VER-O-FATO: MINISTÉRIO DO TRABALHO INTERDITA CAMINHÕES DE LIXO DA PREFEITURA DE BELÉM

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

MINISTÉRIO DO TRABALHO INTERDITA CAMINHÕES DE LIXO DA PREFEITURA DE BELÉM


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou nesta quarta-feira (21), em Belém, a operação nacional “Prevenção de acidentes” que interditou caminhões de coleta de lixo da empresa Terraplena, prestadora de serviços da Prefeitura de Belém. No total, 24 veículos foram proibidos de trafegar por conta de irregularidades. Segundo o MTE, a empresa disse que vai se regularizar o mais rápido possível.

Já a Prefeitura informou que, de acordo com o contrato, a empresa deverá substituir em 48h os veículos que não estão adequados sem qualquer ônus para o município e de forma que não prejudique o serviço de limpeza urbana. Ainda de acordo com o órgão, atualmente a Terraplena é contratada para realizar a coleta de lixo em 20 bairros da capital paraense e mais a região das ilhas, incluindo o distrito Mosqueiro.

Segundo o MTE, os garis são transportados de maneira perigosa e os veículos não possuem cintos de segurança, além de estribos danificados. “Essa operação é nacional e começou a partir dos dados estatísticos da previdência social do índice alto de acidentes nessa atividade. Então, nós temos um indicador sério com acidentes graves e isso nos levou a realizar essa operação”, explica a auditora fiscal do MTE, Glade Vasconcelos.

Acidentes
 
O MTE informou que, este ano, no Pará, foram 24 acidentes notificados envolvendo trabalhadores de coleta de lixo, como quedas, atropelamento com mortes e perdas de membros. “Essa atividade está sendo considerada como atividade degradante, que precisa de uma ação imediata para que esses trabalhadores tenham a sua integridade física garantida”, diz o auditor fiscal Carlos Ronald.

O Ministério ressalta ainda que a coleta de lixo não foi suspensa e apenas os veículos que apresentaram problemas foram interditados. Caso a empresa descumpra a norma, ela poderá pagar multa e responder criminalmente. Fonte: G1 Pará

Um comentário:

  1. Interessante! A nossa super eficiente, super eficaz SEMOB nunca identificou qualquer coisa de errado nos caminhões que fazer coleta de lixo em Belém. Agora, vai uma dica para a super SEMOB: Se olhar com o mesmo carinho como olha para os motoristas de Belém para as caçambas que carregam entulho, irá constatar que a situação dessas caçambas em nada difere dos carros de lixo. Uma VERGONHA!

    ResponderExcluir