VER-O-FATO: Espírito de Natal

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Espírito de Natal


Oscar D’Ambrosio -  jornalista *
Um filme que mostra o espírito de Natal sem falar da festa cristã é o filme argentino ‘O filho da noiva’. Ele permite, como ocorre com os trabalhos de maior qualidade artística, leituras nas mais diversas camadas. Dirigido Por Juan José Campanella, consegue retratar a classe média argentina por diversos aspectos, indo desde a crise econômica até a progressiva deterioração mental da matriarca da família, que sofre do Mal de Alzheimer.

Essa mãe é responsável pelos grandes momentos do filme. Uma situação de deterioração mental é tratada com extrema delicadeza, o que evita que se caia no lugar do sofrimento melodramático, mas que também não se torne uma caricatura, que poderia tornar a dor alheia apenas engraçada.

O diretor e a atriz Norma Leandro conseguem esse dificílimo equilíbrio. Outro fato essencial está na maneira como são enfocados diversos aspectos da sociedade argentina: a crise econômica e um tom muito peculiar, que oscila entre diversos elementos, como o trágico do tango, a velocidade da milonga e um humor irônico muito mais próxima do inglês do que do norte-americano.

A maneira como o carismático Ricardo Darín promove o novo casamento da mãe desmemoriada com o pai comove pela sinceridade na busca de soluções para um desafio que parece inalcançável num primeiro momento. Essa capacidade de tornar o impossível em algo possível fascina, pois mostra como o trabalho conjunto de familiares e agregados dá resultado. 

Talvez um dos principais méritos do filme esteja justamente na união de pessoas que superam diferenças por um bem comum: realizar um evento do qual a própria protagonista não tem um amplo entendimento. As nuanças e delicadezas dessa movimentação são muitas e imponderáveis. É isso que movimenta a arte e a vida! Bom Natal!

* Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário