VER-O-FATO: SECRETARIA DE SEGURANÇA EMITE NOTA SOBRE CURSO DA PM E PROTESTO DA OAB

terça-feira, 26 de julho de 2016

SECRETARIA DE SEGURANÇA EMITE NOTA SOBRE CURSO DA PM E PROTESTO DA OAB

Em nota enviada ao Ver-o-Fato, a propósito de postagem sobre o assunto aqui feita nesta tarde, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social  (Segup) informa que a Polícia Militar do Pará "irá se manifestar, oficialmente e tecnicamente, sobre a comunicação encaminhada à Segup pela OAB – Pará". 

Segundo a Segup, o secretário Jeannot Jansen irá se reunir com a secretaria executiva do Conselho Estadual de Segurança Pública, que encontra-se em recesso, a fim de avaliar o pleito proposto pela Ordem.
 
A nota também diz que o treinamento programado "não é novidade". Em 2013, a Polícia Militar de Minas Gerais ofereceu o curso, a 35 militares, sob a mesma denominação ‘Intervenção Estratégica em Movimentos Sociais’. Em 2015, a mesma polícia mineira ofereceu o treinamento a militares de vários estados, sendo dois do Estado do Pará. 

A capacitação em Minas Gerais serviu de base para o planejamento do curso a ser oferecido pelo Comando de Missões Especiais (CME) da PM a partir de setembro deste ano. Em 2016, inclusive, quase 3 mil treinamentos e capacitações já foram oferecidas a militares paraenses. O relacionado a movimentos sociais é um dos 186 previstos pela Polícia Militar para este ano. Um total de 150 estão em andamento.

Durante as disciplinas, conclui a nota, a PM reunirá lideranças de movimentos sociais e representantes da sociedade civil organizada, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará. 
 
O objetivo, segundo a Segup, é "refletir sobre o controle de possíveis incidentes em conflitos, violações dos direitos  constitucionais,  perturbações à ordem pública e a atuação das forças de segurança em grandes eventos como partidas de futebol, obstrução de vias e reintegrações de posse".

Nenhum comentário:

Postar um comentário