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sábado, 5 de maio de 2018

ATOLADA NA LAVA JATO, ODEBRECHT VENCE LICITAÇÃO DE R$ 525 MILHÕES DO BRT DE MARITUBA A BELÉM

A empresa campeã nacional de propinas ganha obra, agora no Pará



Alexandre Pelegi - jornalista

A Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) venceu hoje, dia 4 de maio de 2018, a licitação pública do governo do Pará para construção do BRT de Belém. O valor do projeto está estimado em R$ 525 milhões, que será financiado com empréstimo do Jica, o órgão do governo do Japão responsável pela Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento de países em desenvolvimento.

O projeto engloba a reestruturação da BR- 316 e a implantação do Sistema Troncal de Ônibus BRT Metropolitano, criados para melhorar a mobilidade urbana e buscar solução para o transporte público e circulação geral, segundo o governo do estado do Pará.

O projeto inclui a melhoria no sistema de transporte no trecho entre o Entroncamento e o município de Marituba; a construção de alternativas viárias à rodovia BR-316, como o prolongamento das avenidas João Paulo II e Independência; e a adequação de vias que integram a rede de transporte coletivo.

Em setembro de 2012, em Tóquio, o governador do Pará, Simão Jatene, assinou o Contrato de Empréstimo com a JICA, destinado a custear a execução das obras do Sistema Troncal de Ônibus da Região Metropolitana de Belém, incluindo a implantação do seu Sistema de Controle Operacional.

A população atendida é estimada em 1 milhão de habitantes nas regiões de Belém, Ananindeua e Marituba. O prazo da obra é de 585 dias, com expectativa de que o processo se inicie ainda em 2018.

Apesar de não ter assinado até agora o acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU), ainda em fase de negociação, a Odebrecht pode participar de processos de estatais por não ter sido declarada inidônea.

Mesmo com o nome envolvido nos recentes escândalos de corrupção, a Odebrecht participou de alguns processos de licitação em 2017. Este foi o segundo que conseguiu vencer.

Em março a empreiteira foi contratada pela estatal federal Furnas, subsidiária da Eletrobras, para modernização de uma planta da Usina Termelétrica Santa Cruz (Rio de Janeiro).

HISTÓRICO

Em fevereiro de 2014 foi assinado o contrato com o Consórcio Troncal Belém, vencedor de licitação internacional, para a elaboração do projeto executivo e execução do gerenciamento da obra do BRT Metropolitano. O consórcio é constituído por quatro empresas, duas brasileiras e duas japonesas. O projeto executivo já foi concluído.

O início do processo licitatório para a execução das obras foi possível somente após o governo federal delegar um trecho da BR-316 ao Governo do Pará, em novembro de 2016.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Nota de Esclarecimento - "O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) informa que na manhã desta sexta-feira (4) foi realizada a sessão de abertura das propostas de preço da Licitação Pública Internacional nº 001/2017- NGTM, para a execução de obras do BRT Metropolitano, com a participação das empresas cujas propostas técnicas foram consideradas substancialmente adequadas, de acordo com as diretrizes do agente financeiro, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

A próxima etapa do processo licitatório é a avaliação das propostas de preço, pela Comissão Especial de Licitação do NGTM. Portanto, o Núcleo de Gerenciamento informa que somente será declarada a empresa vencedora do certame após a conclusão da análise das referidas propostas".


Um comentário:

  1. Esta empresa depois de tantos prejuízos causados ao Brasil e o mundo, deveria ter seu registro cassado e não participar de processos licitatórios. Também, esta declaração de inidôneidade já deveria ter sido expedida por orgãos competentes.

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