VER-O-FATO: Contas sem susto, a herança para Helder Barbalho

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Contas sem susto, a herança para Helder Barbalho




O Pará está entre os estados com boa capacidade fiscal, ou seja, o equilíbrio de suas contas, entre receita e despesa, segundo levantamento do Tesouro Nacional. Outros 14 estados, porém, serão governados a partir de 2019 com a corda no pescoço. A situação fiscal é tão ruim que eles não terão acesso a crédito.


O gasto acima de 60% com pessoal foi o responsável  por esse aperreio. Nesse aspecto, o governo de Simão Jatene passará a Helder Barbalho um governo onde as contas não causam susto.

Nesse levantamento, a secretaria do Tesouro Nacional deu notas para os estados de acordo com a capacidade de pagamento das dívidas de cada um.  As notas "A" e "B" indicam uma boa situação fiscal e neste grupo, que já é menor, apenas Espírito Santo teve nota "A".  O Pará teve nota “B”, a melhor de seu grupo. 

Os 14 estados com as contas no vermelho receberam notas “C” ou “D”. Para eles, o financiamento da União encontra muitas barreiras. O presidente Bolsonaro já se prepara para encarar a choradeira por verbas.

2 comentários:

  1. O que o tesouro nacional não diz é que o pior governador do Estado do Pará dos últimos tempos o corrupto e cassado Jateve, já ultrapassou o límite prudencial com gastos de pessoal.Ou seja,a folha de pagamento do Estado esta inchada com os DAS,na qual para encobrir esses gastos, foi noticiado pelo Diário do Pará, que seria demitido 6000.Então vá com calma, pois ninguém sabe do rombo que Hélder vai receber do governador Tucanalha. Além do mais a propria justiça da vara da fazenda pública da capital, proibiu o governador Tucanalha de contrair empréstimos junto ao banco do Brasil.Com que intenções esse governador corrupto e cassado estava fazrfaz esse empréstimo? Portanto antes de noticiar essas matérias meia boca ,informe a situação dramática na segurança, saúde, educação, saneamento e quase 80% da população paraense abaixo da linha da pobreza!

    ResponderExcluir
  2. O que a teporeport nan diz,e que o pior governador do Estado do Pará dos últimos tempos o corrupto e cassado Jateve, não paga o piso nacional dos professores do Pará!Fato!

    ResponderExcluir