terça-feira, 2 de outubro de 2018

O tiro no pé das esquerdas e a onda Bolsonaro: o Brasil de 2013 acordou e agora tem lado?



Alguém aí me explica por qual motivo Bolsonaro cresceu ainda mais nas pesquisas depois das passeatas feministas e das adjetivações que dominam setores da esquerda aliada ao PT contra ele?

Não, não adianta opinião de sociólogo de botequim, nem historiador da USP, nem analista de resultados formado na escola de quem só vê o mundo com viseira ideológica. Quero uma explicação lógica, sensata, e, mais do que isso, realista.

Me poupem de frases decoradas e repetitivas do tipo "fascista", "homofóbico", misógino", etc. Isso tudo já foi dito, berrado nas ruas, nas passeatas, e está produzindo resultado inverso. Bolsonaro não é, nunca foi, nem será, flor que se cheire. Ele promete "quebrar o sistema", mas suas propostas de governo não são claras e geram temor no mercado de capitais.

 
Contudo, me parece, que o candidato do PSL é quem  encarna o verdadeiro sentimento anti-PT, que arrasta atrás de si os conservadores  e as maiorias silenciosas que agora começam a se manifestar como onda eleitoral avassaladora, a 5 dias do pleito.

Exemplo: até no Nordeste, reduto de Lula, Bolsonaro subiu seis pontos, segundo a última pesquisa do Ibope. Ele também cresceu entre os eleitores mais pobres, desempregados, e detém ampla maioria entre os mais ricos e na classe média, gente com maior nível de instrução escolar.  Quem me oferece uma explicação convincente?

Eu não acredito no Ibope, nem no Datafolha, nunca acreditei. E já escrevi sobre as manipulações do Ibope nas sucessivas eleições para o governo do Pará, que apresentaram nas urnas resultados diferentes dos exibidos pelas pesquisas. Vocês podem até ver no arquivo do Ver-o-Fato a Márcia Cavalary, diretora do Ibope, mandando nota e tentando explicar os erros do instituto.

Mas, venhamos e convenhamos, quando os resultados desses institutos são favoráveis ao PT e aos postes do Lula, todos comemoram e aplaudem. Quando é contra, afirmam que se trata de manipulação, ou "golpe", palavra que sobra à falta de melhor argumento. 

É possível - e tudo é possível e provável neste país onde o povo anda cansado de tantas mentiras e corrupção - que surja alguém para dizer que a CIA e o Trump, ou quem sabe o Putin, estejam por detrás da eleição brasileira. A  esta altura do campeonato há teoria conspiratória para tudo.

Será, manos e manas, que essas estratégias de campanha eleitoral contra o Bolsonaro não foram um tremendo tiro no próprio pé? Vejo gente, hoje nas redes sociais, perplexa, atordoada, jogando a toalha. Até o Alckmim, que bateu duro, mais no PT do que no próprio Bolsonaro, também foi atropelado e nem anotou a placa da carreta.

Ciro não cresce, nem cai. Marina, rolou ladeira abaixo. Para piorar, ninguém lembrou de chamar o Meirelles, que grita no fundo do poço. Boulos, por sua vez, foi ignorado até nas passeatas das feministas do #elenão. São os "sinais, sinais", como brada o Eymael, o democrata cristão, abençoado no sermão da montanha pelo cabo Daciolo.

É, manos e manas. A coisa está feia. Nem a união da grande imprensa contra Bolsonaro, o manifesto de intelectuais e juristas, além da indignação seletiva das celebridades da Globo, deram certo. E olha que Bolsonaro tem apenas 8 segundos na TV e no rádio, ficou por uns 20 dias ou mais fora de combate devido à facada daquele "maluco", mas teve pelo país afora um monte de gente para cuidar da campanha dele.

Será, pessoal, que o Brasil de 2013, daquelas manifestações expontâneas nas ruas, sem partido, contra tudo e contra todos, acordou agora e definiu-se por um lado, o de Bolsonaro?

É hora de pensar nisso, também.

22 comentários:

  1. Vamos aguardar,um pouco mais meu amigo tudo ainda está muito incerto,nao voto em hadad, mas nunca imaginei que alguém que está preso sem acesso algum a qualquer tipo de mídia,conseguisse levar o seu candidato até o segundo turno, e meio surreal.

    ResponderExcluir
  2. O povo tem agora um grande aliado, que é a internet, chega de ser enganado goela abaixo como as grandes mídias faziam. Cada um consegue fazer sua própria investigação de cada candidato. Parte da grande mídia odeia o Bolsonaro, pois vai contra sua agenda/ideologia e acabaria com a "mamata" de grande parte, os "artistas" lulistas, o pessoal dos direitos dos manos...
    Falando em Boulous, eu não sei o que um cara desse com 0% nas pesquisas está fazendo em debate.
    Grande parte do povo cansou desse papo furado de esquerdistas/socialistas/comunistas vagabundos.

    Esse ano eu não ia nem votar, mas depois decidi que tinha que votar.
    Agora é torcer para que não haja nenhum "apagão" na transmissão dos resultados das urnas eletrônicas como o que aconteceu no 2o turno de 2014 para presidente, quando Aécio Neves estava ganhando e, de repente, a transmissão foi interrompida por quase duas horas, e quando retornou a Dilma estava ganhando. Tudo isso sob a supervisão de Dias Tofolli(ex-advogado do PT), mas tenho certeza que isso só foi coincidência. Confio plenamente nas Urnas Eletrônicas(hahahaha).

    ResponderExcluir
  3. Desqualificar possível divergência não faz seu texto menos tolo. Primeiro, foi só a pesquisa de ontem do IBOPE que atestou essa inexplicável subida, Datafolha e CNT/MDA mostraram Bozo empacado e Haddad em ascensão.
    Segundo, é o cúmulo do desleixo relacionar a dita subida e as manifestações do dia 29 último quando milhões de pessoas protestaram contra aquele que tem 44% de rejeição. A pesquisa IBOPE foi a campo nos dias 27 e 28/9.
    O próprio dono do instituto de aferição das vontades globais é que deu a dica: os donos da Globo já abandonaram Alckmin e estão fecjados com o capitão do mato. Claro. Qualquer coisa é melhor que o PT para a Globo na medida em que Haddad promete lei dos meios de comunicação, enquanto a Vênus Platinada quer continuar fora da lei depois que Peluso acabou com a lei dos milicos alegando, com razão, tratar-se de entulho autoritário. Curiosamente, o resultado foi a ascensão do império da bandidagem. Só isso.

    ResponderExcluir
  4. Só discordo do " gera temor no mercado de capitais". O mercado já deixou bem claro que aceita o Bolsonaro principalmente pelo seu economista Paulo guedes. Sou anti-PT a partir do momento em que este, representando as políticas e medidas defendidas pela esquerda nos colocou em uma situação econômica falida e agora quer a chance de voltar para implantar os mesmos erros do passado? Apoio ao maduro? Se aliar aos mesmos políticos que apoiaram o que eles chamam de golpe?PMDB de Renan por exemplo? Culpar sempre os outros pelos erros que cometeram em nome das políticas que foram implantadas? Outro dia vi um discurso de uma militante, na presença do hadad, falando que ele iria tirar a educação brasileira do buraco em que ela estava, como? Eles do PT, governaram o país por 15 anos, se a educação está buraco foi culpa do PT e agora vão tirar do buraco?? O PT está colocando o povo anti-PT no colo do Bolsonaro que não e nenhuma 8a maravilha mas, no momento, representa o anti-PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo adorador de Tucanalha!
      Mas infelizmente você deverá então arrumar suas malas e vá embora do nosso país.Porque domingo vai dar PT!

      Excluir
    2. Eu realmente já estou arrumando minhas malas pra ir embora do país mas não por causa de PT ou Bolsonaro. Lamento que uma pessoa como você, se valendo do anonimato, rotule as pessoas de tucanalha ou outros adjetivos simplesmente porquê não falam o que quer ouvir. Boa sorte para seu candidato e que ele, caso venha a ganhar, lhe arranje o tao cobiçado cargo que tanto almeja em nome da sua defesa rica em ofensas que são dignas de seu caráter duvidoso e que certamente são a única arma que possui para conseguir a honrosa ocupação de puxa saco de plantão nas mídias sociais. Deve ser DAS 24.

      Excluir
  5. CARLOS Mendes, um aspecto me chamou a atenção quado te referes ao manifesto de "intelectuais e juristas" conta o Bolsonaro.
    Não fez efeito pq poucos o leram. os que o leram, em sua grande maioria não entenderam bulhufas.

    ResponderExcluir
  6. Independente de acreditar ou não em pesquisa eleitoral,a verdade é que quando um candidato sempre que fica na frente dos seus concorrentes,seja qual for o instituto de pesquisa,dar uma tendência real de que esse candidato sairá vencedor tanto no primeiro turno como no segundo turno, a exceção quando o candidato perdedor utiliza meios ilícitos para tentar chegar na frente e vencer.Foi o que aconteceu aqui no Pará nas eleições de 2014,onde o atual governador cassado e Tucanalha Jateve, utilizou o cheque moradia tudo de baixo das barbas da justiça eleitoral que nada fez, aliás, Carlos Mendes,em tempo de nova eleição nai vi nem você e nenhum órgão de imprensa alertando para uma nova modalidade ilicita que o atual governador está usando para angariar votos para seu candidato fantoche,o programa "asfalto nas cidades".

    ResponderExcluir
  7. Ora pois, pois, Na Ilharga. A tua tolice ideológica é abraçada pela natureza democrática do blog em reproduzi-la. Nada mais.

    ResponderExcluir
  8. Publiquei inúmeros artigos mostrando o mal que os tucanos fazem ao Pará, porque nunca investiram no lado social, deixando o Estado acumular passivos vergonhosos de indicadores, e lá me vem o Revoltado, que de revoltado não tem nada - é um conformista entusiasmado com a alternativa Barbalho, que nada fez pelo Estado, também -, dizer que não alertei a população para as estrepolias do PSDB. Dá pra rir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro ficar com esse meu conformismo com a esperança de elrgereleg Hélder, do que acreditar novamente nesse governo desses Tucanalhas que há mais de duas décadas, assaltam os cofres públicos do Estado, dando empregos para seus apaziguados, deixando a população em situação africana.E essa de vocês jornalistas atribuírem a Hélder de que nada fez pelo Pará, não engana mais o povo.Primeiramente Hélder nunca foi governador desse Estado,e outra como ministro atendeu todos os municípios do nosso Estado atendendo as verbas parlamentar de toda bancada do Pará.Levando água,para todos, construções da orla de mosqueiro e Santarém,além de máquinas e equipamentos para todos os municípios do Estado e como ele disse ontem no debate da TV Liberal,foi o único que tem trabalho e visitou todos os municípios do Estado, coisa que o atual governador preguiçoso,cassado,corrupto e criminoso não fez.
      É por isso que Hélder está sendo apoiado por todas as liderancas deste Estado.

      Excluir
    2. Esse é o típico estuprado que ama o estuprador. Tenha dó!!

      Excluir
    3. Tenho dó é de você, sendo estrupado há duas décadas por esse governador tucanalha, cassado, corrupto e criminoso jateve e você continuar mais quatro anos agora com o candidato fantoche do governador.Meus pêsames para você. Morreu.

      Excluir
  9. Queres que te agradeça? É o cúmulo, assim como é lamentável não reconheceres teus equívocos factuais. Fica com a tua empáfia vira lata que eu me retiro com minha "tolice ideológica". Passar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desespero está batendo em ti, Na Ilharga? Liga pro CVV ou simplesmente te afogas na tua cachaça que o teu problema se resolve.

      Excluir
  10. O Na Ilhargfa vem aqui, agride, recebe acolhimento democrático da publicação de sua diatribe, volta a agredir e escafede-se, sem argumento factível para debater com o mínimo de urbanidade. Pois que volte para o sarcófago ideológico de onde veio. O ar democrático não lhe faz bem.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Carlos, Compreendo sua aversão e repulsa pelos institutos de pesquisa, o que não aceito, até mesmo porque são universalmente aceitos, são os métodos de pesquisa. Eles são provados e comprovados absolutamente verdadeiro, são inquestionáveis. Agora, se alguém utiliza métodos realmente comprovados verdadeiros, como instrumento para fazer as recorrentes bandalheiras, que no Pará e no Brasil temos vários Prêmios Nobel neste tipo de expediente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o dinheiro da JBS que ia para o Ibope? Explica aí senhor prêmio nobel! Lembre-se que vc está no país da putaria, aqui tudo é possível!

      Excluir
    2. Acabei interpretando mal a resposta do Anônimo 08:44. Peço desculpas aqui. Sou o Anônimo 15:13.

      Excluir
  12. Aos que estão indecisos e não gostam de política.
    Você sabe que há um candidato que lidera o primeiro turno. Compreendo sua indecisão e sei que você não é burra (o) ou desinformada (o). Apenas não consegue se identificar com nenhuma candidatura. Normal, os partidos, e não é só no Brasil, passam por uma profunda crise de representatividade.
    Aprofundar as causas desse cenário me levaria a escrever um texto imenso, que poucos leriam. Mas te adianto que criminalizar a política é o objetivo de uma lógica de mercado que tira o emprego e vários direitos. E eu quero apenas conversar rapidamente com você.
    O capitão reformado, com mais de duas décadas na Câmara, fala em segurança pública. Mas não moveu uma palha para aprovar qualquer projeto nessa área. Sabe por quê? Porque, além de incompetente, a ele interessa a barbárie. É dela que extrai votos. Amiga (o), sei que você não aprova o extermínio de negros e pobres. Pois saiba que, com ele na Presidência, isso irá se intensificar. E o terror que hoje te atemoriza irá aumentar muito. Você sabe que não há política pública contra a violência. Na verdade, a violência de classe é a política pública que temos.
    Outra coisa é a forma como ele trata as mulheres e a população LGBT. Acho que você não concorda com isso. Acho e espero. Porque você, sendo mulher, gay, lésbica ou trans, não quer entrar nas estatísticas como a próxima vítima, agredida ou eliminada. E não sendo, ainda é capaz de sentir empatia pela dor do outro. Não venho te pedir que vote em qualquer candidato específico, mas, como aposto que sua humanidade ainda não foi destituída, tenho certeza que, pensando bem, você não escolherá um fascista. Vote em qualquer um, menos nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único que não recebeu dinheiro de propina ou citado na lava-jato foi o Bolsonaro. Diferente do PT que foi corroendo esse país desde 2002. Todos estão morrendo nesse país, assassinados, não são só os LGBTQUEJSHDFJXYZ. Como ele mesmo falou, não é porque o sujeito faz sexo com o órgão excretor que ele vai ter super poderes.

      Art. 5º Todos são IGUAIS perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

      Claúdia, vc diz: "Você sabe que não há política pública contra a violência." Sugiro que olhe alguns vídeos dos pessoal dos Direitos dos Manos no youtube! Essa é o tipo de política pública que é feita! O povo tá de saco cheio já! O Choro é Livre!

      Excluir
  13. Haddad = Lula = Presidiário, o maior ladrão na história desse país, nunca se roubou tanto = Lava Jato.
    Ciro Cangaceiro, é o cara que manda seguranças/capangas tirarem um repórter chamando um monte de palavrões só porque fez uma pergunta que não gostou.
    Marina = Aparece de 4 em 4 anos. Plebiscito para tudo. Não tem posicionamento. Fraca. Veio da mesma escola do comunismo do Lularápio.
    O resto não vale a pena citar, são só palhaços.

    Então vc vem pedir para votar em qualquer menos o único cara que não está envolvido em corrupção, que é o Bolsonaro. Pera lá né, o povo não é trouxa madame.

    E olha, vai ser no 1o turno. Melhor Jair se acostumando.

    ResponderExcluir