VER-O-FATO: Gilberto Valente é novamente o favorito do governador e deve chefiar o MP do Pará até 2021

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Gilberto Valente é novamente o favorito do governador e deve chefiar o MP do Pará até 2021

Gilberto, Cândida e José Maria: os três mais votados numa eleição renhida

Caso o governador Simão Jatene mantenha o mesmo critério que adotou na lista tríplice anterior com o resultado da eleição para a Procuradoria Geral do Ministério Público do Pará - "currículo e maior experiência" -, o procurador Gilberto Valente será reconduzido ao cargo. Desta vez, contudo, Valente, que na eleição de março de 2017 ficou em segundo lugar, agora obteve a primeira colocação.

Valente (274 votos) encabeça a lista tríplice com diferença de apenas 24 votos do segundo mais votado, o promotor José Maria Lima Junior (250),  e 44 votos do terceiro, a procuradora Cândida Ribeiro do Nascimento (230). A promotora Fábia de Melo-Fournier ficou em quarto, com 108 votos; e em quinto, o procurador  Nelson Pereira Medrado, com 52. A votação teve apenas um voto nulo e um branco. Foi uma das eleições mais disputadas dos últimos tempos no MP estadual. Na base do voto a voto.

Mais do que isso: divergências sobre o entendimento da data do pleito - se em dezembro deste ano ou abril de 2019 - politizaram a eleição, que teve recursos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), onde foi determinada a suspensão do pleito até que nova data fosse marcada. Por fim, um mandado de segurança deferido pelo ministro do STF, Edson Fachin, garantiu a eleição de ontem.

Se a eleição fosse  em abril, a caneta do governador que nomeará o eleito seria empunhada por Helder Barbalho (MDB), e não por Simão Jatene (PSDB), que até 31 de dezembro é quem detém essa prerrogativa de escolha. E isto faria enorme diferença política, porque a chance de reeleição de Valente seria mínima, até mesmo pelo fato de ser voz corrente entre os emedebistas que o atual chefe do MP possui estreita ligação com os tucanos.

Nesse contexto político, do qual o MP não irá se livrar tão cedo, a menos que no âmbito legislativo surja uma lei capaz de tirar o poder de escolha das mãos do governador, reconhecendo o direito à autonomia do parquet em definir quem ele quer para comandá-lo - de preferência na condição de mais votado -, o medo de ganhar, nos votos dos colegas, mas não levar, no único e fulminante voto do governante de plantão, continuará a prevalecer.


7 comentários:

  1. Vixi Maria! Vai continuar a omissão do Mp quanto a questões importantes como aumento da criminalidade e do lixo com o tucanalha Gilberto Martins! Quem puder vá embora do Pará

    ResponderExcluir
  2. Não é só o MDB que diz que o atual procurador têm estreitos laços com a tucaTucan do Pará,prova disso é que durante esse período não foi aberto um processo contra o pior prefeito e governador do Estado do Pará e de Belém,os corruptos e cassados Jateve e zenada.E quem diz também que ele é ligado aos tucanalhas é a própria imprensa!

    ResponderExcluir
  3. Alguém ainda tem dúvida de quem esse "grande" governador pescador vai nomear?. Toma vergonha na tua cara Jatene!

    ResponderExcluir
  4. Esse Ministério Público Estadual está cada vez mais a serviço dos Tucanalhas do Pará!Ver o caso do lixi em Belém,da inoperância da SEMAS no caso hidro, enfim se for citar os desmandos desse MP passaria dias.

    ResponderExcluir
  5. Vamos observar o que o novo Presidente da República, Jair Bolsonáro fará como também o novo Ministro da justiça Sergio Moro, em relação essa corrupção no Estado do Pará,a partir de Janeiro,sei de uma coisa não adianta recorrer ao Ministério Público do Estado em relação de c gestores corruptos,infelizmente quem manda é a impunidade.É lamentar,não é esse Brasil que queremos para o futuro,onde os interesses de laços de amizades são prioridades,mais eu creio que nascerá o sol da justiça e todo esse desmando será derribado...

    ResponderExcluir
  6. Eu até ia no Ministério público,levar algumas demandas,agora sabendo dessa apadrinhação,no Ministério Publico,não confio mais, esses que votarão no Gilberto valente,são farinha do mesmo saco,não querem mudança,e são amigos de políticos,que fazem politicagem nos bastidores,um grande exemplo é a impunidade em nosso estado,e o Ministério Público não faz nada para intervir em prol da sociedade,é observado que rico não vai para a cadeia,somente pobre...

    ResponderExcluir
  7. Para tristeza do governador cassado e corrupto Jateve,o TJPA acaba de suspender a eleição e o tal do procurador-geral que achava que estava com a eleição garantida quebrou o bico junto com o governador Tucanalha Jateve.

    ResponderExcluir