terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

PRÉ-CANDIDATO A PRESIDENTE, PLÍNIO SAMPAIO JR. PARTICIPA DE DEBATE NESTA QUARTA EM BELÉM

Plínio Sampaio : construção de verdadeira "alternativa de esquerda"
Militantes e dirigentes do PSOL organizam o lançamento da pré-candidatura de Plínio Sampaio Jr. à Presidência da República em Belém, nesta quarta-feira, 7, às 18h. O evento ocorrerá no Hotel Sagres, localizado na avenida José Malcher, 2927, e tem como objetivo principal o debate das ideias da pré-candidatura – agregar propostas e novas contribuições - com trabalhadores, estudantes e membros de movimentos sindicais e sociais nos quais o partido atua, como o feminista, de negros e negras, indígenas e LGBTs.


Plínio tem como um dos eixos centrais - segundo texto dos organizadores enviado ao Ver-o-Fato - a construção de uma "verdadeira alternativa de esquerda para derrotar as reformas que retiram direitos da classe trabalhadora e que combata os blocos reacionários e de direita – PMDB-PSDB e Bolsonaro -, mas também as falsas saídas propostas por Lula, PT e seus aliados".

No manifesto de lançamento de sua pré-candidatura, ele propõe “dar conteúdo político à agenda de transformação social levantada pela juventude que protagonizou as jornadas de junho de 2013 – “direitos já”. Além de lutar pela revogação de todas as leis promulgadas pelo governo Temer e contra toda as amarras econômicas que servem aos interesses do capital, a começar por desmontar o sistema da dívida pública, que desvia boa parte dos recursos públicos para o bolso dos mais ricos.”

Crítico à atual direção majoritária do partido - Unidade Socialista, corrente de Edmilson Rodrigues - por sua proximidade com os lulistas e por seus problemas de falta de democracia no processo de escolha do candidato à presidente, Plínio Jr. defende que a “definição do conteúdo e da forma da candidatura à Presidência da República em 2018 deve ser adotada em fóruns democráticos, amplos, capazes de debater os problemas fundamentais dos/as trabalhadores/as e suas possíveis soluções.”

Plínio Jr. é filiado ao PSOL desde 2005, é filho do candidato à presidente pelo PSOL em 2010, Plínio de Arruda Sampaio, campanha na qual contribuiu ativamente. É também professor livre-docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicam). Com pesquisas na área de história econômica do Brasil e teoria do desenvolvimento, dedica-se ao estudo do impacto da globalização capitalista sobre a economia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário