sábado, 23 de abril de 2016

DAS 15 ÀS 18 HORAS DE HOJE, TEM METAL E AS 20 MELHORES BANDAS DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS. NA RÁDIO SINTONIA WEB


Como você sabe - mas, se não sabe, fique sabendo - a Rádio Sintonia Web, que pode ser acessada diretamente daqui, do blog Ver-o-Fato ( clique no play da rádio, do lado direito), está 24 horas no ar, todos os dias, com uma programação que inclui jornalismo, campanhas educativas, radionovelas e muita, muita música de qualidade. Da Bossa Nova ao Jazz, passando pela MPB, Rock, Soul, Blues, Reggae, Clássica, ritmos paraenses, do Caribe, Jamaica e África.

Todo sábado, ao vivo, como sempre, temos o programa Essência do Rock, produzido e apresentado por mim, das 15:00 às 18:00 horas. Rodo de tudo no programa, comento, conto um pouco de história de bandas e cantores, enfim, é um festival de clássicos desde os anos 50 até o Terceiro Milênio. Um desfile de todas as vertentes do rock. Sem preconceito e pluralista.

No programa deste sábado, por exemplo, vou começar uma série sobre as maiores bandas de rock de todos os tempos. Tenho várias listas de melhores, mas você, que é ouvinte do programa, pode também fazer a sua lista, com as 20 melhores bandas e mandar aqui para o blog, que eu divulgarei e rodarei no programa.

Como o arquivo da rádio possui mais de 2,5 milhões de músicas, se você mandar apenas a sua seleção, com os nomes das bandas e das músicas, eu mesmo baixo-as do arquivo da rádio e apresento no programa, citando seu nome. Tipo: a seleção desta semana é do ouvinte João das Couves, que mora no bairro tal, em Belém, ou em outra qualquer cidade do Brasil.

Pra começar, veja aqui os critérios que utilizei para fazer uma seleção das 20 melhores bandas, na minha opinião. E ouça o programa, divulgue-o. Para acessar a rádio, além do blog, você pode digitar o seguinte endereço: www.fmsintonia.com.br

Boa audição.

MINHA LISTA

Primeiro vou dizer os critérios usados para escolher as minhas 20 melhores ( de outras listas de 20, rsrsrsr):

- Relevância Histórica;
- Qualidades dos Discos lançados;
- Qualidade das composições;
- Originalidade e Criatividade;
- Perfomance Ao Vivo;
- Qualidade dos músicos;
- Popularidade e vendagem de discos;
- Influência exercida sobre a outras bandas;
- E é claro: Meu gosto pessoal...rssss

1 - BEATLES

A banda mais popular, a que vendeu mais álbuns (tenho um Guiness Book de 1994, que aponta a vendagem de mais de um bilhão de discos!!!); e a que tem os discos mais elogiados e cultuados pela crítica: "Revolver", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "Whie Album" e "Abbey Road". Mas o motivo maior pra ser considerada a melhor de todas, é porque foi a única banda que conseguiu reunir ao mesmo tempo John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, três dos maiores gênios da música Popular(sem querer desmerecer o Ringo). Só esse fato já garantiria o primeiro lugar.
Muitas bandas transformaram a música, mas só uma transformou o mundo: The Beatles

2- LED ZEPPELIN 

Assim como os Beatles, sua música não tinha limites. Apesar de ser um dos precurssores do que viria a se chamar de Heavy Metal, pode-se escutar de tudo em seus excelentes discos: blues, folk, hard rock, rockabilly, reggae, progressivo, soul, funk, e até improvisações jazzísticas.
A química entre seus quatros componentes era assombrosa. Todos monstros em seus instrumentos, suas apresentações ao vivo eram apoteóticas.

3 - RUSH 

Segundo a RIAA (Recording Industry Association of America), o Rush é o terceiro colocado nas estatísticas de vendas de álbuns consecutivos de ouro ou platina por uma banda de rock, atrás somente de Beatles e Rolling Stones. Isso graças a fidelidade dos antigos fãs, e da indiscutível qualidade da banda, que até hoje conquista milhões de novos admiradores. Geddy Lee, Neil Peart e Alex Lifeson se multiplicam ao vivo, aliando virtuosismo, pegada e criatividade. Outra qualidade do trio é não se prender a rótulos ou fórmulas, e sempre trazerem novidades em seus discos.

4 - YES 

O Rock progressivo foi levado ao extremo pelo Yes. Com discos clássicos como "Yes Album", "Fragile", "Close To The Edge", "Tales from Topographic Oceans" e "Relayer" eles levaram milhões de pessoas a viajarem sem sair do lugar. Com várias formações, passaram pela banda excelentes músicos como Steve Howe, Patrick Moraz, Rick Wakeman, Trevor Rabin, Jon Anderson, Chris Squire, Alan White, Bill Brufford, Tony Kaye, entre outros.

5 - BLACK SABBATH 

Os Pais do Metal, tanto na sonoridade quanto no visual e na temática do Terror e da Magia. Com duas fases bem distintas, a primeira com o vocalista Ozzy Osbourne, e a outra com seu substituto Ronnie James Dio. Em ambas foram lançados discos excelentes, com vários clássicos do Rock pesado. Sempre foram maltratados pelos críticos, que hoje em dia rasgam seda e reconhecem a importância da banda.

6 - DEEP PURPLE 

Super banda britânica, que forma com o Led Zeppelin e o Black Sabbath a "Santíssima Trindade do Rock Pauleira". Outro grupo que teve várias formações, sendo as mais clássicas as conhecidas como "MKII" (com Ian Gillan nos vocais) e "MKIII" (com o vocalista David Coverdale). A marca da banda sempre foi a mistura da guitarra de Ritchie Blackmore com o teclado com o som característico e original de John Lord, com riffs fortes e solos alucinantes. Na formação atual são substituídos respectivamente pelos excelentes Steve Morse e Don Airey.

7 - PINK FLOYD 

Piscodélico ao extremo com a formação original com o lunático Syd Barrett, ao Rock Espacial sob o comando do genial Roger Waters, sempre teve a originalidade como característica marcante em toda sua obra. Com as obras-primas "The Dark Side Of The Moon" e "The Wall" escreveram seus nomes na história da música mundial. Não posso deixar de comentar os solos cortantes do guitarrista David Gilmour. Seus concertos são famosos pela altíssima produção e pelos efeitos visuais inovadores.

8 - THE WHO 

Anarquia é a principal definição desse quarteto inglês. Famosos por destruir seus instrumentos e equipamento durante saus arrasadoras apresentações ao vivo. Tendo Pete Towshend como compositor, líder e guitarrista, gravaram a famosa ópera-rock "Tommy", a saga do garoto cego, surdo e mudo que se transformou no "Mago do Pinball". Foram uma das primeiras bandas realmente pesadas da história.

- QUEEN 

Outra banda que sempre foi injustiçada pela crítica, e que hoje é exaltada. É muito difícil definir o som do Queen. Hard Rock, Progressivo, Música de Cabaré, Ópera, música Clássica, Pop, Funk, cabe tudo em seu liquidificador sonoro. Tinham um senhor vocalista que era um verdadeiro maestro de multidões, por com seu carisma e talento comandava as massas em coros antológicos.

10 - CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL 

Pra mim é a melhor banda americana de todos os tempos. Sem dúvida, os motivos são as composições, a rasgante voz, os riffs e a guitarra de John Fogerty. Infelizmente duraram pouco de 1967 a 1972.

11 - THE POLICE 

Num caldeirão sonoro com ska, reggae, punk, new wave e jazz, com espaço ainda para músicas de todos os lugares do mundo, foram sem dúvida a banda mais influente dos Anos 80; por culpa das composições geniais, dos vocais e do baixo jazzístico e reggueiro de Sting, pela originalidade da batida e dos ritmos da magistral bateria de Stewart Copeland, e pelo talento em obter novas texturas e sonoridades na guitarra de Andy Summers. Todo mundo se rendeu a força desse trio, que infelizmente também durou muito pouco tempo(de 1978 à 1983), com raras reuniões como na Turnê que passou pelo Brasil em 2007.

12 - THE CREAM 

O primeiro power-trio do Rock, que trazia o blues na guitarra de Eric Clapton, o peso do Rock na voz e no baixo de Jack Bruce, e as influências jazzísticas do grande baterista Ginger Backer. Com riffs poderosos, apresentações ao vivo delirantes repletas de improvios, ao lado de outro trio, The Jimi Hendrix Experience criaram os pilares do que mais tarde ficaria conhecido como Hard Rock e Heavy Metal.

3 - AC/DC

Uma banda de rock sem frescuras. Cru, simples, básico, sujo, pesado e acima de tudo Foda. Mesmo com a morte do grande vocalista Bon Scott, seguraram a onda encontrando uma solução caseira (o substituto Brian Johnson dirigia o caminhão da banda) e lançaram o estrondoso sucesso "Back In Black", um dos discos mais vendidos da história. Mesmo sendo bem coroas, até hoje Angus Young e Cia continuam emanando energias adolescentes em seus shows lotados pelo mundo.

14 - METALLICA

Misturando a atitude e a sujeira do som do Punk, com o peso e a qualidade técnicas dos grupos da "Santíssima Trindade do Rock Pauleira", juntando a isso tudo velocidade, o Metallica foi um dos criadores ao lado do Slayer e Megadeth, do Trash Metal. Foi a banda que com essa fórmula obteve maior reconhecimento, sucesso comercial e que gravou os melhores álbuns: "Ride The Lighting", "...And Justice For All" e "Black Album".

15 - GENESIS 

Uma das mais importantes bandas do Rock Progressivo, teve duas fases bem distintas. A primeira, considerada clássica, calcada no som sinfônico, que contava com o performático vocalista Peter Gabriel; e a segunda com o fantástico baterista Phil Collins assumindo os vocais, que a partir do terceiro disco com essa formação abandona o progressivo, tornando a sonoridade mais pop e acessível, vendendo milhões de discos. Eu particularmenete prefiro a fase progressiva, mas a mais pop tem coisas interessantes também.

16 - U2 

Com um vocalista carismático (Bono), um guitarrista criador de temas e riffs marcantes (The Edge), e com uma cozinha que alia eficiência e simplicidade, o U2 foi sem dúvida a banda de maior sucesso e reconhecimento dos Anos 80. Sempre preocupados em não se repitirem, continuam na ativa, lançando bons álbuns e lotando estádios em suas turnês gigantes.

17 - ROLLING STONES 

Eram a banda que rivalizava com os Beatles nos Anos 60. Mas aqui entre nós, não dá pra comparar. Isso não quer dizer que os Stones não sejam bons, ou que não garantiram seu nome no Rock. Muito pelo contrario, Mick Jagger, Keith Richard escreveram algumas das canções mais importantes do gênero. It's only Rock and roll, but i like it. São também meus favoritos.

18 - IRON MAIDEN 

Lideraram a "Nova onda do Metal" nos anos 80. Aliando som pesado e bem tocado, com visual agressivo das capas de seus discos, sempre contando com a presença do mascote Eddie. Conquistaram o mundo,principalmente com a entrada de Bruce Dickinson nos vocais em 1982, na gravação do álbum "The Number of The Beast".

19 - THE DOORS

Importante banda americana dos Anos 60, que tinha como símbolo máximo o vocalista Jim Morrison, um verdadeiro mito, que morreu precocemente em condições ainda mal explicadas. As letras delirantes de Morrison junto com a sonoridade única da banda tiveram forte influência em várias gerações.

20 - VAN HALEN

Descobertos por Gene Simmons (baixista e vocalista do Kiss) quando tocavam num bar em Los Angeles, a banda dos irmãos Van Halen gravaram seu primeiro disco em 1978. Graças as loucas perfomances do vocalista David Lee Roth, e do revolucionário e criativo guitarrista Eddie Van Halen, ganharam fama e projeção mundial.
Em 1985 trocaram de vocalista, com a entrada de Sammy Hagar, a banda perdeu um pouco do ar de bad boy mais conquistou maior sucesso comercial. Particularmente prefiro Sammy que tem mais potência vocal e timbre mais bonito.



3 comentários:

  1. Legal saber que temos uma rádio assim em Belém. Irei sintonizar na hora do programa e curtir minhas bandas, entretanto, acho que faltou o Nirvana e o Oasis nessa seleção.

    ResponderExcluir
  2. Beatles? Por favor, senhor jornalista. Essa banda já teve seu tempo bem como os Stones. Saudosista essa seleção.

    ResponderExcluir
  3. Amigos, como eu digo no texto: tenho várias seleções de melhores, porque não dá para ficar numa só, com 10 ou 20. Sempre faltará um ou outro. Não considero saudosismo admirar e ouvir sempre Beatles e Stones. Eles plantaram uma raiz que deu bons frutos às décadas de 70, 80 e 90. Aliás, os Stones ainda estão na estrada. Conheço jovens de 17 anos, 15 anos, que amam essas bandas, assim como gente que já passou dos 80. Convido os amigos a mandarem suas listas de 20 melhores. Serão benvindas. Um abraço.

    ResponderExcluir