INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Linha de Tiro - 19/04/2018

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

REFUGIADOS SEM REFÚGIO

 


Ao deparar com as fotos do grande repórter fotográfico Ary Souza na página dele no Facebook, veio à minha mente a lembrança de que o menino que aparece com destaque quase foi atropelado por mim, ontem, domingo, por volta de 1 da tarde, na esquina da Humaitá com a 25 de Setembro.

O sinal abriu e avancei em marcha reduzida, quando o garoto lançou-se em direção ao veículo por mim dirigido. A mãe, num gesto instintivo e protetor,  puxou-o pelo braço. Prudente, antes que ele ficasse na frente do carro, acionei o freio, mais ou menos há um metro da criança.

Olhei em volta e na faixa de pedestres, ainda com o sinal aberto, estavam pelo menos uns dez indígenas venezuelanos, com muitas crianças, inclusive de colo. 

Minha mulher e eu comentamos aquela triste situação daquelas pessoas, em terra estranha, fugitivas de uma ditadura, passando fome e humilhações nas ruas de Belem.

Como diz a jornalista Aline Brelaz, ao comentar as fotos do Ary Souza: "triste e cruel realidade". É o drama de refugiados que se espalhou pelo mundo. E chegou a Belém, desde setembro do ano passado.

Refugiados sem qualquer refúgio.

Ao deus-dará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário