sábado, 9 de janeiro de 2016

EDER MAURO NÃO É SANTO, MAS "O LIBERAL" ESCONDE A VERDADEIRA MANCHETE

O deputado bate-boca com uma manifestante, nos corredores da Câmara Federal

O motivo dessa manchete você fica sabendo aqui no Ver-o-Fato

A matéria é nacional, assinada pelo repórter Gustavo Aguiar, foi publicada ontem pelo jornal "O Estado de São Paulo" e reproduzida em Belém na edição de hoje do jornal "O Liberal". É claro que um fato jornalístico dessa natureza, que envolve um deputado federal paraense, o controvertido delegado Eder Mauro, merece ser divulgado. O que move "O Liberal" e os interesses de seu dono, no entanto, não é a boa informação, o "furo", nem compromisso com os leitores, mas apenas e tão somente  o que se esconde por detrás de sua veiculação, mais precisamente o animus político-financeiro. 

Eder Mauro, como se sabe, não é nenhum santo, nunca foi. Ocorre que o fato de ele despontar em manchete negativa de "O Liberal" - mostra apenas a ponta do iceberg. O deputado é candidato a prefeito de Belém e deve enfrentar nas urnas o opaco prefeito Zenaldo Coutinho, cujo desempenho administrativo é um dos piores, se não o pior, entre todos os gestores que já passaram pela cidade em seus 400 anos de existência. Só que Zenaldo não é um qualquer.

Por ser prefeito e ter nas mãos a chave dos cofres municipais, além de pagar em dia suas faturas publicitárias, ele é apoiado pelas Organizações Rômulo Maiorana (ORM), como também é apoiado pelo mesmo grupo o governador Simão Jatene - este que já foi aliado de Jader Barbalho e ganhava elogios fartos do grupo Diário do Pará, mas que hoje o detona todos os dias e todas as horas, porque bandeou-se para o lado do concorrente. Deu para entender?

Se não deu, vamos tornar a informação mais direta. Uma fonte do Ver-o-Fato, enraizada nos  bastidores da mídia papa-açaí, revela que Eder Mauro, que é do PSD, caiu em desgraça junto às ORM porque não aceitou sair da disputa à prefeitura, na eleição deste ano, para apoiar Zenaldo. E ao bater chapa contra o prefeito nas urnas, o deputado quebra a possibilidade de Zenaldo conseguir a reeleição, mesmo com o apoio da máquina a seu favor, carregado pelas manchetes das ORM e ungido pelo padrinho Simão Jatene.

O PSD de Eder Mauro, como até as mangueiras de Belém sabem, sempre foi aliado do PSDB de Jatene e Zenaldo. Só que agora decidiu seguir carreira solo e testar o deputado nas urnas. E, pasme quem quiser, com chances de vitória. O problema é que o presidente do PSD no Estado é o ex-vice-governador de Jatene, o economista Helenilson Pontes, hoje tratado pelas ORM como um fraco e incapaz de comandar o partido, trazendo-o de volta à aliança com os tucanos. 

Helenilson, que até hoje não engoliu sua acachapante derrota nas urnas, na eleição passada, para o Senado, estaria fazendo "corpo mole", deixando o PSD à deriva, do que Eder Mauro teria se aproveitado para ganhar musculatura dentro do partido e conquistar o apoio para tentar se eleger prefeito de Belém, derrotando Zenaldo. "Essa reportagem de hoje é a primeira de outras que virão contra o Eder Mauro, que todos sabemos tem telhado de vidro e não vai aguentar o bombardeio do jornal do Rominho", afirmou a fonte ao blog.

Bom jornalismo, por essas bandas, como se vê, é artigo raro nos últimos tempos em plagas paraenses, por razões que os donos dos grupos ORM e Diário do Pará não ousam revelar publicamente, embora até os mosquitos da dengue, zika e chikungunya já saibam.  Leia acima a matéria de "O Liberal" de hoje, reproduzida da Agência Estado e do grupo Estadão, sobre o processo aberto pelo STF contra o deputado Eder Mauro.  

9 comentários:

  1. O Diário do Pará também publicou matéria sobre o assunto. Também não merecia análise semelhante já que o fim dos dois jornais é o mesmo??

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dedé Mesquita. Seja benvinda ao blog. De fato, sua observação é pertinente, mas se você verifcar outras postagens feitas pelo blog sobre as motivações que levam o grupo do Diário do Pará a só publicar o que lhe é conveniente, seja do ponto de vista político ou financeiro, você dará razão ao blog. A postagem específica sobre a matéria de "O Liberal", reproduzida do "Estadão" é porque há um fato escondido que não era de conhecimento dos paraenses. É lógico que o Diário está batendo, mesmo que de leve, também no Eder Mauro, que já foi o queridinho da casa e que agora não está mais com essa coca-cola toda. Aos poucos, você e os leitores saberão mais detalhes. Volte sempre, querida. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já estava na hora de mostrar a população, quem é Eder Mauro.

    ResponderExcluir
  4. Quem não conhece é que compra esse Eder mauro.

    ResponderExcluir
  5. Bom jornalismo nunca existiu por estas plagas...

    ResponderExcluir
  6. Mexeu no vespeiro; "quem for mole que se quebre...", dizem as línguas felinas.

    ResponderExcluir
  7. Olha não sei muito... mas o que sei que estou num grande prejuízo adquirido através do Facebook em nome do deputado Eder Mauro... agora vou pra cima re haver meu dinheiro....

    ResponderExcluir
  8. como vocês bem disseram; e lastimável nossos formadores de opiniões destes dois grupos. é sabido que Helder é fraco para disputar belém Priante nem se fala, não conseguiu ganhar de Duciomar. Já a liberal, seu candidato mais forte não é politico é MESSIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de fraco é do grupo lularápio... isso o povo não esquece, nem quer mais lularápios no poder.

      Excluir