VER-O-FATO: Barbalho, 57% e Miranda, 43% dos votos válidos segundo o Ibope

sábado, 27 de outubro de 2018

Barbalho, 57% e Miranda, 43% dos votos válidos segundo o Ibope

A divulgação ocorreu nesta noite, véspera da eleição. A pesquisa do Ibope foi realizada entre sexta-feira e hoje e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos. Nela, o candidato Helder Barbalho (MDB) tem 57% dos votos válidos, contra 43% de Márcio Miranda (DEM). Nos votos totais, Barbalho surge com 51%, enquanto Miranda, 39% Brancos e nulos, 7%; não souberam, 2%.


Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. 

Segundo o Ibope, foram ouvidas 812 pessoas e a pesquisa, contratada pela TV Liberal, foi registrada no TSE e TRE sob os números BR‐07030/2018 e PA‐08333/2018, respectivamente. O nível de confiança é de 95%. Isto quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos.

Doxa viu outro resultado

A pesquisa da Doxa, divulgada também neste sábado e que não foi impugnada pela Justiça Eleitoral - embora numa atitude inusitada o juiz Heyder Tavares tenha determinado a apreensão de computadores, HDs e celulares da empresa, a pedido do MDB - aponta resultado totalmente diferente do aferido pelo Ibope. Pela Doxa, Márcio Miranda estaria 3,8 pontos à frente de Helder Barbalho.

A conferir tudo, neste domingo.

Um comentário: