VER-O-FATO: Globo divulga fake news ao vivo no Jornal Nacional sobre general Heleno e pede desculpas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Globo divulga fake news ao vivo no Jornal Nacional sobre general Heleno e pede desculpas


O "Jornal Nacional", da Rede Globo, edição desta noite de sexta-feira, 22, cometeu uma das maiores gafes de sua história: o apresentador William Bonner leu uma notícia, atribuindo afirmação ao general Augusto Heleno, ministro do Gabinete da Segurança Institucional, que depois ela própria disse ser falsa.


“O ministro Augusto Heleno disse agora pouco numa rede social que o governo vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos na Venezuela, repetiu que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva, mas caso haja qualquer agressão à soberania do país, iremos reagir baseados em preceitos constitucionas”, disse Bonner.

No final do "Jornal Nacional", alertado para a vergonha mundial que a Globo havia passado ao vivo, Bonner falou que o ministro "esclareceu que não fez qualquer declaração naquele sentido e que se tratava de um perfil falso". Bonner pediu desculpas, visivelmente constrangido.

Acostumada a dar lição de moral em todo mundo, desta vez a Globo foi pega de calça na mão, divulgando fake news, sem se dar ao trabalho de checar o perfil do general na Internet. 

Para uma emissora que se gaba de produzir o melhor jornalismo do país, a Venus Platinada pisou feio na bola. E abalou ainda mais sua cambaleante credibilidade.

Veja o vídeo (acima) da vergonha global. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário