INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Linha de Tiro - Economista Eduardo Costa - 26/04/2018

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

EXCLUSIVO: EDMILSON LIDERA NO IBOPE E ZENALDO, NA DOXA. NAS DUAS PESQUISAS, EMPATE TÉCNICO

O blog Ver-o-Fato antecipa, em primeira mão, os resultados de duas pesquisas, a do Ibope e a da Doxa, que serão divulgadas somente amanhã pela TV Liberal e pelo jornal "O Liberal".  Pelos números do Ibope, Edmilson tem 46% dos votos, contra 43% de Zenaldo. 

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 09 e 14 e sua pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PA-08127/2016. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos, para mais ou para menos. 

O Ver-o-Fato não teve acesso ao resultado completo da pesquisa do Ibope, com as frações numéricas, mas apenas ao resultado cheio. Pelos números da pesquisa contratada pela TV Liberal, Edmilson está na frente de Zenaldo por três pontos de vantagem, mas na margem de erro da pesquisa, de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão empatados. 

Isto significa que Edmilson alcança 50% dos votos, contra 47% de Zenaldo, levando em conta a margem de erro.

Na pesquisa da Doxa, o resultado, com os percentuais completos, é o seguinte:  Zenaldo, 51,5%; Edmilson, 48,5% dos votos válidos. Isto quer dizer que, na margem de erro da Doxa, de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, Zenaldo e Edmilson estão também empatados. 

A Doxa também ouviu os eleitores sobre a rejeição dos candidatos, com a pergunta sobre em quem os eleitores não votariam. O resultado: Zenaldo, 38,5% e Edmilson, 35%. Na expectativa de vitória, em que o eleitor, independentemente de em qual candidato votou diz quem vai ganhar., Zenaldo aparece com 49,6 contra 38,6 de Edmilson. 

Foram ouvidos pela Doxa 800 eleitores entre os dias 11 e 14, com nível de confiança de 95%.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número Nº PA-03025/2016. O estatístico responsável é Luiz Carlos Ferreira Feitosa.
 


12 comentários:

  1. Como servidor do Psm do Guamá há 15 anos infelizmente não tem como aceitar um novo mandato para o prefeito atual pois onde seria um local para salvar vidas esta virando um matadouro público de ordem lícita pois vejo dia após dia o sofrimento de uma população que deseja para os seus entes queridos o mínimo de dignidade na saúde, não vejo mais do que um hospital sucateado elevadores quebrados, sem serviço de rouparia pois depois da terceirização não funcionou mais são vários fatores que infelizmente se poderia usar um dos" S " do programa de governo se encaixa muito bem é o "S"UCATEADO, o meu muito obrigado pelo espaço e desabafo.

    ResponderExcluir
  2. mentiroso. O outro site publicou que o ibope só seria divulgado hoje e a globo também. esse Edmilson nunca vai ganhar e Deus o livre dele ganhar

    ResponderExcluir
  3. Houve checagem sobre os números do Ibope e o número cheio da pesquisa é esse que divulgamos. Confira com o Ibope e depois apareça aqui novamente. Antes, procure se informar direito sobre os fatos do nosso dia para não cometer a leviandade de chamar alguém de mentiroso. Os números da Doxa que publicamos são os mesmos que O Liberal deve publicar, provavelmente em manchete de capa. E aí, responda agora, se puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas como vocês tinham todas essas informações se ninguém nem outro site tinha? gente do céu.

      Excluir
    2. da próxima vez eu vou acreditar em você mas ver se posta com antecedência assim eu não vou mais duvidar de ti prometo só não esperava que o Edmilson tivesse liderando o ibope depois do Zenaldo ganhar no primeiro turno tomara que o Zenaldo vença. Mas desculpe-me pelo termo usado acima.

      Excluir
  4. A métrica da coerência é algo que falta a população de Belém, do Estado do Pará e, porque não, do Brasil inteiro.

    Ficou claro que a população de Belém está absolutamente insatisfeita, com a atual gestão municipal...prova disso é que o atual Prefeito atingiu cerca de 30% dos votos válidos, no primeiro turno.

    Se coerência fosse palavra de ordem, o natural seria a flagrante derrota do tucano, no segundo turno...mas na falta de povo coerente, resta o temor de que o resultado seja outro, onde grande parte do que rejeitaram o atual prefeito, se convertam ao absurdo de lhe dar mais 4 anos, para fazer mais do mesmo, ou seja, quase nada.

    Longe de dizer que a gestão do Edmilson foi um "céu de brigadeiro", mas, depois dos 4 anos do Zenaldo, antecedidos pelos 8 anos da gestão Duciomar (apoiada, inclusive, pelo mesmo PSDB de hoje), fica até um gosto de saudade e de esperança que dias melhores poderão vir.

    E é nisso que se resumem as eleições, esperança de que o que venha a seguir, seja pelo menos um pouco melhor do que está posto a todos, nos dias de hoje.

    Falta de prioridade na gestão dos recursos públicos, priorização da publicidade que fantasia a realidade do caos, beneficiamento de poucos, desatendimento dos mais necessitados...e por ai vai.

    Só dá mesmo pra ter esperança de dias melhores...ou não, quando o que prevalece é a falta de ética dos gestores, somada a falta de bom senso, dos eleitores.

    ResponderExcluir
  5. Dá-lhe ED50... Fora Zenada... liberal dá resultado do Ibope chorando!!!! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Aos dois anônimos - um quer saber porque o blog tinha as informações que ninguém, ou outro site tinha, enquanto o outro pede para o blog divulgar com antecedência o que tem para que ele, anônimo, posso acreditar em nós - digo o seguinte:
    1- A gente não prevê o que vai acontecer, mas quando sabe que já esta acontecendo, corremos para apurar tudo, fazendo uma busca rigorosa. Isso demora às vezes horas, envolve troca de telefonemas com fontes, checagem de imprecisões, email, informações até por fax (sim, ainda existe) ou, quando o assunto requer sigilo na apuração, o contato direto, pessoal, com as fontes. Ou seja, se publicamos aquilo que ninguém tinha, isso tem nome: chama-se exclusividade na obtenção da informação.
    2- Não podemos antecipar fatos sem investigar informações que nos chegam. Somos criteriosos nisso. Às vezes temos tudo nas mãos, mas a fonte pede que não publiquemos ainda porque falta checar algo que surgiu repentinamente. O açodamento na divulgação de informações,sem apurá-las correntamente, não faz parte do nosso trabalho.
    3- A credibilidade que o blog alcançou em pouco mais de uma ano de existência, em razão do rigor do trabalho que realizamos, reafirma cada vez mais o nosso compromisso com o leitor que sempre espera de nós notícias exclusivas, matérias quentes, que os jornais e a imprensa convencional não publicam, ou porque não as têm, ou porque o atrelamento a governos e a grupos econômicos não permitem.
    O blog, até nisso, está na frente das mídias impressas: não tem censura, balcão ou patrão.

    ResponderExcluir
  7. Ficou notório que ninguém transferiu voto ao ED. Nas pesquisas de primeiro turno ele aparecia em todos os cenarios com 55% dos votos. Hije aparece com 46 ou 44% o que mostra q ele caiu. Acho dificil crescer mais que isso, ate pq a rejeição é quase a mesma. Levando em consideração que o DOXA foi o unico insituto que acertou o resultado do 1 turno dentro da margem de erro, devo pensar que só um escândalo tira essa eleição do Zenaldo.

    ResponderExcluir
  8. Um candidato que dizem que sucateou a cidade e está em empate técnico com o "novo" (novo unido aos Barbalhos e cia.) é temerário chutar o balde... Já ouvi que Belém está entre o "pior" e o "menos pior", e quem começou lá no fim da fila está em empate técnico, o "menos pior" vai levar... Diga lá blogueiro, O Zenaldo leva ou não leva?

    ResponderExcluir
  9. A doxa e a pesquisa verdadeira , a liberal favorece o ed 50.

    ResponderExcluir
  10. Será que esse ai nao percebe que Belem ta um caos?

    ResponderExcluir