VER-O-FATO: RARIDADES MUSICAIS DO PARÁ EM BLOGUE ESLOVACO, O RESGATE

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

RARIDADES MUSICAIS DO PARÁ EM BLOGUE ESLOVACO, O RESGATE


Encontrar raridades musicais, vibrar com isso e depois curtir a audição, resgatando uma obra quase soterrada pelos escombros do esquecimento, é algo indescritível para mim.

Quando eu era estudante do "Ginásio Municipal Alfredo Chaves ", cujo prédio é o mesmo, mantida suas características, onde hoje se localiza a sede da Codem, na Avenida Nazaré com a Quintino Bocaiuva, era colega de amigos como Alcyr Guimarães, que à época conhecia como Alcyr Siqueira, e o filho do maestro Adelermo Matos, o Adelermo Junior, conhecido por Adelerminho.

Pois o Adelerminho tinha um grupo de rock, o "The Kings", que lançou um único disco, um compacto simples, com apenas duas músicas, uma de cada lado do vinil. Esse disco era o maior sucesso na escola, mas não tocava nas rádios.

O meu Compacto Simples se perdeu durante uma enchente que invadiu a nossa casa, no bairro da Matinha. Lutei para resgatar esse disco, e ontem fui encontrá-lo no blogue de um eslovaco.

Raridade das raridades. Fui tentar baixar o disco, que tem de um lado a música Equatorial, do amigo Avelino do Vale e da Lulucha Martins - finalista em 1968 do programa "A Grande Chance", de Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi - mas não consegui.

O armazenador da música havia expirado. Não desisti e mandei um email em inglês para o eslovaco. Eu não nutria nenhuma expectativa de que ele respondesse.

Surpresa das surpresas, ele gentilmente não só respondeu ao "amigo da Amazônia", como ainda me mandou as duas músicas, com o disco, a capa e um pequeno histórico da gravação. A outra música chama-se "Ritmos de Deny", do Adelerminho.

O Avelino do Vale vai pirar quando souber o que tenho, graças ao amigo eslovaco Milan Filipovic, que hospeda raridades da música brasileira que nós, brasileiros, muitas vezes desprezamos.

Essa e outras raridades brasileiras entrarão no meu programa "Raridades Musicais", que apresento às sextas-feiras na Rádio Sintonia Web, a partir das 9 da noite.

EM TEMPO: Durante a apresentação de Avelino e Lulucha, na "Grande Chance", quem estava com eles ao vivo no programa era o então músico Simão Jatene, ao violão.

Um comentário: