VER-O-FATO: DOXA PÕE ZENALDO COM LARGA VANTAGEM, MAS ACERTAR DIZ QUE EDMILSON LIDERA

sábado, 22 de outubro de 2016

DOXA PÕE ZENALDO COM LARGA VANTAGEM, MAS ACERTAR DIZ QUE EDMILSON LIDERA

Duas disparidades de resultados - sem a presença do Ibope, que desta vez foi chutado pelo grupo ORM, da TV e jornal "O Liberal" - em amostragens divulgadas neste sábado pela Doxa e pelo Acertar, dois institutos paraenses de pesquisas eleitorais. 

Nenhuma das duas pesquisas aponta reflexos na decisão judicial que cassou o registro da candidatura de Zenaldo Coutinho. Alguém explica? Parece que o eleitor sequer foi afetado pela manifestação da justiça eleitoral.

Pelos números da Doxa, divulgados em manchete da edição deste domingo de "O Liberal", Zenaldo aparece com 12,5 pontos à frente de Edmilson: o tucano tem nos votos válidos, 56,3%, contra 43,8% do psolista. Ela ouviu 800 eleitores entre os dias 18 e 21 deste mês. Na pesquisa estimulada, o placar é 45,8% a 35,6%.




O Instituto Acertar, por sua vez, apresenta um resultado diametralmente oposto ao da Doxa. Sua pesquisa, com 1.080 eleitores, foi realizada entre os dias 19 e 21. Nela, os números são os seguintes: Edmilson tem 51% dos votos válidos, contra 49% de Zenaldo. Isto significa que os dois candidatos tecnicamente estão empatados.

Como e por que os números da Acertar são tão diferentes dos da Doxa, se os dois institutos ouviram eleitores praticamente no mesmo período em que seus apontadores estavam nas ruas?

O Instituto Veiga também vez pesquisa, mas era para divulgar o resultado ontem. Porém, até agora, não o fez. Para tornar o quadro de pesquisas ainda mais confuso, ainda há outros três institutos com números para ser divulgados. 

Até um desconhecido Phoenix, de Rondônia, está fazendo pesquisa em Belém, para ser divulgada no próximo dia 26.

Quanto ao Ibope, o que aconteceu? 

A resposta fica no ar.




31 comentários:

  1. Votar no Zenaldo é igual a pessoa que recebe o parente que saiu da prisao, fica feliz, mas dá uma vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Zenaldo pelo que se percebe na cidade tem uma administração fraca, Edmilson já ouvi falar que não gosta de ouvir ninguém no processo das decisões, sendo que o mesmo que dar ao povo o direito de dizer o que quer que seja feito.

    Prefiro ficar com o Edmilson e ver se a administração apresenta alguma melhora, porque ficar do jeito que vem estando a 4 anos, não da.

    ResponderExcluir
  3. 100,01% isso pode, Arnaldo?

    ResponderExcluir
  4. A Justiça Eleitoral, o Ministério Público, o TRE, o TSE... Sei lá, ALGUÉM DEVERIA FAZER ALGUMA COISA sobre essa palhaçada que virou essas pesquisas, em Belém e no Brasil em geral.
    Tá notória a manipulação do Instituto Doxa particularmente! 100,1%???????????????

    ResponderExcluir
  5. Destes institutos o que sei é do Paraná pesquisas que é sério.No primeiro turno fui entrevistado por uma pesquisadora e declarei voto em Edmílson e depois ao revelar que não morava no marco(era por bairro)desconsiderou o levantamento.Cadê este instituto?

    ResponderExcluir
  6. Carlos Mendes, essa palhaçada de resultados contraditórios, só vai acabar quando as falsas pesquisas forem punidas preferencialmente em altas multas. Fui político e sei quanto elas interferem no resultado final. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olha, não sou de Belém. Mas, estou acompanhando as eleições em todas as capitais neste segundo turno.

    Como não devo nada a nenhum destes dois candidatos, eu consigo ver que ""ambos"" estão jogando sujo.

    Estas diferenças entre pesquisas também acontecem nas capitais do Amazonas, Rondônia e São Luís, por exemplo.

    Um exemplo diferente e interessante é Caruaru. As três pesquisas divulgadas nas últimas 24 horas apontaram empate técnico.

    Dependendo de quantas casas decimais você considerar é fácil ocorrer 100,1% em uma pesquisa. Não é isto que vai dizer que ela está comprada ou não.

    Não esqueçam que no primeiro turno, as pesquisas erraram, mas a favor do Edmilson.

    Alguma pesquisa pode estar beneficiando o Zenaldo no segundo turno? Pode, lógico. E, também pode ter pesquisa beneficiando o Edmilson. Não tem santo nesta história.

    Aliás, outra hipótese plausível: as duas pesquisas podem estar erradas. Como assim?

    O Zenaldo pode estar ligeiramente na frente do Edmilson. Ou seja, nem os 10% (considerando os votos totais) do Doxa, nem a vantagem de 2% a favor do Edmilson (do Acertar) estariam corretos.

    A verdade só será descoberta depois da contagem dos votos.

    Eu não confio em nenhum dos institutos.

    Mas, para quem gosta de pesquisa, dos institutos que registraram pesquisas para Belém até dia 22, eu acho que o menos pior é o Instituto Paraná. Segunda-feira, vocês ficarão sabendo o resultado.

    Ah, quanto ao Ibope. Eles tem até 23:59 horas do dia 23 para registrar uma pesquisa para ser divulgada no sábado, véspera da eleição.

    ResponderExcluir
  8. A melhor percepsao, sobre pesquisas e quando vc sai nas ruas periféricas de diferentes bairros e ver a manifestação espontânea das pessoas colocando bandeiras e foto dos candidatos em suas casas, quem anda pela cidade percebe e sente o clima, por tanto nessa pespctiva o q percebo e q o zenaldo esta na frente, e claro q temos q levar em conta o vasto material de campanha q o candidato tem, mais eu estou sendo bem claro quando falo especificamente nessa pespctiva em termos de material de campanha, agora se isso vai fazer diferença ou não vamos ver no outro domingo quando as urnas forem computadas e so aguardar e conferir

    ResponderExcluir
  9. Sou mais Ed 50. Tem mais a ver com que Belém precisa,projetos sociais para criancas e jovens, mais cultura para ter menos violência.

    ResponderExcluir
  10. Não dá para entender porque a Justiça Eleitoral limita-se a registrar as pesquisas, sem qualquer mecanismo de averiguação para saber se não sendo manipuladas pelos candidatos com maior poder de fogo, ou seja, de dindim, de preferência o dinheiro público, como FAZ o prefeito Zenaldo, nas barbas do TRE, sem medo de ser feliz. Outro crime eleitoral, dos mais graves que a Lei Eleitoral considera - a compra de votos - correu solta e generosa no domingo das eleições do 1º turno, nos bairros de Belém. Moças e rapazes com camisas amarelas (45)circulavam nos bairros mais populosos de Belém (Guamá, Jurunas, `Pedreira, Marco e Canudos ) com sacolas de dinheiro vivo (certamente oriundo dos cofres da Prefeitura)e distribuíam, a poucos metros das seções eleitorais, com ea entrega do "santinho" do Zenaldo. Bastaria que a Polícia Federal andasse nos bairros no dia da eleição do segundo turno para flagrar esse abuso de poder na compra de votos, uma das práticas punidas com a cassação do registro de candidaturas e de impedimento de posso, caso o candidato seja eleito cometendo essas práticas nocivas ao direito de livre escolha dos candidatos pelos eleitores. A equipe do Edmilson também dormiu no ponto, pois deveria ter filmado a prática desse crime eleitoral e denunciado à Justiça $Eleitoral, com provas inquestionáveis em vídeo.

    ResponderExcluir
  11. Verifica-se em Belém uma amostra do embate que a Nação Brasileira vivência, de um lado a ala dos que dizem ser progressistas e de outro os que dizem ser conservadores... Edimilson encarna o que há de mais radical do PT (ex-socialista que o Lula aos poucos descoloriu a bandeira vermelha), o PSOL, o que é pior a união da corrente petista (altamente desgastada pelos crimes de corrupção) não foi deglutida pelos belemenses; o Zenaldo traz a marca dos conservadores (centro mais à esquerda), corrente que domina o PSDB pelos seus fundadores e que sobrevive mediante um discurso progressista, mas que não se desapega das suas raízes tradicionais.
    As pesquisas traduzem o panorama que marca Belém; com todas as correntes progressistas e forte conteúdo de lutas populares, o PT não conseguiu emplacar de vez aqui, a não ser com o governo da Ana Júlia (que foi um descalabro) e do próprio Edmilson (que em oito anos deveria ter feito mais), fora isso, o PSDB domina a política paraense, quando se fala destas últimas décadas, seguindo São Paulo que é sem dúvida o maior reduto psdbista do Brasil, aqui no Norte. Imaginemos que o Zenaldo reeleito tivesse condições de alavancar uma gestão de muito trabalho e de reconstrução de Belém, que, digamos, está realmente ruim em quase todos os sentidos, aí não tem pra ninguém em 2018.
    além do mais, o que parece, essa simpatia pelo PSDB é uma resposta ao PMDB do cacique Jader Barbalho, não que não houvesse queixas contra a turma do PSDB, mas o discurso que tem caraterizado o PMDB de Jader é exatamente a quantidade de processos que esse líder carrega nos ombros, apesar de muitos já caducos, a lava jato aponta outras ações corruptas da "velha raposa"...
    Então, vê-se assim, o cidadão belemense mesmo convivendo com as agruras de uma Belém que precisa melhorar, prefere a Zenaldo do que a Edmilson... Pelo andar da carruagem, não adiantou a "coligação" de todas as alas "esquerdistas" com o PSOL do Edmilson, Zenaldo já demarcou terreno e vai ser reeleito!

    ResponderExcluir
  12. Eu votei no Eder Mauro, mas vou votar no Zenaldo quando ví a Barbalhada se afiliar ao Edmilson. Não dá pra suportar esses Barbalhos corruptos (não é só Jader, é ele e toda curriola). Até o Elder nega o sobrenome Barbalho...
    O Edmilson não deveria aceitar esses caras, o PMDB está atolado até o pescoço de denúncias de corrupção, o PT está falido, e os nanicos da esquerda festiva estão sem crédito junto à população... Edmilson perdeu meu voto e da minha família, que é numerosa...
    Agora é 45!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse discurso é muito frágil! O PMDB já não tem um cargo de relevância no executivo a pelo menos 20 anos. Estamos dominados pelo PSDB praticamente a duas décadas e vc não suporta os barbalhos corruptos?? Todas as mazelas do nosso pobre estado são responsabilidades dos barbalhos?? Pelo amor de deus mano!

      Excluir
    2. Esses cabos eleitorais do Zenaldo estão nervosos MESMO! O discurso é o mesmo da propaganda. Ensaiaram direitinho!

      Excluir
  13. Aos que dizem que o Barbalho está apoiando o Edmilson, nao vejo por aí, o que há é um interesse do Barabalho em enfraquecer o PSDB na capital visando a eleicao de 2018. Isso nao quer dizer que o PMDB va fazer parte do governo Edmilson. No mesmo sentido, a revista Veja e a Globo sendo contra o Crivella no Rio. Em 2017, caso eleitos, nem Edmilson e nem Fleixo terao apoio do PMDB, Veja e Globo, respecitvamente. Isso é política meus caros. Portanto, meu voto é no Edmilson.

    ResponderExcluir
  14. Sabe o q significa a Vitória de zenaldo ? Significa o enterro da pretençao dos barbalhos e do PT para ganhar o governo do estado em 2018, o PT paraense está nas mãos do Paulo Rocha q ja tem acordo com os barbalhos para eleição de 2018, se confirmada a Vitória de zenaldo vai ser muito difícil para o Helder ganhar, levando em conta o número expressivo do eleitorado pertencer as prefeituras do psdb e de aliados, o PMDB consegui ser o partido com maior número de prefeitura no Pará mais se vc for analisar em termos de proporção e muito pouco, so o eleitorado de Belém ja cobre mais do q o dobro de todos os eleitorados das prefeituras do PMDB, por tanto e por isso q vemos o desespero dos barbalhadas e dos petralhas disfarçados de pesolistas em não querem em ipotesse alguma que o zenaldo ganhe a prefeitura de Belém, por isso os barbalhos estão apoiando o Edimilson de graça estão usando todo o aparato q dispõem como TV jornal e rádio para colocar a disposição de Edimilson mais não é com interresse na prefeitura e sim quebrar a egemonia do psdb na região metropolitana pra querer eleger o menino prodígio Helder barbalho q esconde seu sobre nome, tudo isso q disse e com base em fatos e bastidores político q leio e pesquiso, quando chegar 2018 vcs que leram vão lebrar desse meu comentário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade em estado de miséria, sem perspectiva alguma de futuro, e pra ti só interessa avaliar a conjuntura política?

      Excluir
  15. Caro Luciano aa análises e percepções de uma cidade são muito subjetivas, nenhum candidato e mágico ou Deus de fazer com q as coisas numa cidade sejam perfeitas ainda mais com a situação econômica em q várias prefeituras não conseguem ao menos pagar seus servidores, por tanto mesmo com parcos recursos, zeze fez alguma coisa na minha subjetiva opinião não se pode querer q uma prefeitura com a conjuntura financeira q se encontra o país com o fundo de participação dos municípios (FPM) cada vez menor os repasses federais querer q se fassa tudo, nem um político e perfeito uns invertem no social outros na educação enfim meu caro Luciano não dá pra agradar a todos, eu vejo sim q apesar das dificuldades financeiras Belém está indo com zeze no rumo mais prudente possível já q os recursos agora não estão bons, e se vc não sabe Luciano o zenaldo ainda está pagando por um financiamento no governo edimilson, como dizem falar criticar e fácil, o único aspecto q eu vi no governo edimilson q realmente ele investiu foi na área da educação e olhe lá por q quase acaba com a escola bosque,e também na área social ele fez um bom trabalho eu reconheço, no resto fez muita briga fez um bondimho q nunca andou fez um viaduto q leva do nada a lugar nenhum, tenta atribuir a obra da macrodenagem a seu governo alardeando q foi ele q fez a macrodenagem da bacia do una, ou seja um cara mentiroso demagogo quer da uma de pobre coitado e ainda foi condenado pela justiça por comprar livros, e os livros nunca apareceram e só jogar no Google q aparece a condenação do língua plesa

    ResponderExcluir
  16. O discurso não muda. 0 mesmo lári-lári de sempre. Domingo acaba este capítulo. Subjetivamente, voto Ed50. Não me engano com as sandices de tucano e seus aspones bem pagos.

    ResponderExcluir
  17. E o Ibope registra sua pesquisa. Vai sair na véspera.

    Veritate, Phoenix, Acertar, BMP e Doxa. Belém está concorrida hein!

    No Brasil, têm-se inúmeras pesquisas regionais, estaduais e municipais. E existe uma certa tendência de que as pesquisas feitas por alguns institutos favoreçam um candidato e de alguns outros institutos favoreçam seu adversário.

    Isto acontecerá em Belém, Manaus, Porto Velho e outros grandes centros do Brasil.

    Desta forma, na capital do Pará, o Ibopão, lógico, preferiu não publicar sua pesquisa durante o meio desta semana, em que pipocarão diversas ""pesquisas"" sobre o pleito. Em outros termos, não querem se comprometer.

    Dos institutos que registraram pesquisas em Belém, dois tem envergadura nacional: Veritá Pesquisas (não confundir com o Veritate) e Paraná Pesquisas.

    O Veritá nem sempre publica suas pesquisas, ou as publica com atraso. Pode ser que eles nem publiquem a pesquisa que está registrada para ser divulgada a partir de sexta (28/10).

    Por sua vez, o resultado da pesquisa da Paraná Pesquisas deverá ser divulgado na segunda (24/10). Mais que isto, o instituto sempre divulga o resultado no seu portal, no mesmo dia da divulgação. Resumindo, a pesquisa só não sai se for impugnada.

    O Ibopão, que não é bobo, tirou o dele da reta e só vai publicar sua pesquisa na véspera. Lógico, eles vão esperar o resultado da Paraná Pesquisas. Como diria o ditado: "gato escaldado tem medo de água fria".

    ResponderExcluir
  18. Nossa, coisa de barbalhada... E nós, belemenses, vamos querer isso? Claro que não!
    É Zenaldo! É 45!

    ResponderExcluir
  19. Sobre todo esse antagonismo sobre pesquisas, vou levantar um dado aqui como um exemplo q efetivamente reflete o perfil do voto do eleitorado belenesnse, na última eleição para presidente o aercio ganhou da Dilma em Belém, por tato vale registrar q em Belém nas últimas eleições vem mostrando ser um reduto eleitoral do psdb, por esses fatos e por sair nas ruas e periferias vendo pessoas colocarem em sua maioria material de campanha do zenaldo não tenho dúvidas q no domingo dará zeze 45 na cabeça, eu fasso até uma aposta casada com quem for, deixo o dinheiro na mão do blogueiro Carlos Mendes , quem se arisca?,quem anda nas ruas e periferias já sente o clima da vitória de zeze e só aguardar e conferir meus cupinchos, domingo q vem vcs vão lembrar do meu comentário,não adianta vir com argumentação e choradeira q zeze fez uma má administração todo mundo tem o direito de se expressar como quiser mais o fato q realmente importa dente todas as discussões antagônicas e a vitória, ganhou vão ter q engolir mais 4 anos independente se acharem q vai dar certo ou não, o q importa é a vontade do povo no voto.

    ResponderExcluir
  20. Barbalhada e Ptralhada juntos. CREEEEDO. Deus me livre.

    ResponderExcluir
  21. Eu, anônimo, guardando dinheiro de aposta política? Nem pensar. Vá numa lotérica e lá deposite o dinheiro. E lembre-se que aposta em candidato não é uma boa. Um cidadão perdeu nesta eleição, em Itupiranga, a casa dele avaliada em R$ 150 mil, porque apostou num candidato que levou uma surra nas urnas. Ele foi no cartório e assinou a escritura de doação da casa ao vencedor.

    ResponderExcluir
  22. É esse tipo de "cidadão" que Belém merece? Apostar em candidatos? É por isso que esta cidade, este estado e este país estão na lona. Consciência política ZERO e o resto que se dane, tem que engolir as mentiras por mais 4 anos ainda quer colocar um jornalista sério numa excrescência dessa. É muito rejeito fecal na cabeça!

    ResponderExcluir
  23. Senhor anônimo esquerdaopata, q diz q tudo não presta Belém o estado o Brasil não presta, e q por se pozicionar a favor de um candidato não tem consciência política, vá se tratar seu esquerdaopata, deve ser bem um ptranha frustrado q perdeu a mamata das tetas dos petistas que estabeleceram uma relação promiscua com o PMDB agora ficam chorando acusando o próprio ex parceiro de golpista ora me compra um bode, se está insatisfeito com Belém parà e Brasil sai fora, vá morar na Venezuela parceira do pt, esse seu desgoverno ptralha quebrou a petrobras deixou quase 15 milhões de sempregados inflação galopante e outras infinitas mazelas e agora ficam execrando o temer como se o PT fosse santinho e não tivesse tido culpa de nada do q está acontecendo hora hora hora e ainda quer da uma de intelectual esquerdaopata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua boca tem inveja do seu _ _.

      Excluir
  24. Kkkkk, moçada tá com grana até para apostar.

    E saiu a pesquisa feita pela Paraná Pesquisas. Quem está na frente é ...

    ResponderExcluir
  25. Paraná pesquisa divulgada hoje segunda feira 24/10 zenaldo 53 edimilson 47

    ResponderExcluir
  26. Saiu também do Veritate e o Zenaldo vai deixando bem pra trás o língua plesa. Ops: presa. Hahahahahaha

    ResponderExcluir