VER-O-FATO: Ibope, ao contrário da Doxa, afirma que Helder se elege no primeiro turno

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Ibope, ao contrário da Doxa, afirma que Helder se elege no primeiro turno

Números do Ibope diferem dos da Doxa
O Ibope, diferentemente da Doxa, apresenta um resultado totalmente diferente da eleição no Pará para o governo estadual, segundo a nova pesquisa do instituto divulgada agora  à noite pela TV Liberal. De acordo com o Ibope, Helder Barbalho estaria eleito  no primeiro turno, caso a eleição fosse realizada hoje.


Helder teria 47% das intenções de votos, contra 15% de Márcio Miranda e 13% de Paulo Rocha, que o Ibope, pela margem de erro, diz estarem empatados. Os candidatos Cleber Rabelo e Fernando Carneiro aparecem também empatados, com 2%. Brancos e nulos somam 13%, enquanto 8% não sabem ou não responderam. ṕem nbp

A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. No levantamento anterior, feito de 15 a 19 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Helder Barbalho, 43%; Paulo Rocha, 13%; Márcio Miranda, 11%; Cléber Rabelo, 3%; Fernando Carneiro, 3%; Brancos/nulos, 17%; Não sabe/ Não respondeu, 10%.

De acordo com o Ibope, a margem de erro da pesquisa de hoje é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais. Ela foi realizada entre 13 e 16 de setembro e registrada no TRE sob o número n° PA-05447/2018, e no TSE, com registro BR-08454/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte no levantamento feito entre 13 e 16 de setembro: 

  • Helder Barbalho (MDB): 27%
  • Márcio Miranda (DEM): 6%
  • Paulo Rocha (PT): 3%
  • Cléber Rabelo (PSTU): 0%
  • Fernando Carneiro (PSOL): 0%
  • Brancos/nulos: 13%
  • Não sabe/ Não respondeu: 48

9 comentários:

  1. E o ranking de rejeição, como ficou agora nessa pesquisa ?

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendo por que não se pode dar credibilidade a pesquisa do Ibope porém sim à Doxa? Viu quem pagou pela pesquisa? Carlos Santos, sujo q nem pau de galinheiro, com um filho q não vale o q o gato enterra. Pesquisa que custa 70 mil a cada encomenda e a tiragem e os patrocinios da provincia já dá p desembolsar 3 vezes 70 mil, dá? Não acreditam no Ibope porque o Helder tá na frente? Não acreditam no Ibope porque o Helder vai levar essa de primeira? Agora é só chorar papai Jatene, tivestes chance de escolher alguem com capacidade de disputar com o Helder e sair ganhando. Agora choraaaa.

    ResponderExcluir
  3. A tucanalha já está afivelando as malas para cair fora! Não vão deixar saudades! Hélder governador!

    ResponderExcluir
  4. Uma observação:Qual o real motivo da disparidade tão grande de percentuais entre os dois institutos?, outra questão intrigante é: Qual o motivo que leva o grupo de comunicação dos Barbalhos a não divulgar a pesquisa do Instituto Doxa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, cara pálida: ela é falsa..kkkk.Queres motivo maior? A doxa é o único instituto que coloca o Helder com menos de 40% e o Márcio com mais de 20%. A 1a pesquisa do SBT colocou o Helder com 45%. Mas tudo bem, o choro é livre!

      Excluir
  5. Vai ter segundo turno Helder e Paulo Rocha

    ResponderExcluir
  6. Nessa mesma pesquisa o governo do pior governador do Estado do Pará dos últimos tempos chamado Jateve também foi avaliado segue o resultado:
    Como você avalia o governador Tucanalha Jateve?
    18%otimo/bom,35% regular,40% péssimo ou ruim,6% não souberam.
    Tá bom para você Carlos Mendes,explicar por que o candidato fantoche dele não declina?
    É não têm jeito o povo quer mudabcm e a mudança é Hélder!

    ResponderExcluir
  7. Caiu a máscara da tucanalha no país. FHC, Serra, Aloísio Nunes, Eduardo Azeredo, Aécio, Santo Alckmin, Azambuja, Beto Richa, Jatene. Será que esqueci algum canalha tucano?

    ResponderExcluir