VER-O-FATO: A-HA, ENTÃO É HYDRO O QUE VOCÊS FAZEM? COMUNIDADES DE BARCARENA SE REVOLTAM CONTRA MULTINACIONAL

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A-HA, ENTÃO É HYDRO O QUE VOCÊS FAZEM? COMUNIDADES DE BARCARENA SE REVOLTAM CONTRA MULTINACIONAL


Várias entradas e saídas de Barcarena foram fechadas pelas comunidades
O município de Barcarena amanheceu nesta quinta-feira (14) todo bloqueado por manifestações contra a Hydro. Manifestantes de mais de 60 comunidades afetadas pela contaminação das bacias de rejeito químico da Hydro paralisaram todas as vias de acesso ao municipio. Ninguém entra ou sai. A disposição deles é ficar por tempo indeterminado.

O clima está tenso, pois os moradores dessas comunidades cobram uma solução urgentes das autoridades contra a empresa Hydro, que está praticando esse crime ambiental na região. Segundo um morador, a cidade está “só poluição e desemprego”, o que contraria as propagandas da empresa Hydro, que destacam avanços econômicos e sociais.


“A Hydro devastou uma área correspondente a cerca de 2500 campos de futebol, removendo solo,  desmatando, tudo para fazer as bacias de rejeitos, causando poluição”, explicou o advogado Ismael Moraes. De acordo com ele, são cerca de 60 comunidades atingidas pela irresponsabilidade da empresa.



Um dos principais problemas que vêm sendo denunciados por moradores é que mais de vinte bacias teriam sido construídas na área para receberem rejeitos químicos, o que estaria causando problemas ambientais.


Os manifestantes não entraram em confronto. E decidiram que, quando a PM chegar num local, eles sairão, mas haverá mais 8 a 10 outros locais bloqueados. A PM deverá se deslocar, e eles voltarão. Anteontem houve um protesto em  frente  à Câmara Municipal, com a presença de mais de 5 mil pessoas.

Na propaganda da Hydro, paga a peso de ouro nas TVs paraenses, ela se mostra como uma benfeitora do Pará, o que é uma grande mentira e farsa de proporções amazônicas. Na prática, a empresa norueguesa, que tem como sua garota-propaganda a banda de rock A-HA, age com arrogância e está se lixando para as autoridades paraenses.

E a poluição ambiental em Barcarena é o cartão de visitas da Hydro, indiferente ao sofrimento e às dores de milhares de famílias. A Hydro já é processada na Justiça Federal pelo que está fazendo de mal à Barcarena, e será processada também na Europa, para que o mundo dito civilizado saiba o que verdadeiramente faz essa empresa no Pará.


2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem,Carlos.Cuidado que ainda vai aparecer algum "revoltado" para te chamar de comunista e ecochato rsrsrs.. Ninguém é contra a geração de emprego e renda na nossa região.Mas não à custa de destruição ambiental.Abraços.Rafael Araújo.

    ResponderExcluir
  2. A cultura de massa fica evidente nessa propaganda dessa "MINERODEVASTADORA". A melodia tocada em um tom de coisa boa acontecendo, coisas que só a engenharia social explica. São três as emissoras daqui, as quais já são patrocinadas. Ela começou primeiro por uma de menos alcance, depois a de segunda e agora de maior alcance. Porquê se não patrocinar essa última, sofrerá o mesmo quem uma rede de supermercados que chegou recentemente no Pará. O mais curioso de tudo isso é que só as mostram essa propaganda em dois horários: 7:00hs quando muitos estão saindo para o trabalho e às 19:00hs quando alguns já voltaram muito bem arquitetado.

    ResponderExcluir