VER-O-FATO: Estratégia de Helder durou 4 anos, desgastou Jatene, minou resistência de Márcio e garantiu vitória

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Estratégia de Helder durou 4 anos, desgastou Jatene, minou resistência de Márcio e garantiu vitória


Depois de muitas furadas, Ibope acertou desta vez

A eleição de Helder Barbalho foi resultado de um trabalho de conquista do poder estadual iniciado pelo emedebista praticamente na semana seguinte ao resultado de outubro de 2014, quando ele perdeu a eleição para Simão Jatene. E com um detalhe: quase venceu a eleição daquele ano no primeiro turno. Claro que o sucesso não teria sido alcançado não fosse a decisiva contribuição da máquina federal posta à disposição de Helder.

Os dois ministérios e mais a Secretaria de Portos, que Barbalho obteve nos governos de Dilma e Temer, por conta da influência do pai, o senador Jader Barbalho deram ao ex-prefeito de Ananindeua a musculatura financeira para preparar o terreno da eleição ao governo, depois de novamente ter experimentado a frustração de não vencer no primeiro turno.

Essa máquina de distribuição de cheques federais às prefeituras, convênios de obras e serviços junto a dezenas de prefeitos, fosse do MDB ou de partidos aliados, turbinou a campanha, criando no espírito dos beneficiários a ideia de que, sem o executivo estadual nas mãos, Helder faria muito mais ao sentar na cadeira de governador e empunhar a poderosa caneta que materializa verbas.

Mas isso não foi o bastante para derrotar Márcio Miranda - candidato anunciado por Simão Jatene somente em dezembro de 2017 e que efetivamente só veio a mostrar a cara ao eleitorado, fazendo-se mais conhecido, somente em abril deste ano, quando a campanha eleitoral já estava nas ruas.

Helder Barbalho teve também o apoio decisivo dos veículos de comunicação da família dele, traduzidos em emissoras de TV e rádios espalhados por várias regiões, além do jornal "Diário do Pará" e da TV RBA.

Foi um trabalho eficiente de desconstrução do governo Jatene, que cometeu inúmeros erros nas áreas da segurança pública, educação e saúde, oferecendo munição ao grande adversário político - os dois lados chegaram a se tratar como inimigos, o que polarizou a disputa e não deu brechas para a ocupação dos espaços eleitorais por outras forças, como PT e PSol, que não passaram de meros figurantes no jogo pela disputa dos votos da população.

De Belém, onde os principais meios de comunicação dos Barbalho - principalmente o "Diário do Pará", TV RBA e Rádio Clube - estão localizados, partiam mísseis às 24 horas do dia contra Jatene, fazendo estragos nas defesas do governo. Desta vez, sem o escudo protetor das ORM, fraturadas na briga entre os irmãos Maiorana.

Ronaldo Maiorana, o novo capitão da sociedade apartada do irmão Rômulo Júnior, tratou de fazer um acordo de não-agressão com Jader Filho, irmão de Helder, abrindo caminho para que a eleição do filho de Jader fosse mansa e pacífica. Lógico que, por tabela, Ronaldo garantiu boas fatias publicitárias às ORM.

Parada vencida, apesar dos sobressaltos na reta final e de alguns arroubos autoritários dos Barbalho, como a operação decretada pelo juiz Heyder Tavares de mandar apreender computadores e materias de pesquisa eleitoral da empresa Doxa, de Dornélio Silva.

Aliás, a Doxa errou feio a pesquisa final, colocando Márcio Miranda 3,8 pontos à frente de Helder. O Ibope, que havia previsto que Helder ganharia no primeiro turno, desta vez acertou na diferença, superior a 10 pontos.

Resta aguardar os 4 anos de Helder no poder. E acompanhar cada passo dele na gestão da coisa pública.

9 comentários:

  1. Mas também devemos lembrar que na eleição de 2014 , Hélder não venceu o segundo turno graças a derrama de cheques moradia,pela COHAB,administrada pela criminosa Noêmia Jacob e o criminoso Jateve, que levou a cassação do mandato do governador Tucanalha pelos desembargadores do TRE . Ou seja a verdade deve ser dita era pra Hélder já ter assumido o governo estadual desde a cassação, em 2016.Então você não pode dizer que ele perdeu a eleição para o pior governador do Estado do Pará dos últimos tempos o corrupto e cassado Jateve,mas foi roubado a vontade do povo paraense em elegê-lo em 2014, através do uso da máquina pública do governador Tucanalha Jateve,mas agora nem com isso a quadrilha do governador,nudou a vontade do povo paraense.E prepare-se zenada porque o próximo será voce.

    ResponderExcluir
  2. O que também fez o Márcio Miranda perder além da impopularidade do incompetente e corrupto governador que o apoiou foi a estranha ligação dele com o gordo do aura

    ResponderExcluir
  3. Querido Carlos, com todp o respeito inerente, mas permita-me discordar de você no que tange ao que você chamou de arroubos autoritários dos Barbalhos. Ora, meu preclaro, o que querias? Esse instituto "doquinha"não errou.Simplesmente usou de má fé, posto que em nenhuma pesquisa MM esteve à frente de HB. Portanto, é óbvio que alguma providência teria que ser tomada judicialmente!

    ResponderExcluir
  4. Vamos observar se o governador derrotado vai continuar asfaltando as ruas de Belém,até dezembro,dar para asfaltar várias ruas,inclusive o Natalia Lins,que mais de 3 milhões já liberado pelo Ministério das Cidades pra asfaltar o referido residencial e até agora não foi feito a pavimentação..

    ResponderExcluir
  5. Na verdade os meios de comunicação RBA não descontruiram o governador Jateve,ao contrário o próprio governador se descontruiu onde a violência, as escolas caindo aos pedaços, a falta de medicamentos nos hospitais públicos e a farra de contratações de DAS,as vésperas da eleição contribuíram para impopularidade desse que sem dúvida é o pior governador do Estado do Pará dos últimos tempos o corrupto e cassado Jateve.
    Alem disso esse governador vai sair do governo com o msior índice de impopularidade da história do Pará,coisa que o candidato fantoche dele ao governo,tentou esconder quando Hélder disse no ultimo debate, ao desmerecer o IBOPE,e passou toda a campanha confiando no tal Doxa,na qual a casa caiu para ele , para esse instituto fraudulento e para quem contratou seus serviços.Com certeza Helder deverá processa-lo.
    Mas enfim Hélder venceu, apesar de grande maioria da imprensa escrita e falada do nosso Estado torcer contra ele,mas o povo do Pará respondeu nas urnas.

    ResponderExcluir
  6. Na noite de segunda-feira,mais uma chacina ocorreu no bairro do Tapanã em Belém,oito mortos e tres feridos gravemente podendo chegar a onze mortos.
    Até quando a violência vai assolar nosso Estado?Por que esse governador ,pelo amor de Deus não chama a Força nacional?Valeu nossa senhora!Ate a 1 de janeiro de 2019 estaremos encurralado em nossas casas.

    ResponderExcluir
  7. Se Força Nacional de Segurança resolvesse alguma coisa a violência no Rio de Janeiro seria coisa do passado. Não é, e por certo a população irá descobrir a verdadeira verdade dos fatos. Sou cidadão e moro no Pará desde criança nesta terra sem lei e repleta de ladrões, contraventores, traficantes e, sobretudo autoridades travestidas de gente ficha limpa que se esconde atrás de cargos e outras benesses. Espero dias melhores para nosso estado, mas com os novos e costumazes conhecidos batedores da esperança popular, farinha do mesmo saco dos que se despedirão do poder em 31 de dezembro próximo, é difícil. Boa sorte PARÁ!

    ResponderExcluir
  8. Carlos Mendes o PSDB vinha acabando com o Pará. Isso é fato! Jatene e sua turma tinham que ser retirados, pro bem dos paraenses.
    Agora, espero que o Hélder faça sua parte e go-ver-ne o Pará!!!

    ResponderExcluir
  9. SIM O HB VAI FAZER SIM ..ROUBAR MAS. AGORA ELE E O.DONO DA LIBERAL TB ... SANTO DEUS .DESSE POVO CEGO.. FALAM MAL DO DR. JATENE .. NO MOMENTO DE CRISE QUE O PT JUNTO COM TAL POVO DE PMDB .AGORA MDB...DEIXARAM O NOSSO BRASIL ..O PARA NA ADMINISTRACAO DE JATENE LEVOU O POR TOPO .O 2 MELHOR ESTADO DO BRASIL..JATENE COM SUA COMPETENCIA COMO VCBDIZVOU REVOLTADO ...NOSSO GOVERNADOR DEI BRILHO AO NOSSO ESTADO .PAGANDO SEUS FUNCIONARIOS EM DIA ... 13 NO PERIODO CERTO ..ENQUANTO ATE HOJE TEM ESTADO E PREFEITURAS COM PROBLEMAS COM SEUS FUNCIONARIOS AI... E SO PRA LEMBRAR QUE AS MELHORES E MAIORES OBRAS DO ESTADO DO PARA FORAM FEITAS PELO PSDB .. E NAO PELO ENVEGONHADO PMDB. QUE AGORA SE CAMUFLAR NO MDB.. PRA ESCONDE SIGLA DE CORRUPÇÃO. LEMBRANDO QUE FOI 45 MIL PARAENSES QUASE.A METADE ..QUE VOTARAM EM MARCIO MIRANDA .. FICHA LIMPA SEU NOME NAO ESTA NA LAVA JATO ..E SE NÃO FOSSE O DINHEIRO ROUBADO DA SUDAM DO RANÁRIO. DO MIMISTERIO DA PESCA .ETC... O HELDER NAO CHEGAVA NUNCA ... INFELIZMENTE O POVO VIVER AINDA NA CRISE CRIADA POR ESSA CORJAS DE CORRUPTOS COMO ESSA FAMILIA AI ..BARBALHOS CORRUPTOS .(O TAL CAVALHAQUE).. MAS 4 ANOS RAPIDO ... E TENHO FE EM DEUS QUE O DR. SERGIO MORO AINDA PEGE ELE ANTES DA DIPLOMACAO DELE. QUE SERA SO DIA 01/01/2019... DEUS HA DE ABRIR A MENTE DO MINISTRO EDSON FACHIM .PRA RESOLVER O CASO CAVALHAQUE.. COISA BOA ...QUASE 50%DO POVO DO PARA DISSE NÃO AO BANDIDO... CAVALHAQUE.. TEREMOS SAUDADES DO DR. JATENE . HOMEM HONRADO .MORANDO DE BELEM ..PORQUE OU REVOLTADO VC NAO PEDE UM QUARTO NA MANSAO DO SENADOR JADER BARBALHO EM FORTALEZA .. CONDOMINHO FECHADO... VAI PRA LA MORA COM ELE ..QUEM SABER ASSIM ELE FAZ ALGUMA COISA PELO PARÁ .AFINAL ELE FOI ELEITO PELOS BOBOS DO ESTADO ..MAS VIVER EM OUTRO ESTADO ..ONDE NUINGUEM O CONHECER .CURTIDO O DINHEIRO DE SENADOR NAS PRAIAS DE FORTALEZA .. SEM TRABALHAR PELO NOSSO ESTADO... 👏👏👏👏👏 PARABENS PRA TI OU REVOLTADO PARECE QUERE SER TAO INTELIGENTE ..MAS E UM BURRO DE CARGA...

    ResponderExcluir