VER-O-FATO: Nos primeiros 100 dias, o espelho do governo Helder Barbalho

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Nos primeiros 100 dias, o espelho do governo Helder Barbalho





É hábito, no Brasil, o governante determinar algumas medidas em seus primeiros 100 dias de gestão. Primeiro, para sinalizar que fará um governo diferente do antecessor. Segundo, para imprimir um estilo de administração, se mais fechado ou aberto.
Tanto podem ser decisões internas, para tomar pé da máquina que herdou, como medidas populistas de impacto junto à população. Qual delas fará parte do cardápio administrativo do governador Helder Barbalho?  A demissão de 2,500 assessores DAS foi a primeira e já está dando o que falar. Resta aguardar as demais.

A herança de Jatene


Ao passar o bastão do Estado para Helder, o tucano Simão Jatene deixa um governo com muitos problemas na área de segurança, entraves na educação, mas na parte do funcionalismo os salários estão em dia. O décimo terceiro foi pago, o que já é um alívio para a folha de Helder. 
O diabo não é tão feio como se pinta. Na área da saúde, por exemplo, está o maior legado: os hospitais regionais. De resto, Jatene foi ruim na questão social. Nosso índice de desenvolvimento humano continua entre os piores do país. É aí que Helder pode marcar sua gestão.

12 comentários:

  1. É assim que você,elogia o ex governador Tucanalha cirrucor Jateve, com as obras de hospitais inacabados como o Abelardo Santos e o hospital regional de Abaetetuba, com um poste dentro do hospital, Isso é um absurdo, alem da Lage de cobertura do Mangueirao que está desabando ,e você ainda tem a coragem de dizer que esse ex governador deixou algum legado?Por favor blogueiro me compre um bode!

    ResponderExcluir
  2. O melhor termômetro para avaliar o legado de um governo é o bem estar da sociedade ! Nesse quesito.....

    ResponderExcluir
  3. Quantos será que o Helder exonerou dos TCM dos mais de quinze (15) Barbalhos lá habitam, de tia, tios, primos e primas?

    ResponderExcluir
  4. O anônimo está sem memória ou querendo fazer graça. No texto há criticas à questão social, apontada como a mais grave do governo Jatene e ainda diz que o blogue elogia o ex. Recolha sua bandeira partidária, desça do palanque e saiba que a eleição já acabou. É hora de trabalhar, e fazer o governo cumprir suas promessas de campanha, que é o que todos esperam.

    ResponderExcluir
  5. AS EXONERAÇÕES FORAM MEDIDAS POPULISTA E PARA MIDIA, E SO OBSERVAR OS DIÁRIOS DE ONTEM E HOJE , ELE TORNOU SEM EFEITO A MAIORIA DAS EXONERAÇÕES. FOI PRECIPITADO E NAO FEZ ESTUDO TÉCNICO COM RELAÇÃO AO FUNCIONAMENTO DA MAQUINA SEM OS SERVIDORES QUE EXONEROU UMA VEZ QUE ELE AINDA NAO POSSUI EQUIPE PARA SUBSTITUIR A ALTURA, ASSIM TEVE QUE RECONSIDERAR AS EXONERAÇÕES PARA O ESTADO NÃO PARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo adorador de Tucanalha?
      Ele exonerou 2500 aspones,ou melhor psu mandado do pior governador do Estado do Pará dos últimos tempos o corrupto Jateve.
      Ele revogou apenas 100 e deixou bem claro que substituirá esses "aspones" por concursados.Agora você entendeu?E quer um conselho aceita a vitória de Hélder que dói menos,Sr.leitor!

      Excluir
  6. o leitor tem razão . As demissões na Sefa podem prejudicar a arrecadação e aí ...babau. Acho que faltou a expertise do papai nesse momento. DAs técnicos extrapolam a questão partidária. O maior complicador ainda está por vir... centenas de servidora, pra não dizer muito mais , devem entrar com pedido de aposentadoria por conta da reforma que se avizinha. Só na área da PC, nos últimos meses , já chega a dezenas e dezenas. Imaginem na Seduc. Tem secretarias que o quadro técnico é ínfimo. Basta um pente fino na Sagri, Setran , Seplan e Sefa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo adorador de Tucanalha,DAS, nada mais é um pau mandado criado pelo ex governador Tucanalha Jateve.Helder fez o que o povo do Pará espera dele fazer uma faxina geral e depois chamar os concursados! Infelizmente meia dúzia de jornalistas e apoiadores do tucanato do Pará não entendem.

      Excluir
  7. Acessem o link abaixo do blog da Ana Célia Pinheiro. Ela dá um panorama desanimador ao atual governador do estado.

    http://pererecadavizinha.blogspot.com/2018/12/a-maior-praga-do-para.html

    ResponderExcluir
  8. O certo é fazer concurso publico urgente ou substituir esses DAS pelos servidores concurs...

    ResponderExcluir
  9. hélder defenestrou 2500, mas o diário oficial já trouxe o recuo e ainda centenas de nomeações, inclusive pessoas despreparadas para o cargo, isso sem falar no titio para o Detran. Está imitando o Bolsonaro e sua casa civil. Acho que até o final do semestre vai bater nos 5 mil nomeados pelo governo do MDB e PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo adorador de Tucanalha,tu achas que Hélder vai colocar mais 5000 "aspones"? Como tu chegaste nesse cálculo?A pessoa que ele colocou no Detran é da sua confiança, ou tu achas que deveria continuar com a mesma presidente do FetraD do ex governador?Francamente anônimo, Tucanalha disfarçado,aceita a vitória de Hélder que dói menos!

      Excluir