sexta-feira, 18 de maio de 2018

PF ESTOURA EM BELÉM QUADRILHA QUE BENEFICIAVA PESSOAS FICTÍCIAS JUNTO AO INSS

A PF acordou cedo e levou pesadelo ao sono dos fraudadores

A Polícia Federal, com o apoio do Núcleo de Inteligência Previdenciária (Nuinp) deflagrou, na manhã desta sexta-feira em Belém a "Operação Espúrio", desarticulando uma associação criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários assistenciais conhecidos por Loas.
Segundo a assessoria da PF no Pará, estão sendo cumpridos oito mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária e dois  de busca e apreensão. As investigações começaram a partir de denúncia de que nos endereços dos investigados chegavam correspondências do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), referentes ao benefício previdenciário Loas.
Essas correspondências, porém, eram enviadas em nome de terceiros que não residiam em tais locais. O trabalho de inteligência policial detectou que tais benefícios teriam sido concedidos a pessoas fictícias, e que a associação criminosa criava toda a documentação, como identidade, CPF e carteira profissional, inserindo alguns dos seus próprios dados pessoais na fraude. 
A documentação forjada servia para embasar o requerimento de benefício previdenciário junto ao INSS. Além das prisões e dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou a imediata suspensão de 16 benefícios previdenciários com fortes indícios de serem fraudulentos, cujo prejuízo estimado, conforme levantamento, é de R$ 2,2 milhões.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato previdenciário. Os presos serão encaminhados para o Sitema Prisinoal em Belém, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

Espúrio, o nome da operação da PF, é um adjetivo que vem do latim, mais concretamente do vocábulo spurius. Pode-se dizer que possui dois significados. Por um lado, refere-se a algo ou alguém que desde a sua origem se encontra degenerado por algum motivo. Por outro lado, trata-se de tudo que é enganoso, perverso, inautêntico ou falso em algum sentido.




Um comentário:

  1. O Inss, a previdência, estão quebrados em função da má gestão e da roubalheira exacerbada presente nesses órgãos, cadeia pra ladrão.

    ResponderExcluir