VER-O-FATO: EM COLARES, OS 40 ANOS DAS APARIÇÕES MISTERIOSAS: HÁ COISAS INTERESSANTES PARA VER E OUVIR NOS DIAS 17,18 E 19. VEJA A PROGRAMAÇÃO

domingo, 12 de novembro de 2017

EM COLARES, OS 40 ANOS DAS APARIÇÕES MISTERIOSAS: HÁ COISAS INTERESSANTES PARA VER E OUVIR NOS DIAS 17,18 E 19. VEJA A PROGRAMAÇÃO

Colares receberá pela primeira vez a discussão do evento que a impactou
Pousadas com suas lotações quase esgotadas, bonecos de ETs espalhados pelos principais pontos da ilha, carros som pela rua, avisando sobre o evento. Gente querendo falar coisas que nunca falou sobre o episódio ocorrido há 40 anos.
Ana Frida Azevedo de Holanda Lima e Luiz Carlos Azevedo de Holanda Lima, filhos do capitão da Aeronáutica, Uirângê Bolivar Soares de Holanda Lima, estarão presentes no evento. O pai de ambos será homenageado pela Câmara Municipal. 
Colares está agitada e, dentro das suas limitações, pronta para receber os turistas e curiosos interessados em ouvir as palestras sobre os 40 anos das aparições das luzes misteriosas que levaram pânico à cidade, sugando em alguns casos o sangue - ou a energia, como preferem alguns - das pessoas. 
Mas, deixemos de papo. Confira abaixo a programação atualizada do que vai rolar no I Congresso Ufólogico de Colares.

Dias 17,18 e 19 de novembro de 2017 na Câmara Municipal de Colares

Sexta-feira 17/11/17

15h - Credenciamento

15h30 - Abertura oficial - Boas vindas da coordenação e parceiros aos participantes do congresso.

16h00 - Inauguração de placa e rua em homenagem ao coronel Uyrangê Holanda.

16h30 - Lançamento da pedra fundamental do museu da Operação Prato.

 Livre - Feira Cultural -  Local: Praça Três Poderes

16h - Exibição de filmes/documentários sobre o fenômeno
                             Local: Academia de Jiu Jitsu, ao lado da Câmara.

16h - Sessão de autógrafos com Maria Betânia B. Albuquerque e Agildo Monteiro. Local: Praça Três Poderes

17h00 - Palestra de abertura 1: "Uyrangê Hollanda: O Homem que Mudou a História da Ufologia Mundial”.

             Palestrante: José Ademar Gevaerd
          
Minicurrículo: Ufólogo; editor da Revista UFO; fundador e presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV); também é diretor brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Representa o Brasil no Center for UFO Studies e é diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress.

18h00 - Observação no céu - Local: orla da cidade.

19h00 - Abertura do I Concurso de Carimbó Ufológico de Colares
             Local: em frente à Praça Três Poderes

21h30 – Vigília ufológica no entorno da Samaumeira, Praia do Humaitá.
               Concentração: em frente ao Cristo, orla da cidade.

Sábado – 18/11/17

Livre - Feira Cultural -  Local: Praça Três Poderes

       
09h - Palestra 2: Pesquisas de campo no contexto da Operação Prato.

         Palestrante: Armando Monteiro

Minicurrículo: Administrador de empresas, pós- graduado em gestão empresarial, administração financeira, Marketing e possuidor de outros cursos de especialização; Empresário; Ufólogo, pesquisador do fenômeno ufológico no Estado do Pará desde 1965 quando teve sua primeira experiência de avistamento de OVNI; Possui diversas experiências de avistamentos e contatos com extraterrestres, no período da Operação Prato, realizou pesquisas de campo no litoral e outros municípios do Pará, com levantamento prévio desde a divisa Pará/Maranhão (Gurupi); Pesquisa OVNIS na Amazônia antes, durante e após da Operação Prato.

10h - Palestra 3:  A Operação Prato em Colares: o ataque das luzes, a investigação e a união do povo contra o desconhecido.

         Palestrante: Carlos Mendes

Minicurrículo: Carlos Mendes é jornalista profissional e já atuou nos principais jornais do Pará, como "A Província do Pará", "O Estado do Pará", "O Liberal" e "Diário do Pará". É repórter investigativo e exerce a profissão há 46 anos. É ainda correspondente do jornal "O Estado de São Paulo" há 21 anos no Pará. Para cobrir o aparecimento das luzes que desciam dos céus e sugavam o sangue das pessoas, em 1977 e 1978, na região nordeste do Estado, Mendes começou a investigar os fatos 4 meses antes da Operação Prato, entrevistando cerca de 80 pessoas em vários municípios, incluindo Colares, Santo Antônio do Tauá e Vigia, além de Mosqueiro, Benevides e Baía do Sol.
      

11h - Palestra 4: Ilha de João Donato, MA: um laboratório extraterrestre de  estudo da nossa humanidade?

         Palestrante: Lallá Barretto

Minicurrículo: Historiadora, psicanalista, doutora em Antropologia do Inconsciente pela Universidade Paris 7. Pesquisa Ufologia há dez anos, autora de diversos artigos sobre diferentes temas da casuística Ufológica. Pesquisa há dois anos a casuística da Ilha de João Donato, no Maranhão, que interpreta como fazendo parte da casuística mais ampla da década de 70, ocorrida no Norte do Brasil, e registrada em 77 pela Operação Prato.

12h – Almoço

14h30 - Palestra 5: Turismo ufológico: A importância dos processos de avaliação de    impactos ambientais na implantação da atividade econômica.

              Palestrante: Rodrigo Aguiar

Minicurrículo: Professor de Geografia, graduando pela Universidade Federal do Pará (UFPA), bolsista do grupo de pesquisa PIBID e atuante na área da pesquisa e docência. Ufólogo, pesquisador do fenômeno UFO com ênfase na análise do fenômeno na Amazônia e com o levantamento das potencialidades UFO turísticas na Região.        

15h30 - Palestra 6: O chupa-chupa em narrativas e memórias na cidade de Colares e o ensino de história nas séries iniciais.

             Palestrante: Laura Cabral

Minicurrículo: Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

16h30 - Palestra 7: Operação Prato: A investigação da Força Aérea Brasileira na  região de Colares e outros municípios.

          Palestrante: Vitório Peret

Minicurrículo: Vitorio Peret é ex-tripulante da aviação civil, antigo ufólogo "seguidor" da linha investigativa desenvolvida pelo memorável general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa. Realizou pesquisas e estudos do fenômeno OVNI. Durante a Operação Prato o general Uchôa apresentou Peret ao comandante da missão militar Uyrangê Hollanda, quando a partir de um curto espaço de tempo tornaram-se grandes amigos.

17h00 - Exibição de filmes/documentários sobre o fenômeno
              Local: Academia de Jiu Jitsu, ao lado da Câmara.

18h00 - Bate papo ufológico: Newton Cardoso, única vítima do chupa chupa, ainda viva, vai contar a sua história ao redor de uma figueira à noite, da mesma forma como o povo se reunia em 1977 para se proteger dos ataques do chupa-chupa.
             Local: Sítio do Newton Cardoso. Saída em frente à Câmara.

19h00 - I Concurso de Carimbó Ufológico de Colares
             Local: em frente à Praça Três Poderes

21h30 - Vigília ufológica na Praia do Machadinho.
              Concentração: Saída em frente à Câmara.

Domingo - 19/11/17

Livre - Feira Cultural -  Local: Praça Três Poderes

9h00 -Tour ufológico

14h - livre

16h - Arrastão do bloco Ufolares

          Local: Concentração em frente à Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário