segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

TV CULTURA FAZ GOLAÇO DE TRANSMISSÃO EM HD: PARCERIA ENTRE FUNTELPA E IFPA DÁ CERTO

Gols de Papão e Leão, abrindo o campeonato 2017. TV Cultura fez bonito 


A parceria entre a Funtelpa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) para transmissão do Campeonato Paraense de 2017, destacando as partidas dos gigantes Remo e Paysandu, já começa a mostrar seus bons resultados desde a primeira rodada. A qualidade da transmissão em Full HD esteve ótima, tanto de imagem quanto de som. Com narradores, comentaristas e repórteres de campo experientes, tudo fluiu com naturalidade e leveza, sem vedetismo.

Chamo a atenção para o fato de que essa parceria entre a Funtelpa e o IFPA, pelo que fui informado - corrija-me quem tiver informação contrária - não envolve um centavo de dinheiro público, mas cooperação técnica.

E como isto ocorre? Simples: o IFPA cede alguns de seus equipamentos - câmeras, mesa de corte, etc - enquanto a Cultura cuida de oferecer aos seus telespectadores um trabalho de qualidade. O reitor do IFPA, Cláudio Alex marcou um gol de placa ao estabelecer a parceria com a Funtelpa.

Bom para a Funtelpa, bom para o IFPA - que precisa divulgar melhor a boa qualidade de seu ensino, e o fará na parceria com a Futelpa, seja na TV ou na Rádio Cultura - e muito bom para o público amante do futebol, o apaixonado torcedor paraense, que faz do amor por Remo e Paysandu uma extensão de suas próprias vidas. 

Só faço duas críticas, aliás, construtivas, com sugestões: o corte precisa focalizar detalhes, as expressões dos torcedores (caretas, sorrisos, ansiedade, desapontamento), enquanto os lances das partidas se desenrolam. E cuidado com as repetições de lances importantes da partida. Eles precisam de câmera exclusiva.

A segunda crítica é para que o programa Meio de Campo, que antecede a transmissão da partida, também seja em HD, para estabelecer uma continuidade positiva de qualidade com a própria transmissão do jogo. Sei que isto exige uma outra mesa de corte, em HD, no estúdio, que a cultura não tem. Ou tem?

No mais, parabéns a todos os envolvidos pelo sucesso das duas primeiras transmissões, embora no jogo Remo x Cametá, do Mangueirão, a forte chuva tenha atrapalhado as imagens e som. Um problema que os técnicos precisam solucionar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário