VER-O-FATO: "A CENSURA NO PARÁ A PARTIR DE 1964": VALE A PENA COMPRAR E LER

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

"A CENSURA NO PARÁ A PARTIR DE 1964": VALE A PENA COMPRAR E LER

Uma longa fila, num ambiente acolhedor, onde se respira cultura. O reencontro de velhos amigos, apertos de mãos e abraços fraternos. Lembranças de casos e causos. Tudo e todos convergiam em uma única direção: autografar o livro  "A Censura no Pará, a mordaça a partir de 1964", do jornalista Paulo Roberto Ferreira, lançado ontem, na Livraria Fox.

A obra, que o redator do blog começou a devorar - não pela via oral - com avidez, resgata os anos de chumbo de um período em que o simples ato de divergir do regime implantado no país pelos militares já era motivo de sobra para perseguições, tortura e até morte. Dá para imaginar o que era escrever e publicar o que se pensava.

Paulo Roberto viveu isso como jornalista e sabe o preço que muitos pagaram por pensar diferente dos poderosos de plantão. No livro, um documento importante para conhecimento das novas gerações, há relatos contundentes da ação da censura militar e, pior, até da autocensura praticada pelos donos da mídia. 

Vale a pena ler o livro, que está à venda na livraria Fox e nas bancas de revistas e jornais da cidade.  Na foto, abaixo, o flagrante do encontro entre o redator do Ver-o-Fato ( de camisa mais escura) e o amigo jornalista Paulo Roberto Ferreira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário