INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Linha de Tiro - 19/04/2018

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

MEDIDAS COSMÉTICAS


Francisco Sidou - jornalista

A Constituição Federal determina solenemente que " a saúde é dever do Estado e direito do cidadão". Na prática, em todo o Brasil, o que se vê é um cenário desolador de doentes e acidentados aguardando atendimentos de urgência e emergência nos corredores de hospitais, UPAS e pronto socorros municipais, em macas improvisadas nos corredores e em condições degradantes. 


As verbas anunciadas em vistosas propagandas de parlamentares paraenses parece que não chegam a essas unidades de saúde pública e sua demanda só faz crescer com a vinda de mais doentes de quase todos os municípios paraenses para pronto atendimento em Belém. 

Em meio ao caos, o prefeito de Belém aparece sorridente em fotos oficiais posadas e penduradas nas recepções das UPAS e no Pronto Socorro da 14 e do Guamá. Com grande alarde publicitário , o governador Jatene, em final de mandato, faz entrega festiva de mais 80 novas ambulâncias a vários municípios paraenses.

Em Saúde, como na Economia, não se promove prosperidade (soluções) dividindo a escassez. Essas ambulâncias serão apenas usadas para trazer mais doentes para Belém. E logo estarão abandonadas em alguma sucataria de desmonte, como nas fotos. 

O que o governo do Estado precisa fazer é promover a construção de novas UPAS em todos os municípios do Pará, em convênio com o Ministério da Saúde, com o apoio também da bancada paraense no Congresso Nacional, pródiga em anunciar emendas parlamentares para a Saúde, mas sem cobrar resultados ou acompanhar o destino da verba. 

E também reformar aquelas instalações sem uso nos fundos da velha Santa Casa de Misericórdia , em parceria com a PMB, para ampliar o Pronto~Socorro da 14, até duplicando sua atual capacidade instalada nos atendimentos de urgência/emergência. 

Investir apenas em novas ambulâncias é como construir castelos na areia movediça da demagogia e do despreparo na gestão da "coisa" pública.

2 comentários:

  1. É bom,que o MPF e MPF,dê uma passada na rua da caixa D,água da Cosanpa, na construção da UPA da Marambaia, que estar abandonada a muito tempo, tá só mato e insetos por lá,mais uns dias só terá o terreno baldio,pela falta do descaso do gestor municipal.Ainda,tem gente que diz, que ele está fazendo do "Jeito Certo"

    ResponderExcluir
  2. Atenção,TV Liberal,favor de verificar,porque as TVs RBA,RECORD e outras já estão dominadas

    ResponderExcluir