quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ELEITORES COMENTAM CASSAÇÃO DE ZENALDO E DIZEM QUE NÃO VÃO PERDER O VOTO

Zenaldo está cassado, mas não impedido de concorrer, e vai cassado para o pleito do dia 30

O comentário em toda Belém é a cassação da candidatura do prefeito Zenaldo Coutinho, que busca a reeleição. A Justiça Eleitoral, por meio do juiz Antonio Cláudio Lorhmann Cruz, entendeu que Zenaldo fez propaganda nas redes sociais fora do prazo proibido por lei, usando página da prefeitura linkada à página pessoal dele na Internet. 

Fez isso utilizando-se do  dinheiro público para promoção pessoal de sua imagem, inclusive com vídeos em que aparecia inaugurando obras.

Os efeitos dessa decisão provocaram um estrago na campanha e na imagem de Zenaldo. Hoje pela manhã, transitando pelas ruas, conversando com pessoas das mais diferentes classes sociais, o redator do Ver-o-Fato ouviu muitos apoios à decisão da Justiça Eleitoral. Ouvimos, ambulantes, feirantes, estudantes e taxistas.

O taxista Raimundo Santos foi taxativo: "o Zenaldo está liquidado, a eleição dele já está perdida. Ele pode até conseguir decisão favorável do TRE, mas a parada já era". Santos disse que Zenaldo "fez por merecer" a cassação. "A campanha dele é só mostrar a Zenaldolândia, tem muita mentira, parece filme de ficção". 

"Não vou perder meu voto", disse Elton Freitas, 23 anos, que se disse eleitor de Zenaldo. "Ou eu voto nulo ou eu voto no Edmilson, mas perder meu voto, nem morta", emendou Elielza Sanches, que estava em companhia de Elton.

Para o feirante Deucivaldo Monteiro Ferreira, a situação ficou "ralada". Ainda indeciso, ele disse que tem ouvido "muitas mentiras" na TV e no rádio, mas o que ele vê, andando por Belém, não é nada daquilo que é dito pelos candidatos.

Do jeito que está e com Zenaldo cassado, Ferreira prometeu que até o dia 30, na hora de ir votar, decidirá o que fazer. Mas acrescentou; "vou acabar votando no menos pior, mas anular meu voto, como esta pedindo o PT, é burrice", acrescentou.  

Os estudantes Clairton Sousa Prates e Fábio Orlando Conceição, perguntados pelo blog sobre como viam o panorama eleitoral, depois da cassação de Zenaldo, se disseram frustrados com os debates eleitorais.

Segundo Prates, não se discute ideias e nem se responde às perguntas. "Os candidatos armam pegadinhas e depois ficam que nem gato e rato, correndo e pulando de um lado para o outro. O Zenaldo ri o tempo todo, parece que Belém está uma maravilha", resumiu. 

Conceição, por sua vez, não poupou Edmilson: "está irreconhecível na TV, com jeito de professor querendo dar aula ao Zenaldo. E se enrolou todo sobre o salário de deputado, que é uma baba, mas para o Ed é razoável". 

O rumo do voto

Haelmo Carvalho, Elga Santos Oliveira e Maria Lídia do Couto, eleitores de Eder Mauro e Carlos Maneschy, disseram que estavam pensando em votar em Zenaldo, mas agora mudaram de lado, depois da cassação do tucano. Os três disseram que votarão em Edmilson. "Não dá, o Zenaldo se ganhar não vai tomar posse, porque me disseram que ele tem um monte de processos". justificou Elga Oliveira.

O garçon Cláudio Roberto Sawada disse que mesmo com Zenaldo cassado, seu voto é do tucano. O mesmo foi dito por Fernanda Martinho, que jurou fidelidade a Zenaldo. "Não sou traidora", disse ela. 

Quanto ao resto da família, também eleitora do Zenaldo, Fernanda disse que alguns votarão no candidato do PSDB, mas outros já "balançaram" e podem "anular" o voto.

14 comentários:

  1. o Edmilson e muito fraco, sem pulso pra administrar uma cidade ja tivemos a experiencia com ele, o menos pior aINDA considero o zenaldo é pra ele o meu voto

    ResponderExcluir
  2. Ê blogueiro pelo jeito a grana veio do outro lado não foi do "zenada"... Tem que informar à Justiça eleitoral essa campanha do blog, senão teu candidato vai ser cassado...

    ResponderExcluir
  3. Que candidato? O blog não tem candidato, relata fatos que ocorrem entre os candidatos, o que cada um diz e fala do outro, suas repercussões e as decisões judiciais. O anônimo fala em grana, deve entender só disso, não de jornalismo.

    ResponderExcluir
  4. Caro jornalista Carlos Mendes, os tucanos são assim, só pensam em grana, e quando se vê Zenaldo, Orly e Ney Messias juntos, nao da pra pensar em outra coisa. Grana, muita grana rolando no ninho dos tucanos.

    ResponderExcluir
  5. O blog não tem procuração para defender Orly Bezerra e Ney Messias, profissionais qualificados que fazem o que de melhor sabem fazer: criar, produzir peças e programas de marketing eleitoral. Se ambos estivessem ao lado de Edmilson, os que os criticam talvez pensassem de outra maneira. E mais: os tucanos ainda não foram varridos do poder porque devem muito a esses dois marqueteiros. E também ao sempre calado, mas muito eficiente, Natsuo.

    ResponderExcluir
  6. O certo é que tem neguinho se pelando de medo do "Zénada"...

    ResponderExcluir
  7. Joao Santana também era um profissional respeitado, hoje está preso em Curitiba.

    ResponderExcluir
  8. Rose / bibliotecária21 de outubro de 2016 10:02

    Tenho esperança na mudança para nossa Belém,e votar em nulo é se anular como brasileiro (a)! Esse direito e poder de votar nos faz sentir patriota cada vez mais!vou votar confiante no Edmilson 50!Eu acredito em seu potencial. ..e seu respeito pelo povo!

    ResponderExcluir
  9. Zenaldo não fez quase nada para Belém e ainda prejudica os servidores efetivos!

    ResponderExcluir
  10. As sujeiras do Edmilson o sr não comenta, ne?
    todo mundo quer uma bocanhada do PtSol

    ResponderExcluir
  11. Como, não comenta, e a publicação da condenação dele, aqui retratada no dia 15 de agosto. Não leu? Pois então leia. Tire a máscara do anonimato, saia desse túnel escuro, acenda uma luz, identifique-se, escreva um artigo e mande para o blog que nós publicaremos. Esconder-se é fácil quando se tem medo de aparecer.

    ResponderExcluir
  12. Votar no Zenaldo é igual a pessoa que recebe o parente que saiu da prisao, fica feliz, mas dá uma vergonha.

    ResponderExcluir
  13. Caro Carlos Mendes, e preciso vc analisar ou mudar os títulos de suas pastagens no Blog, vc me disse q e imparcial, mais em muitas análises percebo q não, essa epígrafe q vc colocou me parece um pouco tendenciosa, até por q quem vc em zeze vota em zeze não vai mudar o voto por causa dessa cassaçao, e melhor analisar com mais cuidado e cautela por q o q vejo nas ruas e dizerem q o tiro saiu pela culatra o fato do edimilson querer ganhar no tapetao pode enfraquecer sua candidatura, veremos os próximos capítulos esses dias aguardem!

    ResponderExcluir
  14. Não tem nada de tendencioso. Como já disse, há os que leem e os que não querem ler, mas interpretam a seu modo, sem conhecimento jurídico, uma decisão judicial. É o caso do insistente anônico, que pelo visto é tucano e vai bater na mesma tecla da desinformação até o fim dos tempos. Leia o "Liberal" de hoje, que fala em cassação da cassação, porque tem lado e todos sabem a que custo - e póe custo nisso - ele defende o atual governo do PSDB. Já disse, identifique-se venha para o debate, saia das sombras e escreva algo que eu publico, mesmo sabendo que você é ligado aos tucanos.

    ResponderExcluir