VER-O-FATO: EDMILSON LIDERA PESQUISA EM BELÉM, MAS ZENALDO REAGE E INCOMODA EDER MAURO

terça-feira, 2 de agosto de 2016

EDMILSON LIDERA PESQUISA EM BELÉM, MAS ZENALDO REAGE E INCOMODA EDER MAURO

Os candidatos Edmilson Rodrigues e Eder Mauro continuam na disputa pela liderança da pesquisa eleitoral para a perfeitura de Belém, mas agora já encaram uma reação do prefeito Zenaldo Coutinho. Isso é o que revela a segunda pesquisa da Doxa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 08502/2016, com nível de confiança de 95%, quatro pontos de margem de erro, para mais ou para menos, e 777 entrevistados entre os dias 26 e 28 de julho passado.  Eis os resultados:

ESPONTÂNEA: Na questão espontânea, onde não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Edmilson Rodrigues (PSOL) aparece em primeiro lugar com 20,5%, seguido pelo atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), 11,2%. O terceiro colocado é o deputado federal Eder Mauro (PSD), 8,5%. Arnaldo Jordy (PPS), 2,5%; Ursula Vidal (Rede), 1,1%; Lélio Costa (PCdo B), 0,5%; Maneschy (PMDB), 0,3%. O índice de eleitores que não sabem ou que pretendem anular o voto é alto, chegando a 51,8%.

ESTIMULADA: Quando se estimula, isto é, são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, Edmilson Rodrigues permanece em primeiro lugar, subindo para 33,5%. Na primeira pesquisa Doxa, Edmilson aparecia com 24,7%. O deputado federal Eder Mauro vai para o segundo
lugar, aparecendo com 27,1%. Na primeira pesquisa, Eder Mauro tinha 30,2% das intenções voto. Em terceiro lugar fica Zenaldo Coutinho com 12,7%. Na pesquisa anterior, Zenaldo tinha 6,9% das menções. Arnaldo Jordy obtém 6,0%; Ursula Vidal 4,3%; Carlos Maneschy, 1,4%; Lélio Costa, 0,8%; Regina Barata, 0,8%. Os votos flutuantes ( branco, nulo e indecisos) somam 14,9%.
 
REJEIÇÃO: Quanto à rejeição, isto é, quem não votaria se a eleição fosse hoje para prefeito de Belém, o atual gestor, Zenaldo Coutinho é o mais rejeitado, aparecendo com 37,5%. Depois vem Edmilson Rodrigues com 12,1%, seguido de Eder Mauro, 10,0%. Arnaldo Jordy aparece com 7,1% de rejeição; Lélio Costa, 4,0%; Maneschy, 3,7%; Regina Barata, 2,9% e Ursula Vidal, 2,6%.

AVALIAÇÃO GOVERNO ZENALDO: A administração do prefeito Zenaldo Coutinho está sendo reprovado por 51,4% dos eleitores de Belém. A aprovação é de apenas 12,0%. A avaliação Regular chega a 35,7%.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO JATENE: O governo Jatene, em Belém, está sendo reprovado por 43,9% dos eleitores. A aprovação é de 13,6%. A avaliação Regular é de 41,2%.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO TEMER: O governo Temer é reprovado por 39,4%. A aprovação é de apenas 7,0%. A avaliação Regular é de 34,4%.

PROBLEMAS DE BELÉM: Os seis maiores problemas que estão afligindo a população de Belém, em primeiro lugar aparece “Violência/insegurança”, depois “descaso com a saúde”, “trânsito/mobilidade”, “desemprego”, “educação”, “saneamento “.

INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR: Apesar da distância do pleito para governador, a Doxa testou seis nomes numa possível disputa para o governo do Estado. Edmilson Rodrigues aparece em primeiro lugar com 26,2%, seguido por Eder Mauro, 20,2%. Helder Barbalho vem em terceiro lugar com 12,9% das intenções e voto. Paulo Rocha e Flexa Ribeiro aparecem empatados, ambos com 5,1%; Márcio Miranda vem com 2,6%.

NÍVEL DE SATISFAÇÃO: 46,7% dos eleitores de Belém estão insatisfeitos com a vida que levam na cidade. A satisfação é de 20,0%. A satisfação Regular chega ao patamar de 31,9%.

Um comentário:

  1. Considerando que o instituto Doxa tem um histórico de servir à tucanalha, com pesquisas encomendadas pela ORM/Griffo pra favorecer os candidatos tucanos, os números de Zenada continuam muito ruins (e certamente estão muito piores do que os divulgados por essa pesquisa fajuta)

    ResponderExcluir