quarta-feira, 25 de abril de 2018

É PRA RIR: PREFEITO DE BUJARU INVESTIGADO POR FRAUDES E PROPINA RECEBEU DO TCM PRÊMIO DE COMBATE À CORRUPÇÃO

O prefeito posou para a foto ao receber do TCM o prêmio de combatente da corrupção

Nome de um demônio da "Divina Comédia" - obra do genial poeta Dante Alighieri - Malacoda era o capeta responsável por impedir que as almas corruptas escapassem do local de punição. Pois Malacoda foi o nome que inspirou a operação realizada esta manhã pela Polícia Federal do Pará no município de Bujaru.


O objetivo dessa operação é investigar o recebimento de propina e fraudes no uso de verbas federais destinadas à merenda escolar naquele município. Segundo a PF, as investigações indicam o envolvimento do prefeito, Jorge Sató (PR) e das secretárias de Educação, Maria Célia Lima Sato, e de Finanças, Amanda Akemi Lima Santo, respectivamente filha e esposa do prefeito, em atos de corrupção. 

Foram cumpridos pelos agentes da PF 5 mandados de busca e apreensão nas sedes da Prefeitura e das Secretarias de Educação e Finanças, e na residência dos investigados, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1º região, que também determinou o afastamento do cargo dos envolvidos.

O esquema criminoso envolve possíveis fraudes em processo licitatório destinado a contratação de empresa de fornecimento de merenda escolar, envolvendo verba federal do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 
Além do direcionamento do certame para determinadas empresas, há provas de recebimento de propina pelos agentes públicos. Os investigados também serão ouvidos a fim de prestarem esclarecimentos sobre os fatos em apuração.

O mais interessante disso tudo é que, ano passado, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) entregou ao prefeito Jorge Sató o troféu "Gestor Transparente 2017 Sebrae no Dia Internacional Contra a Corrupção" (veja a foto da premiação, acima). 
É uma piada o TCM paraense.

7 comentários:

  1. Tc's antros de corrupção e safadeza. Cabide de emprego e troca de favores. A vergonha nacional!!!!!
    Só fazem o que querem e lei é potoca. Se colocam numa pose de moralidade e são todos representantes imorais. Va-lha nos a quem ???? A maior piada desse pobre Pará.

    ResponderExcluir
  2. Precisa ser investigado também quem concedeu este "prêmio"ao prefeito!

    ResponderExcluir
  3. Se investigar o TCM sai todo mundo preso, um dos órgãos mais corruptos do estado.

    ResponderExcluir
  4. A população deve se manifestar e exigir a extinção dos Tribunais da Corrupção Estadual e Municipal. São imorais, corruptos, uma verdadeira sangria do erário público.

    ResponderExcluir
  5. Carlos Mendes, creio que o próprio alcaide, quando chegou em casa, após ter sido laureado pelo Tê-cê-ême, deve ter morrido de rir...

    ResponderExcluir
  6. Quando é que teremos uma lava-jato nesse tribunal e em outros comandados por políticos indiciados pelo governador Tucanalha, corrupto e cassado Jateve?

    ResponderExcluir
  7. Tribunais-fazem-de-contas são os maiores engodos da República. Não servem pra nada, exceto pra premiar político amigo de governador e gastarem excessivamente altas somas do erário. Verdadeiras vergonhas.

    ResponderExcluir