VER-O-FATO: As chuvas chegaram e inundam Belém: mande vídeo ou foto da enchente e ponha a boca no mundo

domingo, 2 de dezembro de 2018

As chuvas chegaram e inundam Belém: mande vídeo ou foto da enchente e ponha a boca no mundo


As chuvas - algumas, fortes e prolongadas - já começam a atormentar a vida dos paraenses. Para quem mora em Belém, sobretudo nas áreas mais baixas e vulneráveis a alagamentos, os problemas incluem transbordamento dos canais, com raras manutenções e desobstrução, invasão das residências pelas águas fétidas, perigosos bueiros abertos, além de reclamações permanentes de moradores sobre como e onde é aplicado o dinheiro dos impostos pagos, principalmente o IPTU.


O Ver-o-Fato quer abrir com os moradores da cidade de Belém e de outras cidades do interior, vítimas das enchentes, um canal de denúncias. Mande fotos,  vídeos da rua, vila ou passagem onde mora, mostrando como fica o local durante e após as chuvas. Essa denúncia será mostrada pelo blogue, que irá cobrar providências das autoridades, no caso o prefeito do município. Assim, poderemos elaborar até mesmo um mapa com pontos de alagamentos e ruas pelas quais não se deve transitar durante as chuvas. 

Para abrir essa sequência jornalística de denúncias, o leitor Alexandre Costa -  um dos questionadores dos alagamentos e inundações na Bacia do Una após a "conclusão" do Projeto de Macrodrenagem daquela bacia - mandou um vídeo (acima) do alagamento ocorrido ontem, 1 de dezembro, após o transbordamento do Canal do Galo. O vídeo mostra como ficou a Vila Freitas, localizada na Travessa Antônio Baena, entre as avenidas Marquês de Herval e  Pedro Miranda, no bairro da Pedreira.

A área onde foi registrado o alagamento, o que deve ocorrer outras vezes durante o inverno que mal começou, pertence à Sub-Bacia I do Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Una. Para Alexandre Costa, os alagamentos no local acontecem porque a prefeitura de Belém não seguiu as "especificações técnicas determinadas no Manual de Operação e Manutenção de Drenagem, Vias e Obras de Arte Especiais da Bacia do Una - Volume I e II, maio de 2002".

Se na Pedreira está assim, o mesmo ocorre na baixada dos bairros do Marco, Terra Firme, Canudos, Guamá, Estrada Nova, Jurunas, Cremação e Marambaia, dentre outros. As chuvas castigam os moradores sem piedade. E a prefeitura, inundada pela inércia, nada faz. 

Até porque pouco fez no verão para preparar a cidade para o inverno que chegou. Para variar. Esse é um mal que sobrevive à várias gestões incapazes de resolver o problema dos alagamentos.

Para botar a boca no mundo e registrar o alagamento em sua rua ou bairro, identifique-se, descreva a ocorrência e mande fotos e vídeos para o seguinte e-mail: carlosmendes49@gmail.com

Aqui, seu desabafo terá vez e voz.


8 comentários:

  1. A essa hora o Zénada já viajou pra Europa e só volta quando o inverno acabar! Kkkkkkk!!

    ResponderExcluir
  2. Os maiores culpados é o TRE que não fez uma nova eleição quando o Juiz cassou o Prefeito eleito por corrupção Zenaldo, lembro-me, que a magistrada pediu vista do processo,para dar seu voto,e até hoje não deu a devida resposta a sociedade.Eu particularmente não acredito mais na justiça Paraense,muito escândalo envolvendo magistrados corruptos e parcial em seu pareceres,favorecendo gestores corruptos,e próprio colegas de magistratura, que pegaram dinheiro de pessoas que ganharam causas na TJPA e até hoje não receberão nada,porque foi depositado o dinheiro pelo réus e os autores dos processos foram furtados pela própria justiça.

    ResponderExcluir
  3. zenaldo coutinho, o pior prefeito da história de Belém , o prefeito dos famigerados 3s, o real slogan desse indivíduo deveria ser os 6s, ou seja, sem saúde, sem saneamento, sem segurança.

    ResponderExcluir
  4. Os moradores da Bacia do Una são vítimas de um projeto executado de forma incompleta, como exemplo: O Canal Antônia Nunes incluído no Projeto Una e não sofreu intervenção das obras. Inclusive durante a fase de execução do Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Una foi elaborado um Relatório Técnico sobre o Canal Antônia Nunes que evidencia de forma técnica a falta de esgotamento sanitário, ocupação desordenada em toda sua extensão, estrutura toda comprometida.

    ResponderExcluir
  5. O que adianta reclamar se o ministério público estadual que deveria abrir processo e prender o prefeito corrupto e cassado zenada?

    ResponderExcluir
  6. Esse prefeito ainda não pagou o salário dos servidores da Saúde, depois que cobrar dos servidores

    ResponderExcluir
  7. É por onde andam os engenheiros técnicos da prefeitura que só ganham e nada fazem? pelo menos é o que a situação nos mostra,porque decisão.A inércia é geral na PMB.

    ResponderExcluir
  8. Vcs esperam o que se o Pgj Gilberto Martins que é tucanalha de carteirinha e cunhado do secretário municipal de saúde Sérgio Amorim ?

    ResponderExcluir