quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Euclides Farias, um campeão de texto e de ética

Euclides: autor de texto primoroso que fará falta por muito tempo
A importância de Euclides Farias para o jornalismo paraense já foi medida por aqueles que com ele conviveram nas últimas três décadas, como o redator do Ver-o-Fato. Texto admirável, conciso, gostoso de ler, rico de informações, às vezes irônico. Os fatos, narrados por ele, tinham luminosidade própria.

Tudo temperado pelo respeito aos personagens de suas matérias ou crônicas, mas sem abrir mão da contundência de quem, por dever de ofício, não abdicava da indignação. Era também um cavador de informações privilegiadas.

O respeito que nutria por suas fontes era traduzido na veracidade das informações que publicava. Com isto, conquistou a credibilidade dos leitores, indispensável à boa reputação de um jornalista.

Aliás, falar do repórter e colega de profissão sem mencionar a pessoa amiga, humana e solidária, é impossível. Euclides era não somente elegante e primoroso no texto, como ético nas relações pessoais, até mesmo com pessoas a quem não conhecia. Coisa rara nos tempos que vivemos, onde muitos, hoje, desconfiam da própria sombra. 

A ausência de Euclides, para quem não o conhecia pessoalmente - sobretudo os leitores de suas crônicas nas redes sociais - será ainda mais sentida à medida em que os dias forem passando e não tivermos mais  a presença física dele no Facebook.

Vale lembrar: inúmeras partidas decisivas e glórias conquistadas pelo Paysandu assistimos juntos, nas arquibancadas da Curuzu ou nas cadeiras do Mangueirão. Ou nas eventuais comemorações do nosso Botafogo, pelo bares de Belém.

Euclides já faz falta e o fará por muito tempo. Que seja bem recebido nas redações celestiais, onde o aguardam Juvêncio Arruda, o xará Euclides "Chembra" Bandeira, e o intrépido Raul Thadeu, todos ávidos pelas "últimas" deste vale planetário. 

Paz à sua alma.

                                   Gostou da matéria?
Então clique em nossas redes sociais, abaixo, e siga as últimas notícias em tempo real, direto na sua timeline:
https://www.facebook.com/verofatonoticias/
https://www.instagram.com/ver.o.fato.noticias/
https://twitter.com/verofato

Um comentário:

  1. Euclides está feliz com tantas homenagens lindas!! Obrigada Daniele Almeida

    ResponderExcluir