VER-O-FATO: Em Pacajá, servidores denunciam ao MP salários atrasados; só repasses da União e Estado salvam o município

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Em Pacajá, servidores denunciam ao MP salários atrasados; só repasses da União e Estado salvam o município

A situação está dramática em Pacajá, município às margens da rodovia Transamazônica com 46 mil habitantes. Dependente sobretudo - como a maioria dos pequenos municípios - de repasses da União e do Estado para pagar a folha salarial de seus servidores, os atrasos têm sido recorrentes e preocupantes.

Convocado para debater o assunto, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), representado pelo promotor de Justiça Gerson Alberto de França, participou de audiência pública na Câmara Municipal de Pacajá, na última quarta-feira. 

A audiência foi realizada no salão da Maçonaria de Pacajá e contou com a presença de representantes do sindicato dos servidores municipais, da sociedade civil, além de vereadores, secretários municipais, prefeito municipal e servidores públicos. Todos manifestaram a insatisfação com a prestação dos serviços públicos.

Já os gestores, apresentaram um diagnóstico da atual situação financeira do município, e quanto foi gasto com pessoal em 2018 e em anos anteriores. Além disso, também foi apresentada a situação da folha de pagamento dos servidores, assim como a previsão de datas para o repasse, pela União e pelo Estado, da receita de tributos a que o município tem direito, tendo em vista que Pacajá depende desses repasses para saldar as dívidas com o funcionalismo.

Após a apresentação do diagnóstico, os representantes municipais expuseram os esforços que estão sendo feitos para sanar os atrasos nas datas em que é realizado o pagamento do salário.


Por fim, foi nomeada uma comissão parlamentar, definida pela Câmara Municipal de Pacajá, para acompanhar a resolução do problema e, ao final do prazo de um mês, apresentar relatório dos trabalhos de acompanhamento. (Do Ver-o-Fato, com informações do MPPA).

Gostou da matéria?
Então clique em nossas redes sociais, abaixo, e siga as últimas notícias em tempo real, direto na sua timeline:
https://www.facebook.com/verofatonoticias/
https://www.instagram.com/ver.o.fato.noticias/
https://twitter.com/verofato

3 comentários:

  1. É ainda tem un5 loucos querendo criar municípios que, com certeza, entrariam na mesma penúria de Pacajas.

    ResponderExcluir
  2. Pior prefeito da historia esse de pacaja o estado deveria mandar fiscaia pra fazer um check_up do que ta sendo feito com o dinheiro e verbas que o prefeito chico tozetti ganha do governo mas que ninguem ver pra onde foi e ate agora ganhou verbas para asfaltamento e hurbanizaçao da frent da cidade mas ate agora nenhuma obra foi começada apezar que o dinheiro ja foi repassado a prefeitura...ruas esburacadas...poeira demais ..ruas sem asfalto..nao tem iluminaçao publica apezar que pagamos a taxa de iluminaçao pra celpa e que eh repassada a prefeitura pra compra de lampadas.

    ResponderExcluir
  3. otimas reportagem ,,so faltou as fotos

    ResponderExcluir