VER-O-FATO: Instituto Real Big Data diz em pesquisa que Helder Barbalho já está eleito

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Instituto Real Big Data diz em pesquisa que Helder Barbalho já está eleito

Por esses número (ilustração do "Diário"), Helder venceu
O Ibope, contratado pela TV Liberal por R$ 80 mil, deve divulgar a pesquisa dele para o governo do Pará e presidência da República entre quinta-feira e sexta desta semana, mas o instituto Real Time Big Data, contratado pela TV Record Belém, já saiu com nova pesquisa, divulgada na manhã desta terça-feira (16). E seus números divergem, e muito, da Doxa, que apontou diferença de 7,4 pontos de Helder Barbalho para Márcio Miranda.

Segundo o Real Data, Barbalho está com 62% dos votos válidos, contra 38% de Miranda. Portanto, uma diferença de 24 pontos a favor do candidato emedebista. Já na pesquisa estimulada, a diferença cai para 20 pontos: Barbalho tem 53%, contra 33% de Miranda. Pelos dois resultados, Barbalho está eleito, folgadamente.

O Real Data entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 13 e 14 deste mês. A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

VOTOS VÁLIDOS: 

Helder Barbalho (MDB) 62%
Márcio Miranda (DEM) 38%

Pesquisa estimulada: 

Helder Barbalho (MDB) 53%

Márcio Miranda (DEM) 33%

Brancos E Nulos 10%

Indecisos 4%

Barbalho, mais rejeitado

Sobre rejeição, o instituto aferiu os seguintes resultados:

44% dos entrevistados declararam que não votariam em Helder Barbalho, enquanto 30% disseram que não votariam em Márcio Miranda. 10% rejeitam os dois candidatos e 16% não rejeitam nenhum dos dois. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números PA02287/2018 e BR08788/2018.

14 comentários:

  1. Real Big data quase acertou,a estima é 69% vai ser uma lavagem sem direito de recorrer

    ResponderExcluir
  2. Chora "jornalista", chora. O choro é livre!

    ResponderExcluir
  3. Dificilmente os institutos se aproximam do resultado real, mas o Doxa forçou demais para o MM na última pesquisa, e não duvido que na próxima do Doxa, o 25 já esteja na liderança.

    ResponderExcluir
  4. Sugiro aos comentaristas de fim de semana se inscreverem em um curso de estatística para aprenderem um pouco de estatística, já que faltaram as aulas que poderiam lhe prover os conhecimentos básicos para compreender as pesquisas, e aí então poderem fazer comentários mais profundos.

    ResponderExcluir
  5. Então anônimo de 16.10 de 15h:55 me explique se posso confiar em pesquisa que não relata os votos válidos como o do Instituto Doxa?

    ResponderExcluir
  6. O amarelo que se viu por ocasião do Círio não quer dizer que Belém vai votar diferente do primeiro turno. É a cor oficial da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  7. Senhor Blogueiro, esse não é aquele Instituto que o Diário estampou no 1o turno que o candidato Barbalho venceria nesse turno ? E que Márcio Miranda teria 19% e Paulo Rocha 11% ? Ora me compre um jabuti! Essa pesquisa deve ser feita por telefone. Tem credibilidade tanto quanto o Ibope, que acertou no Pará , Rio de Janeiro e Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  8. É mister salientar que na pesquisa expontânea Helder está com 53% e MM com 33%. Nos votos válidos é que está 62% a 38%. Saliento tal fato, posto que muita gente disse que o Ibope errou, quando este cravou 48% em Helder na expontânea , tendo ele obtido 47, uns trocados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!Por isso essa pesquisa é mais ptoxipr da realidade do que o Doxa,pago pelo grupo Marajoara cujo dono é o maior puxador de saco dos Tucanalhas do Pará.

      Excluir
  9. Era bom fazer um ringue no WhatsApp #25vs#15

    ResponderExcluir
  10. Não dá, meu amigo. Ia ser um massacre pró 15! Kkkkkkkk. Só os alienados, parciais e interesseiros acham que o MM vira essa. Confiam muito na compra descarada de votos. Estão acostumados, mas esse ano, não vai dar! Já(der) era.

    ResponderExcluir
  11. Em 2022, devemos eleger para Presidente da República Helder Barbalho, por isso, o mais novo governador do estado do Pará deve fazer um governo para todos e cpm repeito e honrar ao serviço público e prinpalmente o servidor público no nosso Estado...

    ResponderExcluir
  12. A UNICA pesquisa que acertou foi a doxa. No Brasil estão colocando corruptos pra correr através do bolsonaro. Aqui não vai ser diferente. Não é porque Helder ganhou o primeiro turno com quase 700 mil votos que vai repetir É Uma nova eleição. Quem estiver com PT Vai sofrer amarga derrota no Brasil todo. O Povo quer mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tu vais é perder teu DAS!

      Excluir