruiu os sonhos dos nossos filhos, dai essa grande criminalidade que assola nosso Estado.Mas o povo confia no seu governo para mudar essa situação.

    ResponderExcluir
  2. Quem teve a infeliz sacada desse governo de inaugurar uma escola Militar às vésperas do dia 31 de Março , quando os grupos militares comemoram a derrubada de um governo? Logo o atual governador que carrega em seu nome o religioso pernambucano que lutou contra o regime militar . O grande Dom Helder Câmara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo adorador de Tucanalha.O governador Hélder, baixou um decreto proibindo a comemoração nos quartéis das polícias.Voce nao leu isso?Francamente aceita a vitória do governador Hélder que dói menos!

      Excluir
  3. Esse que se assina Revoltado , deve ser um das centenas de Assessores III, deste governo, que ganha pra não trabalhar e só lorotar. Enquanto isso o dinheiro sai pelo ralo e nem sinal do nosso piso. Tal e qual ao ex-governador .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por mentalidade igual a sua que nossa educação está falida, nan vê que agora que o governador está se situando da situação caotica da educação do Pará, abandonada pelos governos Tucanalha?
      Ele vai cumprir o piso,mas se já esperaram mais de 4 anos por que não esperam mais algum mes?

      Excluir