INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Linha de Tiro - 19/04/2018

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A VERDADE ESCONDIDA PELO GOVERNO SOBRE A FALTA DE ÁGUA EM BELÉM POR 2 DIAS

A tubulação foi atingida antes do Natal por obras da Secult, no Utinga
 
José Emílio Almeida - professor e presidente da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa)

Eis a verdade por trás da operação da Cosanpa, que deixará a população de Belém e região metropolitana sem água por três dias. Trata-se de mais uma história de desrespeito com a população honesta e trabalhadora da nossa cidade. O governo do Estado está tentando esconder o verdadeiro motivo da falta de água, que ocorrerá a partir desta sexta-feira, dia 20 de janeiro e que se prolongará até domingo, dia 22, em toda a Região Metropolitana de Belém. 

Na coletiva que deram ontem (17), à imprensa, os dirigentes da Cosanpa e do governo do Estado, se limitaram a falar de como será feito o serviço de conserto da adutora e outras providências que serão tomadas para tentar minimizar o grave problema. A verdade é que todo esse transtorno foi provocado pela obra faraônica, que está sendo construída no Parque do Utinga, de responsabilidade da Secretaria de Cultura (Secult). 

O problema ocorreu ainda na semana anterior ao Natal, quando operários faziam a terraplanagem de uma área próxima ao manancial e a retroescavadeira cravou a pá em uma adutora de água de 1.500 mm. Tudo seria rapidamente resolvido se a empresa responsável pela obra e pelo dano tivesse imediatamente relatado o fato aos engenheiros da Cosanpa. Mas não fizeram. Os dirigentes da Secult sabiam e ficaram quietos. 

O abacaxi só foi descoberto quando funcionários do Setor de Operação da Cosanpa notaram a redução na pressão da água e foram até o local verificar. Um enorme chafariz desperdiçava água no local. Indiferente aos infortúnios que causariam à população, somente agora, quase um mês depois, o governo autorizou o reparo na adutora. 

Todos sabem que a Cosanpa está longe de ser considerada uma empresa modelo e que seus dirigentes, todos cabos eleitorais do partido do governador do Pará, Simão Jatene, parecem ter sido selecionados entre os mais incompetentes do mercado. A intenção dos tucanos é precarizar a Companhia, para em seguida "justificar" a sua privatização, como mercadoria sem valor. 

Há quatro anos a Cosanpa fez concurso público, após acordo assinado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), quando finalmente a empresa pode admitir profissionais competentes, mas sem nenhum poder dentro da companhia, que é dirigida há décadas pelos mesmos ineptos. 

Mesmo assim, as nomeações só ocorreram após intervenção da Associação dos Concursados, numa luta que terminou com todos os concursados nomeados.

18 comentários:

  1. Um absurdo retrato de todas as autarquias do Estado do Pará.

    ResponderExcluir
  2. O presidente da Cosanpa é um inexpressivo advogado de Marabá, Luciano Dias, cabo eleitoral do Tião Miranda, que só entende de água para beber, mesmo assim não sabe distinguir uma água mineral "batizada" de água de poço artesiano. Mesmo assim viajou à vontade nos finais de semana ganhando diárias para Marabá, onde tem residência fixa, deixando a população de Belém entregue à sua falta de sorte e de água. Ele tem verdadeira síndrome de pânico de entrevista com a imprensa. Sempre manda algum diretor atender jornalistas. Por que será ? Não foi por acaso assim que a direção da Cosanpa escondeu da população as verdadeiras causas dos problemas da adutora do Utinga, que deixa sem água mais de um milhões de pessoas neste final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Diante da repercussão e dos mais de 10 mil acessos até agora no blog, seria o caso de a direção da Cosanpa, e o próprio governo estadual, aparecerem por aqui, rompendo o silêncio sepulcral, e apresentar sua versão dos fatos contidos no artigo do presidente da Asconpa, José Emílio Almeida. Calar, ou continuar calado, significa coonestar os fatos narrados.

    ResponderExcluir
  4. O PSDB governa este estado há décadas e nós só afundamos.cada povo tem o governo que merece. (Lamentavel)

    ResponderExcluir
  5. Esse governador é uma palhaço, se aproveita do povo. Pois duvido quE na casa desse meliante falte água.

    ResponderExcluir
  6. Vai lá na casa do governador e veja se falta água la. A questão é essa, quando ganham a eleição eles se isolam da sociedade... E so mamam de boa la no condomínio fechado... Esse Jatene aí ganhou la na minha cidade com mais de 74% dos votos devido à promessas feitas em campanhas eleitorais e desde aí nem um agradecimento pela população que o elegeu... De uma coisa a cidade tem toda a certeza; ele é mentiroso e safado.

    ResponderExcluir
  7. Duvido que Nonato "Puxa-Saco" Pereira, tenha peito pra divulgar isso.

    ResponderExcluir
  8. Esse Nonato Pereira, é aquele radialista safado que estava foragido,ele já apareceu de novo? O que houve a polícia não tá mais procurando esse bandido? E esse Ministério Público do Pará que é uma vergonha! Todos comprados por esse governador bosta!

    ResponderExcluir
  9. Acidentes acontecem, qual a razão do mi mi mi.Agora é consertar, o que fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que nosso Estado está assim. Esse seu pensamento é em defesa de um governo inepto e corrupto. Qual será o motivo de sua simplicidade em sua resposta? Você é um desses encostado do governo?

      Excluir
  10. A questão e, se aconteceu esse tal fato , que não se sabe se e verdade ou nao,mais vamos supor que seja, o governador não tem culpa, agora vem uma meia duzia de pessoas esecrando o governo dizendo que nada presta,e se tem alguma pesoa que defende o governo e chamado de d.a.s, de encostado do governo, isso e uma democracia? Quando a verdade e opinião prevalece só de um lado, esta mais parecendo uma ditadura!, e necessetario que se tenha o senso do contraditório e seja um debate democrático e respeitoso, ai sim a democracia prevalecera.

    ResponderExcluir
  11. E a empresa do Beto jatene que tá sugando a Cosanpa. ninguém sabe quem tem terceirizadas lá. a empresa está sangrando e os pupilos do governo ladrão ainda estão roubando a cosanpa. uma vergonha !!

    ResponderExcluir
  12. E a empresa terceirizada que tá sugando a Cosanpa ? ninguém sabe que pertence a familia do jatene ?
    E o diretor da cosanpa cedido pela CEF que ganha 70 mil reais ?
    ninguém sabe ?
    A Cosanpa está sendo sugada por essa familia corrupta, mas OS TEMPOS ESTÃO MUDANDO.... O PAU VAI ACHAR ELES NA JUSTIÇA.

    ResponderExcluir