terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

OAB DO PARÁ E CÂMARA FEDERAL VÃO INVESTIGAR CRIMES AMBIENTAIS DA HYDRO EM BARCARENA



Duas ações importantes, para investigar crimes ambientais e as bacias de rejeitos minerais da norueguesa Norks Hydro, acabam de ser tomadas, a partir das provocações e matérias produzidas pelo Ver-o-Fato e também pela repercussão do problema alcançado nos jornais de Belém.

A primeira, é da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará (OAB-PA), que por meio de seu representante no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), o santareno Ubirajara Bentes Filho, decidiu convocar uma audiência pública, provavelmente ainda neste mês, ou no começo de marco, em Barcarena, para tratar do caso.

O que motivou Bentes a tomar a providência, segundo ele conta em vídeo (acima) gravado pela equipe TV Impacto, de Santarém, foi a "gravidade ambiental, com preocupantes reflexos sociais, das supostas poluições causadas pelas atividades da empresa Norsk Hydro".

"Constatamos inexistir medida entre autoridades do Poder Executivo e do Ministério Público como intermediários entre a sociedade e as comunidades em protesto e a empresa", justifica Bentes, que não descarta pedir a cassação das licenças de operação da empresa e suspensão das atividades minerais dela em Barcarena se houver comprovação das denúncias feitas pelas comunidades.

A segunda iniciativa é do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), que após protocolar pedido conversou pessoalmente com o presidente da Cãmara dos Deputados, Rodrigo Maia, recebendo dele a aprovação da criação de uma Comissão Externa da casa para "averiguar os riscos de uma catástrofe em Barcarena".

Além do próprio Edmilson, que vai coordenar a Comissão Externa, pela bancada paraense assinaram o pedido os deputados Arnaldo Jordy (PPS), Eder Mauro (PSD) e Elcione Barbalho (PMDB). 

2 comentários:

  1. O ASSENTAMENTO PAE JURUTI VELHO PRECISA SER URGENTEMENTE INVESTIGADO ALÉM DOS SERVIDORES DO INCRA DE SANTARÉM ELITA DE FREITAS BELTRÃO E CANDIDO NETO DA CUNHA QUE CHEFIAM A QUADRILHA QUE DESVIA ROYALTS DA MINERADORA ALCOA NO ASSENTAMENTO ONDE OS DEJEITOS ESTÃO SENDO JOGADOS NO RIO AMAZONAS INDISCRIMINADAMENTE. SEMA INCRA E IBAMA DE SANTARÉM ESTÃO NO MEIO DA CORRUPÇÃO... O PSOL É O CENÁRIO POLÍTICO FAVORECIDO POR ESTES CRIMES...

    http://www.ver-o-fato.com.br/2015/12/os-riscos-da-barragem-da-alcoa-em-juruti.html

    http://www.ver-o-fato.com.br/2015/12/os-riscos-da-barragem-da-alcoa-em-juruti.html

    ResponderExcluir
  2. E A ALCOA NO ASSENTAMENTO JURUTI VELHO QUE ROUBA O POVO COM APIOIO DO INCRA DE SANTARÉM COMO A SERVIDORA ELITA BELTRÃO..

    http://www.ver-o-fato.com.br/2015/12/os-riscos-da-barragem-da-alcoa-em-juruti.html

    ResponderExcluir