VER-O-FATO: ALUNO DE MEDICINA DA UFPA CRIA JOGO SOBRE CUIDADOS COM DOENÇA DE CHAGAS

quarta-feira, 20 de julho de 2016

ALUNO DE MEDICINA DA UFPA CRIA JOGO SOBRE CUIDADOS COM DOENÇA DE CHAGAS


Lopes expande seus conhecimentos em Medicina para orientar pessoas sobre doenças

O jogo criado por Jef Lopes. Foto Ascom da UFPA

Um estudante de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) criou um jogo eletrônico para celulares sobre os cuidados com a doença de Chagas. O Chagame visa despertar a curiosidade e motivar o aprendizado de crianças e pré-adolescentes sobre a forma de prevenção e combate à doença e o seu vetor, o inseto barbeiro.

Produzido por Jefison Lopes, estudante de medicina da UFPA, o Chagame surgiu por meio do projeto de extensão ‘Ações Integradas para a Prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos’, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA. 

O game remete o jogador ao clássico do mundo dos games, o Mário World, da Nitendo. Assim como o jogo do encanador, o usuário do Chagame deve desviar de obstáculos e tentar pegar itens que acumulem pontos para avançar de fase, além de ser ambientado nos cenários regionais, como o mercado do Ver o Peso e a Estação das Docas. O objetivo é proporcionar uma aproximação cultural com os jogadores locais.

Apesar de ter sido desenvolvido para o público jovem, os indicativos prévios revelaram que o Chagame tem alcançado um público adulto bastante representativo.
“O jogo parece ter agradado outras faixas etárias que não eram o alvo, porém deixa equipe muito feliz, pois são mais pessoas que podem ser despertadas sobre a prevenção da doença de Chagas e podem nos dar seu feedback sobre o jogo”, afirmou o idealizador do jogo Jefison Lopes.

Atualmente, o aplicativo está disponível para aparelhos que possuam sistema operacional Android a partir das versões 4.5. “Esperamos, em breve, disponibilizar o Chagame para computadores e aparelhos com sistema operacional IOS. Por enquanto ele está disponível na Google Play, onde os usuários além de baixar o jogo, podem também deixar uma avaliação sobre o aplicativo”, declarou. Fonte: G1 Pará.

Para realizar o download do jogo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário