VER-O-FATO: NESTA QUARTA-FEIRA, TRANSMISSÃO AO VIVO DO 1º DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITO DE BELÉM

terça-feira, 13 de setembro de 2016

NESTA QUARTA-FEIRA, TRANSMISSÃO AO VIVO DO 1º DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITO DE BELÉM

O debate entre os candidatos será aqui, no Hangarzinho da UFPA

O primeiro debate entre os dez candidatos à prefeitura de Belém será realizado nesta quarta-feira, às 17 horas, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará (UFPA) Benedito Nunes, também conhecido por Hangarzinho. A promoção é do Diretório Central de Estudantes da UFPA e transmissão online, em tempo real, do blog Ver-o-Fato em conexão com a Rádio Sintonia Web, numa parceria definida no começo da tarde de hoje. 

Dos candidatos convidados, Zenaldo Coutinho, Edmilson Rodrigues, Carlos Maneschy, Regina Barata, Úrsula Vidal, Cléber Rabelo, Lélio Costa, professor Ivanildo, Luiz Menezes e Eder Mauro, apenas o candidato Eder Mauro, até o começo da tarde de hoje, não havia confirmado presença.

Mesmo com a lei que limita a participação obrigatória de apenas candidatos cujos seus partidos ou coligações tenham representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados, o DCE UFPA decidiu por sua diretoria convidar todos os candidatos e candidatas, com o objetivo de garantir a ampla democracia. 

A transmissão pela Internet e redes sociais também é uma forma de ampliar a participação dos estudantes da UFPA e do público em geral, não delimitando o evento apenas aos que estiverem no local do debate. As regras do debate foram definidas pelo DCE.
 
As regras

O debate terá 5 blocos e será mediado por diretores do DCE, que farão a exposição das regras para os candidatos e público presentes.
 
1) O primeiro bloco (30 minutos) será de apresentação dos candidatos para o público, com ordem definida em sorteio prévio e tempo de 3 minutos para cada candidato e candidata.

2) O segundo bloco  (40 minutos) será a exposição de cada candidato e candidata sobre temas escolhidos por enquete entre os estudantes nas redes sociais. Os temas são os seguintes: Saúde; Moradia; Educação; Segurança; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Saneamento; Combate as opressões (machismo e violência contra a mulher, Racismo e LGBTfobia) e Acessibilidade. 

Os dois temas mais votados serão expostos pelos candidatos. O primeiro tema mais votado será respondido por todos, com tempo de 2 minutos para cada candidato e em seguida o segundo tema mais votado também será respondido por todos e terá novamente 2 minutos de resposta para cada candidato. A ordem de resposta se dará através de sorteio que será definido previamente em reunião com as representações de cada candidato.
 
3) No terceiro bloco (36 minutos), as entidades representativas de estudantes, professores e técnicos administrativos da UFPA farão uma pergunta com tempo de 2 minutos para cada entidade, e cada candidato terá o tempo de 3 minutos para responder às três perguntas. A ordem de resposta se dará através de sorteio que será definido previamente em reunião com as representações de cada candidato.
 
4) O quarto bloco (20 minutos) será por sorteio de perguntas. Abrimos através de postagem no evento do debate que está divulgado nas redes sociais um espaço para que os estudantes possam fazer uma pergunta, e essas perguntas serão sorteadas para que os candidatos possam responder. Cada candidato responderá uma pergunta diferente sorteada na hora do evento, com 2 minutos para a resposta. A ordem de resposta se dará através de sorteio que será definido previamente em reunião com as representações de cada candidato.

5) O quinto e último bloco (20 minutos) será de considerações finais. Os candidatos terão 2 minutos para fazê-las. A ordem de resposta se dará através de sorteio que será definido previamente em reunião com as representações de cada candidato.

Obs: O candidato que se atrasar no primeiro bloco depois do seu direito de fala definido previamente em sorteio, perderá seu direito de fala pois isso mudará a ordem de apresentação o que quebrará a regra acordada previamente em reunião com as representações de cada candidato.
 
Obs2: Orientamos que cada candidato e candidata possa trazer um advogado que responda por sua candidatura.

Obs3: Os candidatos não poderão fazer citação direta sobre outro candidato (citar o nome de outros candidatos), caso isso aconteça, será garantido direito de resposta de 30 segundos para o candidato ou candidata citado diretamente.

Termo de compromisso:

Os presentes candidatos e candidatas ou suas representações de campanha presentes nessa reunião concordam com as regras apresentadas pelo DCE UFPA, assim como do sorteio realizado para definir a ordem de respostas dos blocos de debate;
 
Os candidatos e candidatas concordam com a divulgação de vídeo e imagens do debate que irá ocorrer na UFPA e caso necessário, o DCE UFPA cederá os vídeos e imagens para os candidatos que fizerem o pedido dos mesmos.

Mais informações e local para perguntas aos candidatos neste endereço do DCE no Facebook:

https://www.facebook.com/events/283027528749653/?ti=cl



5 comentários:

  1. Todos os eventos do DCE e sindicais transmitidos da UFPA são uma droga, trava tudo, o áudio é horrível e a imagem péssima, sem iluminação, sem nada. Será que não aprendem a fazer transmissão?

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, não julgue precipitadamente as coisas. Não sei se sua crítica ferina procede. Mas adianto-lhe que o blog Ver-o-Fato e a Rádio Sintonia tudo farão para que o evento do DCE seja transmitido sem transtornos para quem não puder comparecer ao local onde o debate será realizado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Mendes, procura saber com os organizadores por que não consta entre os temas Meio Ambiente. Além de Belém ter que enfrentar graves problemas ambientias, este Município deve apresentar meios de preservas as dezenas de ilhas e rios, além das centenas de igarapés,que cortam o seu território.

    ResponderExcluir
  4. Renovação na política por favor, chega de votar nos mesmos e no menos pior.

    ResponderExcluir