VER-O-FATO: ALIANÇA NO PARÁ UNE HELDER E BOLSONARO; E HELENILSON SERÁ SUPLENTE DE JADER

sábado, 14 de julho de 2018

ALIANÇA NO PARÁ UNE HELDER E BOLSONARO; E HELENILSON SERÁ SUPLENTE DE JADER

Jair, sobre acordo com Helder: "só não faço com o diabo"
O acordo político já está praticamente fechado no Pará, segundo revelou ao Ver-o-Fato uma fonte que acompanha a movimentação das pedras no tabuleiro de xadrez estadual. O ex-ministro da Integração, Helder Barbalho, do MDB, pré-candidato ao governo, terá em seu palanque a companhia do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL).

Bolsonaro lidera as pesquisas eleitorais na corrida à presidência da República nos cenários onde não aparece o ex-presidente Lula, hoje encarcerado por condenação judicial no processo da Lava Jato e praticamente fora do páreo. O deputado, perguntado em Marabá anteontem pelo jornalista Leonêncio Nossa, de "O Estado de São Paulo", sobre o apoio dos Barbalho, foi taxativo:

"Não posso evitar acordos nas sucessões estaduais. Se o nosso foco é a cadeira presidencial, paciência”, disse o pré-candidato. “Só não vamos fazer pacto com o diabo”, completou, numa referência a um discurso em que a presidente cassada Dilma Rousseff afirmou que podia “fazer o diabo quando é hora da eleição”. Bolsonaro, no entanto, disse que não tem “nada a ver” com a costura no Estado e lembrou que conseguiu barrar um acordo do PSL com o PCdoB no interior de Minas Gerais. 

Porém, a  informação chegada ao Ver-o-Fato é de que Bolsonaro mandou "seguir em frente" com a aliança. Quem está à frente do acordo é o deputado federal Eder Mauro, que coordena no Estado a pré campanha do deputado carioca, hoje a voz mais estridente da direita nacional. As tratativas avançaram muito nos últimos dias, sobretudo depois que o médico, Geraldo Veloso (informação corrigida, ele nunca foi prefeito de Marabá e sim o pai dele, já falecido), também do PSL, engajou-se ainda mais às negociações, aproveitando a presença de Bolsonaro no município. Veloso, que na verdade já vinha atuando com Eder Mauro nos bastidores, terá seu nome apoiado como candidato a deputado federal.

O que pensa disso o cacique Jader Barbalho, pai de Helder e pré candidato à reeleição ao Senado? Parece que Jader joga em várias direções, sempre mais próximo de quem pode alçar voo mais altos nas urnas em direção ao Palácio do Planalto. Para uns, diz que seu candidato à presidência da República é o ex-ministro da Fazenda de Temer, o banqueiro Henrique Meirelles, do MDB. Para outros, sinaliza que aguarda definição de um nome forte do PT ao Planalto.

O presidente do PSL no Pará, Rogério Barra, disse ao repórter do "Estadão" que seu partido é ligado especialmente aos policiais militares e está na oposição ao governador Simão Jatene (PSDB). “Ele não recebe a tropa da polícia, que forma a base do nosso partido”, emendou. “O PSL tem um diálogo com o grupo oposicionista, mas uma aliança ainda está indefinida”, resumiu.

Eder Mauro desconversou em Marabá a sobre as negociações, mas adianta, porém, que nas conversas com Helder, está acertado que ele ditará a segurança pública no Estado num eventual governo do grupo. 

Helenilson com Jader

O ex-vice governador durante o segundo mandato de Simão Jatene, o economista Helenilson Pontes, também já concluiu as negociações e, a convite de Jader, será primeiro suplente na chapa em que o senador emedebista buscará a reeleição. "Já fui advogado do Jader e sempre tive com ele um bom relacionamento", disse Helenilson em conversa telefônica com o Ver-o-Fato.

Perguntado se havia sido chamado pelo governador Simão Jatene para alguma conversa sobre candidatura em outubro, Helenilson respondeu que não, embora enfatizasse que se "dá bem" com o tucano. 

Sobre a candidatura ao governo do deputado Márcio Miranda, que tem o apoio de Jatene, o economista disse que na terra dele, Santarém, Miranda "não terá palanque", porque o único aliado será o deputado Alexandre Von. 



21 comentários:

  1. É um pouco estranho o Bolsonaro pregar "honestidade", e depois fazer acordo não com o diabo mas, com candidatos corruptos, desqualificados, que nem JADER BARBALHO e HÉLDER BARBALHO, no mínimo seu discurso de seriedade e honestidade com a coisa pública cai por terra
    ao aceitar o apoio de políticos dessa estirpe. estranho também, Helenilson Pontes, que foi vice governador do JATENE, agora vir como suplente do JADER BARBALHO. É por essas e outras que esse estado está do jeito que está, sem saúde, sem educação, sem segurança, sem saneamento básico. O Paraense precisa acordar pois se eleger essa gente em 2018, vai passar por muitos apuros.

    ResponderExcluir
  2. O pior mesmo,é partido PSDB(partido da destruição e dos DAS)

    ResponderExcluir
  3. Uma grande aliança envolvendo lideranças no estado está se formando em torno de Hélder Barbalho que ao que tudo indica será o próximo governador do estado! Com isso Jatene e sua troupe cairão fora!

    ResponderExcluir
  4. Essas costuras políticas são normais. Interessante os comentários de alguns tucanos "anônimos", que não tem coragem de identificar-se como tucanos. O desgivernador deles é"onestio". Sob os governos tucanos, o Pará só atrasou! Jatene não é melhor que Jader em NADA, absolutamente, NADA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser tucano ou membro de qualquer outra sigla partidária pra constatar que JADER BARBALHO e HÉLDER BARBALHO são corruptos e incompetentes, o Pará e o Brasil tem conhecimento dessa realidade.

      Excluir
  5. Eles são demônios e, vocês tucanos são anjos de virtude? O PSDB é a velha prostituta pregando castidade! A desonestidade é grande que não gostam de ver a luz do sol. Imagino que estás amargo devido ao fato de que vais perder teu DAS, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou tucano, não tenho DAS, e continuo afirmando que o JADER BARBALHO E HELDER BARBALHO São corruptos e incompetentes, quem defende corrupto provavelmente ganha ou quer ganhar dinheiro a custa do sofrimento da população.

      Excluir
    2. Kkkkkk...me engana que eu gosto. Nunca votei nos Barbalhos, mas não concordo com tua hipocrisia! Pelo teu texto o Jatene é um poço de virtude! Sou servidor estadual, t€cnico dos bons e CONCURSADO! Desculpa aí...virtuoso anônimo

      Excluir
    3. José de Arimatéia16 de julho de 2018 22:07

      Meu caro, você não é imparcial. Helder foi excente prefeito em Ananindeua, fazendo obras que não dão voto. Se fala tanto em saùde e efuacação como pilares de uma boa administração. E isso ele fez. Portanto, não é incompetente! Qual a condenaçåo que ele tem transitado em julgado, pata você afirmar que ele é corrupto? Não podemos condená-lo por ser filho do notório Jader Barbalho, aí sim, tem inúmeros indícios de corrupção. A questão de ter recebido doação de empresa envolvida com a lava jato não pode servir de parâmetro, posto que tais doações eram legais na época e ele a declarou à justiça eleitoral, de modo que tal procedimento não o desabona. Dizer o contrário é hipocrisia. Todos os políticos as receberam, inclusive Simão Robson de Oliveira Jatene, que você colocou como virtuoso, numa visão míope e parcial.

      Excluir
    4. Eu te parabenizo por você ser um técnico dos bons e concursado como diz, mas se você prestar atenção no texto, verá que em momento algúm faço afirmações elogiosas ao atual governo, que particularmente considero ineficaz para a sociedade paraense, como também, tenho convicção de que um eventual governo Barbalho será tão desastroso quanto.

      Excluir
    5. Se você acha que o governo Barbalho foi positivo para Ananindeua, a opinião é subjetiva, é fato que um grande quantativo de eleitores de Ananindeua certamente discorda da sua visão, mas isso é democracia. Ao criticar e apontar o histórico de incompetência e corrupção da familia Barbalho não significa que estou elogiando o governo JATENE, pelo contrário, acho que foi um governo extremamente ineficaz e danoso ao estado, assim como foram os governos da familia Barbalho.

      Excluir
  6. Políticos de muitas matizes partidárias estão aglomerados em torno da candidatura de Helder para Governador em 2018. O fato é que muitos cansaram da incompetência que gravita em torno do atual Governador, que impôs uma candidatura sem expressão para ganhar uma guerra tão ferrenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      E com medo e já em desespero,o governador corrupto e cassado Jateve,tenta chamar os prefeitos e vereadores do PSD,para apiuaro inexpressivo candidato drle,mostra mosa sua costumeira falta de ética.Pois o PSD fechou com Hélder

      Excluir
  7. Ma coisa é certa, pela primeira vez um candidato que nem ele, nem seus parentes tem telhado de vidro, é mais ser eleito por uma entidade como internacional como a pessoa menos corrupto, não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
  8. Bolsonaro provavelmente esteja querendo ganhar força, para futuramente aprovar suas propostas de lei.

    ResponderExcluir
  9. Edmilson Alcåntara16 de julho de 2018 21:50

    Helder foi um excelente prefeito em Ananindeua:criou a guarda municipal, fez inúmeros concursos públicos, respeitando os servidores, criou várias Upas em parceria com o Governo Federal, implantou os pólos da IFPA,UEPA em Ananindeua, incluindo a cessão da antiga granja do Governador pela Ana Júlia, para instalações dos respectivos campus, implantou a 1a escola de tempo integral, informatizou 100% as escolas municipais, implantou o aluno nota 10, que dava prêmios para os alunos melhor avaliados, criou o pré vestibular municipal gratuito para alunos carentes, criou o baile das debutantes, onde meninas sem condições financeiras podiam realizar o sonho de comemorar seus 15 anos...a educação e a saúfe não andavam de muletas em seu Governo. Helder fez obras que a maioria dos políticos não faz, pois não aparecem, não dão votos¡

    ResponderExcluir
  10. Os tucanos estão incomodados com a provável vitória de Hélder! Ei tucanos, desapeguem!

    ResponderExcluir
  11. Meu voto é Bolsonaro p/presidente e Helder gov.do Pará

    ResponderExcluir