VER-O-FATO: Áudio fala em "água contaminada por coliformes fecais", em Belém: Cosanpa tranquiliza população e diz que é fake news

quinta-feira, 28 de março de 2019

Áudio fala em "água contaminada por coliformes fecais", em Belém: Cosanpa tranquiliza população e diz que é fake news

Cosanpa garante que água distribuída à população não tem qualquer problema

Desde ontem, nas redes sociais - grupos de whatsaap, Facebook, etc -, uma informação circula com preocupante insistência, embora desmentida com veemência em nota (abaixo) pela Cosanpa. Trata-se de um áudio no qual se diz que, desde sexta-feira passada, a água distribuída a toda população de Belém e Região Metropolitana estaria sem tratamento - cloro, clarificante, etc -, deixando todo mundo à mercê de coliformes fecais e outras bactérias. 

No áudio, também é dito que a Cosanpa teria previsão de normalizar o tratamento dentro de uma semana, tempo para compra e transporte dos produtos usados no trabalho de retirada de qualquer impureza da água consumida por mais de 2,5 milhões de habitantes. 

Diz ainda que cisternas de prédios e filtros domésticos, que armazenam a água distribuída à população, estariam contaminados, causando doenças, como diarréia e problemas de pele, principalmente em crianças.  Por fim, alerta que o fato de a água apresentar coloração amarelada seria um sinal da ausência de tratamento.     


Cosanpa diz que mensagem é falsa

Em nota oficial, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informa que "é falsa a notícia que circula em grupos de mensagens na internet sobre o abastecimento de água, em Belém". 

"Diferente do que diz a mensagem de áudio, a água está clorada, um dos componentes químicos usados no processo de tratamento da água. O que houve foi que a intensidade e frequência das chuvas aumentaram a turbidez da água e isso afeta a coloração. Hoje, um dos filtros do Complexo Bolonha apresentou problemas e passa por manutenção emergencial. Somados, esses dois fatores interferiram pra que a água chegasse com cor em alguns bairros da capital. 

Equipes trabalham para resolver a situação. A previsão é de que o serviço seja normalizado nesta quinta-feira. A Cosanpa combate as notícias falsas, conhecidas como fake news, e informa que todas as notícias relacionadas à companhia são divulgadas nas páginas oficiais da Cosanpa".



Um comentário:

  1. O problema é que a água, que pago todos os meses, o que o relógio cobra e a Cosanpa executa, está cada dia pior. Qualidade caiu muito nesses últimos dois meses. Além do cheiro uma coloração amarelada que condena e mancha qualquer lavagem de roupa clara.

    ResponderExcluir