quinta-feira, 23 de junho de 2016

JÁ VIU DE TUDO NA POLÍTICA DO PARÁ? ENTÃO, DÊ UMA OLHADA NESSA FOTO

Helder, Couto e Maneschy: unidos pelos mesmos princípios políticos


Você, eleitor e leitor, já viu de tudo na política do Pará? Se já viu, parabéns. Você é - com licença do antigo Repórter Esso - testemunha ocular da história. É bem informado e está por dentro de tudo, conhece caciques, índios e curumins da política papa-açai. 

Mas, se por acaso, já viu algumas coisas  e pensa que viu tudo, digo que você, na verdade, não viu nada. Ainda vai ter que ver muita coisa para dizer que viu algo importante. 

Quer um exemplo? Então veja a foto acima. E olhe muito bem. Ela vale por mil palavras, como a foto de um bom fotógrafo. 

Lado a lado, juntinhos, abraçados, estão nessa foto o magnífico reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, candidato a candidato a prefeitura de Belém pelo PMDB, e o magnífico bicheiro e ex-senador tucano Mário Couto, que já está no PMDB com armas e bagagens. Aliás, mais armas do que bagagens.

E olha quem completa o trio de alegres políticos. Sim, é ele mesmo, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Foi dele, e do pai, o senador Jader Barbalho, a ideia de trazer Mário Couto para o PMDB. Couto disse cobras, lagartos e centopeias dos Barbalhos. 

Sabem o que isso significa na política paraense? Acertou: nada. Nadica de nada. Coisas iguais, ou piores, já foram ditas. Amigos viraram inimigos, inimigos viraram amigos, amigos trairam amigos e inimigos aniquilaram inimigos. 

O que um disse do outro não valeu, mesmo que honra e família tenham sido enxovalhadas no calor das ofensas, deixando imagens, notícias de jornais, vídeos e áudios para quem quiser ver e ouvir. Ora, a política nunca foi o reino da ética. Então, às favas os escrúpulos. Vale tudo pelo voto.       

A foto dos três não é miragem. Nem montagem. A foto é autêntica, verdadeira e já é um documento histórico, embora seja uma foto fresca - no bom sentido -, ou seja, colhida dias atrás, num desses colóquios do PMDB. 

O "calouro" Maneschy, cristão-novo no ambiente partidário, ao lado do doutor e pós-doutor na (má) política, Mário Couto, que está mais ao lado de Helder Barbalho e será, daqui por diante, seu fiel escudeiro. 

Já viu tudo em política, cabôco? Não, você não viu nada, meu querido. 

Pois então veja. 

3 comentários:

  1. nao é na politica paraense, em qq "politica" lula com maluf e collor? brasil é igualzinho...

    ResponderExcluir
  2. Tomara que se Unam para EVITAR que o Cláudio Barroso volte a ser prefeito de São João de Pirabas, pois o TJE teve a oportunidade de Cassa-lo e apenas o Afastou dia 06/06/2016.
    Agora Ele está recorrendo em Brasília com o Apoio do Senador Flexa Ribeiro, Deputado Estadual Milton Campos e o Empresário de Castanhal Eduardo Sales, sobrinho do Governador Jatene.
    Não deixem isso acontecer por favor, a Sociedade Pirabense agradece.

    ResponderExcluir
  3. Puta que Pariu!!! o cidadão do Pará TÁ FUDIDO...

    ResponderExcluir