sábado, 15 de outubro de 2016

"O LIBERAL" DÁ NO DOMINGO O QUE O VER-O-FATO DEU NA SEXTA-FEIRA. CONFIRA AÍ

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

EXCLUSIVO: EDMILSON LIDERA NO IBOPE E ZENALDO, NA DOXA. NAS DUAS PESQUISAS, EMPATE TÉCNICO

O blog Ver-o-Fato antecipa, em primeira mão, os resultados de duas pesquisas, a do Ibope e a da Doxa, que serão divulgadas somente amanhã pela TV Liberal e pelo jornal "O Liberal".  Pelos números do Ibope, Edmilson tem 46% dos votos, contra 43% de Zenaldo. Pela Doxa, Zenaldo, 51,5%, e Edmilson, 48,5%. Nos dois casos, empate técnico na margem de erro para mais ou para menos dos dois institutos.
_______________________________________________________________________
Sábado, 15 de outubro de 2016 e domingo, 16 de outubro de 2016, TV Liberal e jornal "O Liberal".
Não foi o blog que confirmou os números de "O Liberal", foi o contrário.

Pois bem. Ao "furar" os dois veículos de comunicação das Organizações Rômulo Maiorana (ORM), o blog Ver-o-Fato avaliou os riscos que corria de no dia seguinte ser desmentido pelos fatos. E, por isso mesmo, exauriu a busca pela fidelidade dos números do Ibope e da Doxa até que, confirmados, pudéssemos divulgá-los com segurança. 

Não deu outra: a TV Liberal, que encomendou a pesquisa do Ibope e por ela pagou R$ 45 mil, em seu "Jornal Liberal 1ª Edição", ao meio dia de hoje, confirmou a exatidão dos números do Ibope divulgados pelo Ver-o-Fato: 46 a 43 para Edmilson. Mas, omitiu a pesquisa da Doxa. 

A tarefa de divulgar a pesquisa da Doxa ficou com o jornal "O Liberal", que também, mais tarde, iria divulgar a pesquisa do Ibope. Na sua edição de domingo, que circula já no final da tarde de sábado, "O Liberal" confirmou os números da Doxa divulgados na sexta-feira à noite, com bastante antecedência, pelo Ver-o-Fato

O que isso tudo quer dizer, então? Resposta: as mídias impressas, por sempre circularem com atraso de 24 horas, estão perdendo de goleada para a instantaneidade das informações divulgadas pelas redes sociais, que estão no ar em tempo real. 

Mas somente isso não basta. Há muito boato, muita mentira e muita informação distorcida, diminuída, aumentada ou simplesmente plantada, ou seja, manipulada, nas redes sociais. Seja para servir a grupos políticos-partidários-ideológicos, no sentido de desqualificar ou ofender grupos rivais, seja até para contestar informações corretas divulgadas por alguns jornalistas, blogues e sites comprometidos com a boa informação.

Há quem esteja perguntando, na página de comentários do blog, por que o Ver-o-Fato tinha as informações ( sobre as pesquisas que as ORMs iriam divulgar) se ninguém ou outro site as tinha, enquanto outro leitor pede para o blog divulgar com antecedência o que tem para que ele possa acreditar nas informações que veiculamos. 

Nossas respostas são as seguintes: 

1- A gente não prevê o que vai acontecer, mas quando sabe que acontece, o jeito é correr para apurar, fazendo uma busca rigorosa. Isso demora às vezes  dias, horas, envolve troca de telefonemas com fontes, checagem de imprecisões, email, informações até por fax (sim, ainda existe) ou, quando o assunto requer sigilo na apuração, o contato direto, pessoal, com as fontes. 

Ou seja, se publicamos aquilo que ninguém tinha, isso tem nome: chama-se exclusividade na obtenção da informação.

2- Não podemos antecipar fatos sem investigar informações que nos chegam. Somos criteriosos nisso. Às vezes temos tudo nas mãos, mas a fonte pede que não publiquemos ainda porque falta checar algo que surgiu repentinamente. O açodamento na divulgação de informações, sem apurá-las correntamente, não faz parte do nosso trabalho.

3- A credibilidade que o blog alcançou em pouco mais de um ano de existência, em razão do rigor do trabalho que realizamos, reafirma cada vez mais o nosso compromisso com o leitor que sempre espera de nós notícias exclusivas, matérias quentes, que os jornais e a imprensa convencional não publicam, ou porque não as têm, ou porque o atrelamento a governos e a grupos econômicos não permitem.

O blog, até nisso, está na frente das mídias impressas: não tem censura, balcão ou patrão.


5 comentários:

  1. Por considerar Carlos Mendes uma fonte fidedigna e seu blog ter se tornado uma referência, fui um dos
    primeiros, se não o primeiro, a compartilhar a informação por ele divulgada. Amigo, continue assim, poi esta é a receita da credibilidade, melhor pagamento que um jornalista pode ter.

    ResponderExcluir
  2. Me faz lembrar o saudoso "Papudinho": "eu choro!"
    Zenaldo, como a maioria dos Prefeitos brasileiros (assim como os governadores), pagam um preço alto por administrarem uma crise conjuntural... Alguns políticos estão, como o povo diz na gíria, se fazendo de "cu doce"...
    É uma questão de escolha, os "desclassificados" no primeiro turno, ou ficam com os tucanos e caem nos braços da barbalhada cujo chefe está prestes a prestar contas com o Juiz Moro.
    O "novo" juntou-se ao "velho", gente do "mensalão", "petrolão", "propinoduto da Belo Monte", etc... Que novo hem?
    É pegar ou largar!Ó Éder Mauro deixa de besteira rapá! Pelo jeito o "Zeraldo" vai dar uma "porrada" em toda cambada junta!
    É 45 na cabeça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja leu no site da Veja? Setransbel pagou mais de 2 milhoes pra camapanha do Zenaldo. Parte desse dinheiro vai ser usado para comprar voto no dia da eleicao. E nao esqueca que em 2012 Zenaldo recebeu dinheiro do jogo do bicho. Uma pena que no Pará não tenha um juiz como o Sergio Moro para prender esse pessoal do PSDB do Pará.

      Excluir
  3. Olá, Mauro. Obrigado pela referência do blog. A gente faz o que pode e o que deve. O Pará vive há tempos uma encruzilhada e não sai da mesmice. É preciso estar atento e forte e mostrar o que rola nas alcovas do poder. A suruba é grande. E não é figura de linguagem.

    ResponderExcluir
  4. Feliz Círio a todos!
    Zenaldo Prefeito!

    ResponderExcluir