VER-O-FATO: JATENE NOMEIA GILBERTO VALENTE PARA CHEFIAR MINISTÉRIO PÚBLICO E DESPREZA MAIS VOTADO

sábado, 18 de março de 2017

JATENE NOMEIA GILBERTO VALENTE PARA CHEFIAR MINISTÉRIO PÚBLICO E DESPREZA MAIS VOTADO

Gilberto Valente: trabalho nos bastidores garantiu nomeação.


O promotor Gilberto Valente soube agir nos bastidores e é o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Pará. A nomeação dele vai aparecer na edição desta segunda-feira, 20, do Diário Oficial do Estado, segundo decreto (veja acima) assinado ontem pelo governador Simão Jatene.

O fato que chama a atenção e já começa a provocar burburinho dentro do MP, foi a surpresa de o governador não ter seguido a praxe de nomear o mais votado, que na eleição para o biênio 2017--2019 foi o promotor César Mattar. Ele obteve  214 votos, contra 143 de Gilberto Valente e 34 de Hamilton Salame. 

Durante a campanha eleitoral no MP, o que se dizia pelos corredores é que César Mattar era o candidato do atual procurador-geral, Marcos Antonio das Neves, que por ser amigo íntimo de Jatene e ter realizado uma gestão sem sobressaltos para o governador, seria o grande padrinho de sua nomeação. E como Mattar obteve 71 votos de vantagem sobre Valente, a eleição do preferido de Neves era dada como favas contadas.

Mattar descuidou-se e preferiu dormir sobre os louros da vitória, do que Valente se aproveitou para garimpar o apoio de pessoas próximas de Jatene. O governador, na véspera de assinar o  decreto de nomeação do novo chefe do MP, segundo o Ver-o-Fato apurou, já havia decidido pelo nome de Valente, que embora seja tido como independente possui ligações com os tucanos, de acordo com um parlamentar do PSDB.

O blogue revela aqui que o grande cabo-eleitoral da nomeação de Valente, na verdade, não foi nenhum deputado ou senador do PSDB, mas o procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Júnior. Foi dele quem o governador ouviu a última e decisiva palavra antes de pegar a caneta e cravar o nome do segundo colocado na votação do MP.

"O Gilberto Valente é um poço de vaidade e é conhecido entre nós como Egoberto Valente, mas ele é um sujeito competente e pode fazer uma grande gestão, se colocar em prática o princípio de seriedade e contra o apadrinhamento de corruptos que sempre o caracterizaram", comentou com o Ver-o-Fato um promotor, pedindo reservas para não declinar o nome.  

Quem é

Gilberto Valente Martins é paraense de Belém, onde nasceu em 28 de dezembro de 1961. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará e Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra. Recentemente, por duas vezes, foi membro titular do  Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  


No início de sua trajetória profissional, atuou como estagiário do Tribunal de Justiça do Pará, no Cartório Rhossard (2º Ofício Cível) e na assessoria jurídica da Companhia de Desenvolvimento de Barcarena (Codebar). Foi Defensor Público Estadual e atuou como chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do Estado do Pará. 

Tornou-se promotor de justiça em 1990, tendo exercido funções de assessoria ao Procurador-Geral de Justiça, na 1° Promotoria de Justiça Militar. Ele é o primeiro promotor - a grande novidade desta eleição no MP - a chegar à chefia do MP.

16 comentários:

  1. foi Beto Jatene de quem egoberto é muiiiiito próximo

    ResponderExcluir
  2. O jatene passou a rasteira no Jader, almir gabriel e agora no marco Antonio procurador geral que nunca se fez respeitar como chefe do Mp junto ao executivo. Ora se ele não se respeita o jatene também nunca respeitou o chinfrim Mp

    ResponderExcluir
  3. Não, amigos. O grande responsável pela nomeação chama-se Ophir Cavalcante Junior. O segredo de polichinelo do governo foi quebrado aqui, pelo Ver-o-Fato. Se aparecer outro padrinho dessa nomeação, é fake.

    ResponderExcluir
  4. O governador mostrou que não respeita a vontade da maioria que votou no dr. César Mattar. A revolta é grande na Instituição. Haverá desdobramentos desse gesto profundamente desrespeitoso do sr. Simão Jatene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revolta? O clima no MP será de festa!!!! kkkkkk

      Excluir
    2. Festa, só se for pra Gilberto e sua corja

      Excluir
  5. Anonimo de 17:02. Que desdobramento poderia ter por conta da subserviência do pífio e apequenado Mp ?

    ResponderExcluir
  6. Esse Gilberto é cunhado do inepto secretário municipal de saúde do incompetente zenada! Ta tudo dominado!

    ResponderExcluir
  7. Será que o subserviente procurador Marco Antônio irá tirar os esqueletos do jatene das calendas do ministeriozinho? Tchan tchan tchan tchan! Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. O Gilberto foi do CNJ e sabe desmontar esqueletos e com certeza vai tirtar das gavetas os processos de gente intocável para os últimos procuradores que comandaram o Parquet, não é dr. Santino?

    ResponderExcluir
  9. Acho que o anônimo de 18:22 mora em outra dimensão ou será que ele acredita em papai noel? Cara pálida! O Mp dessa republiqueta chamada para não têm estatura institucional para combater a delinquência governamental!

    ResponderExcluir
  10. Na prefeitura,o Zenada tem ou tinha um promotor que, antes de ser nomeado secretário, era um bom fiscal da lei em defesa do cidadão. Com o cargo, serviu de anteparo para as causas contra o prefeito. Com o Jatene, nesses seis anos, o MP não registrou nenhuma ação relevante em defesa do cidadão contra o Estado. Faltando dois anos para o adeus de Jatene, o novo procurador deverá manter a mesma linha sempre pró governo. Ainda mais com essa rasteira no César Mattar, embora o governador não seja obrigado a escolher o mais votado. Mas que revela o desprezo pela maioria que votou no Mattar.

    ResponderExcluir
  11. César Mattar nunca foi promotor de justiça mas um grande comerciante apoiado por um empresário que esteve Pgj.Dessa vez o Jatene deu uma dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu uma dentro pra ele, o camarada sequer foi o mais votado, pelo contrário, perdeu e feio pro Mattar. Isso prova que esse rapaz não tem nem o apoio de promotores, pq sabem o quanto ele não vale.

      Excluir
  12. Anonimo de 07:46. Agora é a vez do Gilberto comerciar outras coisas escusas! Kkkk

    ResponderExcluir
  13. Bem, com esse promotor na chefia do MP, Jatene e Zenada estão blindados

    ResponderExcluir