quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

COMUNIDADES DE BARCARENA PROTESTAM NA PORTA DA HYDRO CONTRA OS CRIMES DA EMPRESA

                                         Veja trecho do vídeo da manifestação
No protesto, sobrou para Jatene, governador, e Vilaça,prefeito

Moradores das dezenas de comunidades de Barcarena, vítimas da contaminação de rios, igarapés, poços e matas provocados pela mineradora norueguesa Norks Hydro, acordaram cedo - ou mal dormiram, porque andam aflitos, doentes e desesperados - e foram protestar na porta da empresa. Com faixas, cartazes e carro-som, gritam palavras de ordem.

Eles cobram providências da Hydro para que ela paralise seus crimes ambientais e  sociais e pague pelos prejuízos materiais e de saúde  causados a todas as famílias das 105 comunidades, principalmente as mais próximas das bacias de rejeitos da empresa.

O Ver-o-Fato foi informado que dirigentes da Hydro que moram na Noruega estão em Barcarena para saber a extensão da poluição causada às comunidades. Eles também já se reuniram com diretores da empresa no Brasil. Corre a informação de que cabeças devem rolar na diretoria brasileira. O impacto negativo do que a Hydro faz no Pará já chegou à Europa, por meio de matérias jornalísticas.

Na verdade, qualquer que seja a decisão tomada pelos diretores noruegueses, a Norks Hydro é  uma empresa hipócrita, que vende nos países onde atua o discurso de ser "socialmente justa e ambientalmente saudável", mas sua prática  é criminosa, de ir matando aos poucos, pela contaminação, as populações que vivem no entorno de seus projetos, como ocorre em Barcarena.

Semas escondeu crimes

A Polícia Militar foi chamada pela empresa, mas os moradores disseram que a manifestação é pacífica, mas de desabafo contra as atrocidades praticadas pela empresa, como o de manter por vários anos um duto clandestino de suas bacias para despejar rejeitos químicos altamente cancerígenos nas águas usadas pelos moradores.

Laudo do Instituto Evandro Chagas comprovou a contaminação dos mananciais por até 25 vezes maior do que o permitido por lei. Tudo sob a conivência da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) , que cinicamente chegou a dizer que estava tudo bem nas bacias da Hydro. 

Aliás, foi o Evandro Chagas quem descobriu a tubulação criminosa.

2 comentários:

  1. A SEMAS PARÁ E O IBAMA DE SANTARÉM É UM ANTRO DE CORRUPÇÃO. COBRA PROPINA PARA LICENCIAR QUALQUER COISA E O EXEMPLO DISSO É OS CRIMES COMETIDOS PELA MINERADORA ALCOA QUE SE MANTÉM OCORRENDO ATÉ HOJE..
    A MADEIREIRA MADESA, ALECRIM E RANCHO AINDA PAGAM PROPINA PARA O IBAMA DE SANTARÉM PARA DESMATAR A AMAZONIA ..... OS CAMINHÕES CARREGADOS DE TORAS ENTRAM A NOITE NESTAS INDÚSTRIAS.... NA CARA DE PAU COM ORIENTAÇÃO DA SEMA E DO IBAMA...
    NO INCRA EM SANTARÉM SERVIDORES LIGADOS AO PARTIDO DO PSOL RECEBEM PROPINA DOS ROYALTS DA MINERADORA ALCOA NO ASSENTAMENTO JURUTI VELHO PARA ESCONDER CRIMES LÁ OCORRIDOS. ELITA BELTRÃO SERVIDORA DO INCRA DE SANTARÉM COMANDA A QUADRILHA DO PSOL NESTE ASSENTAMENTO CRIADO PARA FAVORECERA MINERADORA.

    VEJAM AQUI...

    http://www.ver-o-fato.com.br/2015/12/os-riscos-da-barragem-da-alcoa-em-juruti.html

    ResponderExcluir
  2. É MUITA PROPINA PARA PARA SERVIDORES DA SEMA DO PARÁ E DO IBAMA PRINCIPALMENTE EM SANTARÉM, ONDE A MINERADORA ALCOA PAGOU PROPINA PARA SERVIDORES DO INCRA CRIAREM O ASSENTAMENTO JURUTI VELHO PARA PODER EXTRAIR BAUXITA E ESQUENTAR O DESVIO DE OURO NA ÁREA. ELITA BELTRÃO LIGADA AO PARTIDO POLÍTICO DO PSOL COMANDA O ESQUEMA FRAUDULENTO...

    http://www.ver-o-fato.com.br/2015/12/os-riscos-da-barragem-da-alcoa-em-juruti.html

    ResponderExcluir