VER-O-FATO: O que vocês fizeram com Belém? Queremos nossa paz de volta

terça-feira, 20 de novembro de 2018

O que vocês fizeram com Belém? Queremos nossa paz de volta

Nas fotos de Mauro Ângelo, do "Diário", o retrato da Belém apavorada


Chacinas diárias, terror no centro e nos bairros mais distantes. Domínio completo do tráfico de drogas. Viciados mortos por "justiceiros" em motocicletas. Policiais militares e civis condenados à morte e executados pelo crime organizado. Segurança pública perdida. População apavorada.

Belém esgotou sua capacidade de produzir pânico, medo, sentimento de impotência? Parece que não. Os criminosos agem a qualquer hora e em qualquer lugar. Não temem ninguém. Respiram impunidade e impõe suas leis nos redutos desassistidos.

Em muitos bairros, faz tempo, impera o toque de recolher. E o pagamento de "taxa" para transitar pelas ruas, durante o dia ou à noite. Quem não paga sofre pesadas consequências. A mais contundente de todas, a morte. Alguns moradores ainda tentam fugir do caos. Mas ir para onde se qualquer lugar desta cidade é inseguro?

Dez famílias, que residiam no Conjunto Eduardo Angelim, localizado no bairro Parque Guajará, decidiram romper esse círuculo de pavor em que viviam, agravado pela execução de dois familiares por um grupo de criminosos. Elas resolveram ir embora da Rua da Paz ( perversa ironia), mas para sair com a mudança teve de pedir apoio de guarnições da Polícia Militar. 

Com os pertences numa caminhão, elas foram escoltadas para fora do bairro por três viaturas da PM, no total de 12 militares. Um morador de mudança resolveu falar com o repórter do "Diário do Pará" e contar o motivo da saída dessas famílias do bairro onde viviam há vários anos.

Segundo o relato do morador, na noite de domingo passado, por volta das 19h, um grupo de mais de 20 criminosos apareceu na rua armados e baleou três pessoas. “Um vizinho foi hospitalizado e outros dois, que morreram, eram o pai e o avó da minha esposa”, conta o morador. 

Segundo ele, o crime teria acontecido como forma de represália após a desconfiança de que um dos moradores da região teria denunciado um dos traficantes do bairro. As vítimas fatais foram Edenilson Conceição Lima, 47, e Antenor Coelho, 87. 

Para o sargento Fábio, da Polícia Militar, a área é considerada “altamente vermelha” devido ao intenso tráfico praticado na localidade. O militar afirma que a presença da PM na manhã de segunda serviria para garantir a liberdade de transporte dos moradores e inibir qualquer reação dos criminosos que pudessem por a segurança em risco.

O mesmo morador relatou que o clima de ameaça e violência na região já perdura há anos e que vários dos vizinhos já teriam sido ameaçados antes e, inclusive, tido as portas e frentes de suas casas baleadas como forma de aviso.

As famílias foram embora sem dizer para onde iriam. Temiam até que os criminosos que dominam o bairro soubessem disso. Devem ter ido morar em outro bairro onde também não estarão a salvo.

Aliás, quem está, nessa cidade outrora tranquila, mas hoje na moldura das macabras estatísticas de estar entre as 10 mais violentas do planeta?

11 comentários:

  1. Carlos,já até imagino a resposta do nosso governador:"meus amigos e minhas amigas,a violência existe em todo o Brasil,é um problema nacional,desde a chegada de Cabral,com a vinda de degredados para este território etc...bla bla bla...Ações concretas,meu compadre,SÃO INEXISTENTES!!

    ResponderExcluir
  2. Veja só onde Jatene e a tucanalha nos meteu, numa enrascada total e ainda queriam eleger o Márcio Miranda amigo do gordo do aura! Fora tucanalha

    ResponderExcluir
  3. E vou além tinha profissionais da imprensa paraense não só apoiando o candidato fantoche do pior governador do Estado do Pará dos últimos tempos o corrupto e cassado Jateve, como faziam até campanha para ele e agora diante desse caos,ficam somente a lanentar.

    ResponderExcluir
  4. E com reportagens assim que não temos como desconfiar de que o procurador-geral do Estado não esteja acorvadado ao governador Tucanalha cassado e corrupto de Jateve!

    ResponderExcluir
  5. Caiu por terra a matéria divulgada neste blog de que o governador Tucanalha cassado e corrupto Jateve vai entregar um Estado com contas controladas, saiu neste instante a reportagem no blog do Zé Dudu .
    https://www.zedudu.com.br/gastos-do-governo-do-para-crescem-mais-que-arrecadacao-revela-secretaria-do-tesouro-nacional/

    ResponderExcluir
  6. Esse Pgj Gilberto Martins sempre foi submisso a tucanalha e agora só pensar em recondução! A classe do Mp deveria dar cartão vermelho pra ele!

    ResponderExcluir
  7. E ontem ainda velando o corpo do seu assessor e como ele disse em entrevista na RBA, como seu parente, o sargento Silvano foi indiciado pela Corregedoria da PM e governo do Estado, por ter dito, que a secretaria de insegurança e o governador Jateve são os maiorrs assassinos do Pará.Ai eu pergunto ele edta mentindo?Ou o governador não gosta de ser criticado?
    Não se preocupe Silvano que esse PAD, não vai expulsa-lo da PM! Você somente disse o que qualquer cidadão desse Estado diria a esse governador criminoso!

    ResponderExcluir
  8. Caiu por terra coisa nenhuma, Revoltado. Foi o próprio Tesouro Nacional quem falou em equilíbrio das contas, não o blogue. Refaça suas contas ou entre na página do Tesouro e destile seu berro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não entendeu? Quem disse que o governador corrupto e cassado Jateve vai entregar o Estado com gastos com despesas de pessoal e encargos avimado limite e um mísero superavit de 19 milhões no trimestre, foi o mesmo tesouro nacional, a qual voce se refere,leia o blog do Zé Dudu, que ka está o líder lunk do site do tesouro nacional e tire suas dúvidas.

      Excluir
  9. Se depender-mos da segurança patrocinada pelo Simão Jatene nós estamos ferrados. Jatene, Zenaldo(aquele dos 3s) e companhia limitada.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente,tanto o Governador atual como também o Prefeito da capital são os maiores culpados nesse contexto pelo fato da omissão.Agora o pior é que o próprio Ministério Publico,como também a OAB e a própria Câmara dos vereadores de Belém e Também AL não fazem nada para mudar esse quadro negativo,só querem saber de seus bolsos,no final do mês,sem fazerem nada em prol da sociedade,no minimo eles deveriam pedir a prisão imediata do Prefeito, por omissão.Mais como diz a amizade,morosidade e parcialidade é melhor do que o dever.Até hoje uma Juíza pediu 10 dias para vista do processo do cassado duas vezes pelo Juiz do TRE,e nada,o politico fica e se gloriando como fazia o EX-prefeito que dizia,através da imprensa que
    Juiz de 1ª instância não colocava ele na cadeia.

    ResponderExcluir