sábado, 7 de janeiro de 2017

HERANÇA DE PIONEIRO E HELDER, ANANINDEUA É A PIOR DO BRASIL EM ÁGUA TRATADA E ESGOTO


A falta de saneamento está por toda parte em Ananindeua: 20 anos de abandono

  
Manoel Pioneiro (PSDB) já está no rumo de emplacar 16 anos no poder. Helder Barbalho, hoje ministro da Integração Nacional, ficou 8 anos no cargo. Resumo: os dois, juntos, ficaram mais de 20 anos no comando da prefeitura de Ananindeua. Pergunta-se: o que o município e sua população - a segunda maior do Pará, depois da capital - ganharam nos governos desses senhores?

Resposta: muita pirotecnia política, farra de gastos com publicidade, e pouca coisa, quase nada de relevante, de obras e serviços nas áreas de saneamento, saúde, segurança e educação. Ambos não podem se queixar de escassez de verbas para fazer uma gestão decente. Pelo contrário, receberam  bilhões dos governos federal e estadual, além de recursos de impostos pagos pelos contribuintes.

Na terça-feira, 3, Ananindeua completou 74 anos. Sem nada para comemorar e na falta de pão aos moradores, Pioneiro ofereceu o circo, com artistas locais e de fora. A enganação rendeu mais protestos do que dança. Na verdade, o povão da terra dos ananins já dança faz mais de 20 anos nas mãos de administradores relapsos. 

É vergonhoso verificar que o município ocupa a última posição, entre os 100 mais populosos do país, num item fundamental para aferir a qualidade de vida de uma população: água tratada e esgoto. Pioneiro e Helder, nesses quesitos, possuem grandes afinidades políticas e administrativas no tratamento cruel aos mais pobres. 

Pesquisa do Instituto Trata Brasil, por exemplo, aponta que Ananindeua ocupa a última posição do ranking entre os 100 mais populosos, com apenas 26,89% do serviço de abastecimento de água tratada, ficando atrás de Santarém, que oferece 45,34%. 

Degradante ainda é saber, pela mesma pesquisa, que a coleta de esgoto das residências de Ananindeua não chega nem a 1%. Índice comparável ao de países africanos. A aferição é de 2012, época em que Helder era o prefeito, mas de lá para cá nada mudou na administração de Pioneiro. Só a cor partidária da demagogia.

Poço e fossa

O Trata Brasil constatou ainda que a maioria das casas de Ananindeua possui o poço artesiano e a fossa quase que juntos no quintal, pela falta de serviço de abastecimento de água tratada e da coleta de esgoto. Para piorar a situação do saneamento, as ruas da maioria dos bairros estão em estado de deterioração, sendo que algumas nunca foram mexidas, como é o caso da rua Yolanda Barros, que passou por manutenção recentemente.

"Ficam ai essas poças de água, que não caem para nenhum canto. Se a gente não quiser que na frente da casa da gente fique essas poças de água tem que abrir vala para poder escorrer a água", reclama a cozinheira Ana Paula Machado. "A água tratada nós não temos aqui. Não tem água encanada, aqui não tem nada. Cada um coloca o seu poço no quintal e pronto", completou.

Quando a questão é saúde e segurança, a população lamenta o descaso e a insegurança. Segundo a feirante Alice Maria Santos, os postos de saúde não possuem remédios, além dos atendimentos serem ruins. Quanto a violência, ela acontece na porta de sua casa.

“É assalto dia e noite. Na minha rua assaltam na porta de casa. Já roubaram quatro celulares meus na porta de casa”, relatou a feirante. E por conta dos assaltos, a Unidade de Pronto Atendimento do bairro do Icuí ficou de portas fechadas por alguns dias. Bandidos assaltaram a unidade e os funcionários só voltaram à trabalhar depois que guardas municipais foram enviados para fazer a segurança.
Desculpas furadas não faltam para justificar a inércia dos governantes. No quarto mandato, Manoel Pioneiro alega que Ananindeua, hoje com 510 mil habitantes, tem baixa arrecadação. Diante disso, alega não ter condições de realizar grandes investimentos de saneamento básico e infraestrutura.

Cara de pau

"É o que nós estamos tentando fazer num município que, infelizmente, não tem uma arrecadação tão boa, que a gente possa levar à diante grandes projetos. Nós contamos hoje muito com as parcerias com os deputados estaduais, deputados federais, com a parceria com o governo do Estado. Isso para gente é fundamental, e com isso nós temos feito o possível. Mas sei que se pudéssemos fazer mais, faríamos, mas não temos a condição", lamenta o cara de pau Pioneiro.

Helder Barbalho não foi diferente do tucano e também já apresentou essas e outras alegações para justificar o mau governo que fez no município. Embora seu PMDB sempre estivesse no poder, aliado ao PT no plano federal, ou quando Ana Júlia dava as cartas na máquina estadual e Barbalho era seu fidelíssimo aliado, até que brigas paroquiais fizeram o PMDB apoiar Simão Jatene, de quem hoje é intestinal inimigo.

E assim caminha o povo de Ananindeua. Entre o purgatório e o inferno de maus gestores. Fonte: do Ver-o-Fato, com G1


7 comentários:

  1. O cerne da questao de saneamento, e a questão que a cidade de Ananindeua, praticamente e toda área devovupaçao, tirando a cidade nova e alguns conjuntos o resto ocupaçao, só pra citar um exemplo o paar e umas da maiores área de ocupação da america latina, ou seja não da pra julgar que gestores Hélder e pioneiro foram maus gestores, gostaria muito que o blogueiro fosse prefeito pra sentir na pele o que e administrar uma cidade com esse perfil, a pimenta só arde na dos outros, no seu tem q ser refresco.investimento em saneamento e caro infelismente a gama de recursos são insuficiente pra tirar Ananindeua desse quadro, se fosse outros políticos iam sentir as mesmas dificuldades que os dois gestores tiveram e tem, ainda mais agora com parcos recursos, as pespctivas de futuro não são boas por tanto Ananindeua infelismente vai continuar com esse titulo por muito e muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, pergunte a qualquer morador de Ananindeua consciente dos problemas que vive e imune a discursos demagógicos de políticos como ele resume Ananindeua e ouvirá não o discurso da impossibilidade e da justificativa de município surgido de invasões e de outras mazelas, como "parcos recursos" como você justifica - como se isso anistiasse e isentasse de responsabilidade os maus gestores, Pioneiro, Helder e outros -, mas um relato duro sobre os desgovernos que tudo prometem em campanhas eleitorais e nada realizam quando chegam ao poder. Negar isso é tapar o sol com peneira, como você faz. Este blogueiro, como qualquer cidadão consciente dos problemas de Ananindeua, se fosse político jamais iria iludir com mentiras e promessas de palanque que não pode cumprir uma população esperançosa e quese alimenta da fé em melhores dias, como fazem esses políticos que só governam para grupos partidários ou enriquecem no poder, roubando os sonhos de amplas maiorias.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Mendes não ligue para esse blogueiro que deve ser puxasaco do Helder ou do Pioneiro. Tua resposta foi lata esses caras não se tocam e ficam defendendo seus queridinhos. Ananindeua tá um caos mesmo e ninguém pode negar.

    ResponderExcluir
  4. O anônimo tem direito a emitir sua opinião, não foi ofensivo, porisso sua postagem foi publicada. O debate civilizado constrói, não destrói. Esses terão sempre acolhida aqui no blog.

    ResponderExcluir
  5. O que não faltou foi enriquecimento pessoal dos dois repugnantes políticos que administraram a cidade nos últimos doze anos. E o povo? Tem culpa SIM, gosta desses gatunos metidos a administrador de boteco de esquina maldita. Elege esses ordinários na esperança de se dar bem de pegar uma boca na esteira das safadezas que eles executam com rara perfeição. São coniventes com essa situação.

    ResponderExcluir
  6. Francamente, tristeza imensurável de ser moradora do Município de Ananindeua. Como habitante daqui posso dizer que, é bem mais de duas décadas que vivemos desassistidos sem nenhum programa ou projeto social que favoreçam a base da pirâmide. Lamentável o descaso da atual gestão. 👎

    ResponderExcluir
  7. Francamente, tristeza imensurável de ser moradora do Município de Ananindeua. Como habitante daqui posso dizer que, é bem mais de duas décadas que vivemos desassistidos sem nenhum programa ou projeto social que favoreçam a base da pirâmide. Lamentável o descaso da atual gestão. 👎

    ResponderExcluir