quinta-feira, 28 de julho de 2016

PESQUISA REGISTRADA NO TSE APONTA LIDERANÇA DE DARCI EM PARAUAPEBAS


 

Se as eleições fossem hoje o pré-candidato a prefeito e ex-gestor de Parauapebas Darci Lemen (PMDB) seria eleito com 36,75% dos votos. Em segundo lugar aparece o atual gestor Valmir Mariano (PSD), o Valmir da Integral, com 19,48% e, em terceiro, o empresário e pecuarista Marcelo Catalão (DEM), com 12,99%.

Os dados de intenções de votos fazem parte da pesquisa feita pelo Instituto Gauss sob encomenda da Carajás Rede de Comunicação (Grupo Correio de Comunicação) e divulgados hoje (28) pelo Jornal Correio, com sede em Marabá e correspondentes espalhados pela região sudeste do Estado.

A pesquisa foi realizada com 770 entrevistados, no período de 22 e 23 de julho deste ano e leva em conta outros nove pré-candidatos à Prefeitura de Parauapebas. Francisco Alves de Souza (PPS), o popular Chico das Cortinas, aparece em 4º lugar com 5,71%, seguido pelo empresário João Trindade (PDT), o João do Verdurão, com 2,60%, e pelo médico oftalmologista Dr. Hipólito Constâncio Reis (PRTB), com 2,34% dos votos.

No 7º lugar da pesquisa está o comerciante de materiais de construção Gauchinho da Macro (PSDB), com 1,82%, seguido pelo ex-vereador Adelson Fernandes (PP), com 1,69% e pelo Dr. Francisco Cordeiro (PSDC), com 0,78% dos votos. Francisco Xavier Falcão (PMN) aparece em 10º lugar com 0,65%, seguido pelo ex-deputado estadual Cláudio Almeida (PR), com 0,39%, e o ex-líder estudantil e empresário Flávio Veras (PRP) fecha a lista de pré-candidatos com 0,26% das intenções de votos.

O número de indecisos nesta pesquisa foi de 10,51%, enquanto 3,38% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos apresentados. O número de eleitores que votaria nulo ou branco ficou em 0,65%.
A margem de erros da pesquisa feita pelo Instituto Gauss é de três pontos percentuais para mais ou menos, o que não afetaria a posição do pré-candidato Darci, que tem ampla vantagem sobre o segundo colocado, caso a eleição acontecesse nesta quinta-feira (28).

Segundo cenário

A mesma pesquisa foi realizada considerando outro cenário, em que apenas os três candidatos mais lembrados foram colocados para o universo pesquisado. Neste caso, Darci ampliaria a sua intenção de voto para 41,43%, se distanciando ainda mais do segundo colocado, Valmir, que teria 20,78%. Já o candidato do DEM, Marcelo Catalão, iria a 18,05% das intenções.

O número de indecisos continuaria praticamente o mesmo, com 10,38%, enquanto os eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos subiria para 8,44%. O número de pessoas que votaria branco ou nulo também subiria, chegando a 0,91%.

GOVERNO É MAL AVALIADO

A pergunta “Qual avaliação que você faz da administração do Prefeito Valmir da Integral até o momento?” também foi feita aos 770 entrevistados da pesquisa, o que revelou um índice de 80% de desaprovação da gestão de Valmir Integral em Parauapebas. Deste índice, 39,74% consideram o governo atual regular, 27,92% avaliam como péssimo e 12,34% acham que é ruim. 

Dos entrevistados, 17,14% consideram boa a gestão de Valmir e apenas 2,86% dizem que é ótima. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral pelo número de identificação PA-07657/2016.


(Nathália Viegas)

Nota do blog

Na cidade (Parauapebas) onde o limite de gasto eleitoral por candidato a prefeito é maior mais de duas vezes que o gasto de candidato em Belém, a última pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aponta o resultado que você vê acima.

Alguém já disse que pesquisa é pesquisa, voto na urna é outra coisa. De fato, às vezes as pesquisas falham, e como falham, mas não se pode descartá-las como aferição da tendência de parcelas do eleitorado num determinado momento da campanha eleitoral.

Quem é líder hoje pode não sê-lo amanhá. E quem está em baixo pode subir. Há fatores determinantes para isso e quase todos convergem para o desempenho dos candidatos.

Um comentário:

  1. Além de falhas, as pesquisas quando comentadas, como é o caso, saem esses comentários extremamente tendenciosos...

    ResponderExcluir