VER-O-FATO: Hydro nega vazamento e diz que inspeção de bombeiros e Semade "não encontrou anomalia"

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Hydro nega vazamento e diz que inspeção de bombeiros e Semade "não encontrou anomalia"

Segundo a Hydro, a foto das bacias demonstra não ter havido vazamento
Em nota enviada ao Ver-o-Fato, chegada por e-mail logo depois de a matéria principal ter sido publicada, a Hydro Alunorte afirma que, mesmo com as fortes chuvas da madrugada desta terça-feira, em Barcarena, "não houve vazamento de resíduos ou águas pluviais que tiveram contato com resíduos da refinaria".
 
Segundo a empresa, o sistema, incluindo as novas bacias, "está funcionando normalmente, o que significa que toda a água da chuva está sendo tratada com segurança". Ela também diz que o Corpo de Bombeiros e a Semade - órgão ambiental de Barcarena - fizeram inspeção e constataram a "integridade total dos depósitos de resíduos sólidos", além de confirmar que não foi encontrada anomalia.

Veja, abaixo, a íntegra da resposta da Hydro, as atas das vistorias realizadas hoje na fábrica, além de uma foto (acima) do depósito de resíduos, que, de acordo com a empresa, "comprovam a integridade dos depósitos".


A nota
"A Alunorte informa que não houve vazamento de resíduos ou águas pluviais que tiveram contato com resíduos da refinaria. O sistema de gerenciamento de água da refinaria tem capacidade de receber uma quantidade ainda maior de água da chuva, mesmo com as fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias na área de Barcarena. 
O sistema, incluindo as novas bacias, está funcionando normalmente, o que significa que toda a água da chuva está sendo tratada com segurança. O perímetro completo da refinaria também foi verificado, garantindo que não houve vazamento de nenhuma das áreas.

A integridade total dos depósitos e das bacias foi observada pelas autoridades que inspecionaram a refinaria hoje, 26 de fevereiro, bem como por representantes das comunidades vizinhas que visitaram a refinaria. Como parte do programa de portas abertas da empresa.

Hoje, 26 de fevereiro, um grupo de moradores visitou a fábrica, além de uma inspeção de rotina do Corpo de Bombeiros e da Semade - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena, que verificou a integridade total dos depósitos de resíduos sólidos e confirmou que não foi encontrada anomalia".

 

Bombeiros, laudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário