VER-O-FATO: NO "ESSÊNCIA DO ROCK", O CLÁSSICO DISCO WHO'S NEXT, DO THE WHO. IMPERDÍVEL

sábado, 25 de fevereiro de 2017

NO "ESSÊNCIA DO ROCK", O CLÁSSICO DISCO WHO'S NEXT, DO THE WHO. IMPERDÍVEL

Na capa, eles urinam ao pé do monolito: 2001, uma Odisséia no Espaço?


Who's Next é o quinto álbum de estúdio da banda The Who, lançado em 2 de agosto de 1971. Considerado por muitos o melhor trabalho de estúdio do The Who, Who's Next possui uma história tão rica quanto suas nove clássicas canções. Pois é esta obra prima do rock que você ouvira e saberá um pouco sobre a história desse disco, a partir das 3 da tarde deste sábado, dentro do programa "Essência do Rock", da Rádio Sintonia Web, que pode ser sintonizada nos seguintes endereços eletrônicos: www.fmsintonia.com.br ou diretamente daqui do blog Ver-o-Fato ao lado direto, clicando no play da rádio.

Após o enorme sucesso alcançado por
Tommy, a banda estava esgotada e de saco cheio da ópera rock que a consagrou. Buscando novos desafios, o grupo mergulhou em um projeto capitaneado por Pete Townshend chamado Lifehouse, que consumiu um ano de trabalho e parecia não levar a lugar nenhum. Estressados uns com os outros, com o grupo se destruindo internamente e com seu líder e principal compositor quase cometendo suicídio, o The Who resolveu recomeçar tudo do zero.

O primeiro passo foi demitir o produtor Kit Lambert, responsável por
Lifehouse, e que estava com a banda desde seu início. Glyn Johns chegou para o seu lugar e foi essencial para que as coisas começassem a funcionar. Ouvindo tudo que já havia sido produzido para Lifehouse, Johns selecionou aquelas que considerou as melhores composições e as apresentou ao grupo. 

Foi só a partir deste momento que Townshend, Daltrey, Moon e Entwistle perceberam que tinham um ótimo material nas mãos. Empolgados, começaram a trabalhar nos rascunhos apresentados por Johns, evoluindo alguns arranjos, reescrevendo letras, enfim, transformando o que antes não passavam de idéias mal estruturadas em alguns dos maiores hinos da história do rock.Who's Next abre com “Baba O´Riley” e sua característica introdução marcada pelo sintetizador tocado por Pete. De imediato, e até hoje, chama a atenção a sonoridade que a banda e o produtor conseguiram registrar no disco.

Além da canção de abertura, outras duas composições acabaram marcando
Who's Next. A primeira é a linda balada “Behind Blue Eyes”. Construída a partir do violão de Pete, emociona com suas inspiradas linhas vocais, até alcançar seu ápice com uma explosão sonora típica do grupo.

A outra é “Won´t Get Fooled Again”, espécie de mini-ópera progressiva e que, com o passar dos anos, se transformou em uma das canções mais emblemáticas da banda. Repleta de mudanças de andamento e com fartas doses de peso, traz uma letra inspiradíssima de Townshend e é, ainda hoje, impressionante.

Algumas curiosidades a respeito de
Who's Next precisam ser mencionadas. A primeira é a respeito do nome do disco. Querendo se distanciar da sombra de Tommy, o grupo decidiu incluir o “next” no título como um sinal de que estava virando uma página em sua carreira, e que a partir dele surgiria um novo The Who. 

Outra é a respeito de sua capa, que traz os quatro urinando em um monolito localizado no Easington District Colliery, em County Durham, e que, ao mesmo tempo que é uma clara referência ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, lançado em 1968, é também uma metáfora ao seu passado, com o grupo mostrando claramente que estava buscando novos caminhos.

Vale citar que a qualidade mostrada pela banda em
Who's Next foi reconhecida tanto pelos fãs, que compraram o disco maciçamente, quanto pelo crítica, que até hoje o considera um dos álbuns mais importantes da história.

Para quem quiser conhecer o disco, recomendo a edição remasterizada lançada em 1995, que traz, além das músicas originais, as faixas “Pure and Easy”, “Baby Don´t You Do It”, “Naked Eye”, “Water”, “Too Much for Anything”, “I Don´t Even Know Myself” e “Behind Blue Eyes”. A versão
deluxe, lançada em 2003, também é fantástica, trazendo outakkes gravados no estúdio Record Plant em Nova York e uma apresentação da banda no The Young Vic, ambas registradas na época do lançamento original.

Mais que um clássico,
Who's Next é um álbum absolutamente fundamental para quem busca entender o rock and roll.

Faixas:
A1. Baba O'Riley - 5:00
A2. Bargain - 5:33
A3. Love Ain't for Keeping - 2:10
A4. My Wife - 3:35
A5. The Song is Over - 6:18
B1. Getting in Tune - 4:49
B2. Going Mobile - 3:43
B3. Behind Blue Eyes - 3:40
B4. Won't Get Fooled Again - 8:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário