terça-feira, 18 de setembro de 2018

Alienação de colonizado?


Eleição no Pará pegando fogo para o governo e muita gente por aqui - sobretudo nas redes sociais - prefere tratar de eleição presidencial, demonizando e endeusando candidatos que não estão nem aí para o nosso estado e seu povo, nem para a Amazônia.

Para esses candidatos ao Planalto não passamos de mera colônia, ou detalhe geográfico. O que importa, para essa gente são as riquezas que temos. Os minérios, o gado, a madeira, o plantio de grãos.

Quanto a nossos índices africanos de pobreza e miséria, é problema nosso. Já viram como eles nem falam na Amazônia em seus programas eleitorais? Somos solenemente ignorados. É como se não existíssemos.

E nós, infelizmente, entramos de cabeça no jogo deles, batemos palmas, xingamos, amamos e odiamos candidatos como se eles fossem as razões de nossa existência. Postura típica de mentes colonizadas. Ou alienadas.

Enquanto isso, o Pará chafurda na falta de saúde, educação, segurança, saneamento, moradia, etc. Os que vão governar o Estado prometem o que não vão cumprir e danam-se a mentir com voracidade doentia.

Ninguém debate nada, não se questiona nenhum deles. Helder Berbalho, Márcio Miranda, Paulo Rocha, Fernando Carneiro, Cleber Rabelo, sem falar dos candidatos ao Senado, desfilam livres, leves e soltos.

Tudo porque só queremos saber de Ciro, Alckmim, Haddad, Bolsonaro, Meirelles, Boulos e de outros menos votados. "Ah, mas é o futuro do Brasil que está em jogo", dirá alguém. Putz.
Sim, e com o futuro do Pará, onde vivemos, trabalhamos, adoecemos, lutamos e nos divertimos, ninguém se preocupa? 
Nossa letargia - com o perdão da rima - está virando epidemia. E para ela ainda não existe vacina.

Vamos acordar, pessoal. 

8 comentários:

  1. Tem candidato que de fato quer alienar a população manipulando dados e distorcendo os fatos, sobretudo aqueles políticos concessionários de veículos de comunicação, a exemplo Jader Barbalho o maior corrupto da história do pará e Hélder Barbalho o pior Prefeito da história de Ananindeua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tá bom,adora ado de Tucanalha, o pior governador do Estado do Pará dos últimos tempos chamado Jateve não te alienou? Francamente va tomar banho!

      Excluir
    2. Se tú amas o cavanhaque e o jacaré te casa com eles.

      Excluir
    3. O Revoltado é apaixonado por corruptos e bandidos, o olho dele deve brilhar quando enxerga o jacaré e o cavanhaque.

      Excluir
  2. Cavanhaque e jacaré a dupla que vai arrasar.
    Arrasar com o Banpará, arrasar com a educação, saúde, segurança e com o Estado inteiro. Deus me livre .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não coloque Deus,na cabeça desmiolada, apaixonada por Tucanalhas.E outra não adianta seu falastrorio contra Hélder e Jáder por que o povo ja decidiu,e vai varrer do mapa do Pará o cassado, corrupto e propineiro Jateve e sua trupe!

      Excluir
  3. Fora bando de hipócritas do PSDBeu quero ver se o Macio Miranda vai continuar concorrendo mesmo sendo acusado pela Ministério Publico Militar de peculato esse TER do Pará é omisso

    ResponderExcluir
  4. Fora DASs corruptos do PSDB

    ResponderExcluir